Dentre os animais mais resgatados pelos bombeiros, destacam-se serpentes, felinos, cassacos, iguanas e cães. Somente em maio, 792 serpentes do tipo jiboia foram resgatadas, sendo o animal com maior número de ocorrências. Além disso, 111 gatos, 80 cassacos, 78 iguanas e 57 cães também foram resgatados no mesmo período.
De acordo com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), todo animal resgatado está sendo trazido para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Capital.
A águia bicada, em prata, com as asas abertas como símbolo de conquista, domínio, glória e expansão; O archote anteposto à águia, encimando o conjunto, com flama de goles e ouro, simbolizando o ardor patriótico e fulgor das chamas.
Pode chamar bombeiro para resgatar gato? Sim, o tutor pode chamar um bombeiro para fazer o resgate de gatos. O Corpo de Bombeiros está preparado para atuar nesse tipo de serviço de maneira segura (principalmente se houver fios elétricos perto de onde o gatinho está preso).
O resgate de um animal, não se restringe apenas em “salvar” o animal e retirá-lo de um lugar onde era maltratado, ou onde foi abandonado, por exemplo, mas também envolve um processo de tratamento, acomodação, alimentação e todos os cuidados que um animal precisa.
CORPO DE BOMBEIROS: CRESCE NÚMERO DE RESGATE DE ANIMAIS
Quem chamar para resgatar um animal?
A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação.
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
É pessoa física, que resgata cães e/ou gatos abandonados ou em situação de risco, dando assistência necessária e encaminhando para adoção responsável ou devolvendo-os à comunidade em que vivem, no caso de animais comunitários.
A Catland é uma ONG que resgata gatos em situação de risco, maus tratos e abandono nas ruas desde 2012 e hoje mantém cerca de 300 animais, divididos entre sede e lares temporários.
CONHEÇA O PRIMEIRO CÃO-BOMBEIRO DO MARANHÃO: FLECHA
Esse é o trabalho de Flecha, uma cadela da raça border collie que, desde 2020, integra o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e já participou de missões de resgate nas cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Pernambuco, em Recife.
A fêmea da raça Pastor Belga Malinois se chama Sky e será treinada pelo seu condutor soldado Rodrigues. O Macho também da raça Pastor Belga Malinois será treinado pelo seu condutor cabo Benevides e ele precisa da ajuda de todos vocês para escolher o nome desse novo guerreiro da CBRESC.
Um cavalo ilhado por quatro dias em meio às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul foi resgatado nesta quinta-feira (9) por homens do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. O animal foi sedado pelos militares e, em seguida, colocado em um bote.
Qualquer pessoa pode solicitar o resgate. Por telefone: Por meio do número (61) 3910-1965, ou por meio do telefone 190. Pessoalmente: Na sede do Batalhão Ambiental, demais batalhões da PM, viaturas ou equipe policial militar mais próxima.
Animais sem proprietário ou encontrados mortos em áreas públicas: O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.
Com relação aos felinos, é ter o cuidado de não se aproximar e, suspeitando de um comportamento de muita salivação ou de agressividade, ligar para o 193, para que os bombeiros atuem no resgate e na recuperação do animal”, detalhou.
O serviço de Disque Denúncia Animal, 0800-600-6428 funciona nos 39 municípios da Grande São Paulo. São Paulo conta ainda com os trabalhos da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais para atendimento às denúncias.
A Associação Paulista de Auxílio aos Animais é uma rede de voluntários que resgata cães e gatos abandonados, encaminhando-os à adoção. Também cuida de animais de bois, cavalos e burros resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.
A partir desta triagem é que o animal será resgatado. Não posso ligar para a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros ou IAT? Pode sim, mas o Instituto Água e Terra, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam ser chamados em situações emergenciais, de risco ou de crítico atendimento.
O propósito da SALVAGATO é resgatar gatos em situação de abandono, maus tratos, em situação de rua e prepará-los para adoção responsável. A sede está localizada no bairro Morumbi, Zona Oeste de São Paulo, onde ficam a maioria dos gatos protegidos.
SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.