Com certeza, somente sabemos que um dos 12 apóstolos (ou 13, se contarmos tanto Judas Iscariotes, quanto quem ocupou seu lugar, Matias) era casado: São Pedro.
Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença. Mais nada.
O Apóstolo Paulo era solteiro quando o Senhor Ressuscitado o chamou no caminho para Damasco. Ele viu sua responsabilidade apostólica de pregar a Cristo (kerygma) e transmitir Seu ensino fielmente (didache). Como Jesus, Paulo tem relativamente pouco a dizer sobre o casamento.
Consequentemente, detalhes pessoais sobre os apóstolos, como se eles tiveram filhos, muitas vezes não são mencionados explicitamente. Um dos poucos apóstolos cuja vida familiar é mencionada no Novo Testamento é o Apóstolo Pedro.
No passado, Rosa fugiu com um homem turco e nunca mais deu notícias para a família. A atitude da moça partiu para sempre o coração de Tomé (Eriberto Leão), que sofre por ela, o que deixa Tina, apaixonada pelo peão, arrasada.
OS APÓSTOLOS ERAM CASADOS? DESCUBRA SE OS APÓSTOLOS DE JESUS SE CASARAM
Porque Tomé era chamado de gêmeo?
Tomé, em aramaico, significa "gêmeo" e o apelido, com o qual era conhecido - Dídimo - tinha o mesmo significado em grego. No entanto, não sabemos se Tomé, talvez um pescador e um dos primeiros discípulos a deixar tudo para seguir a Jesus, tivesse um irmão. Este Santo é venerado pelos católicos, ortodoxos e coptas.
Qual o único discípulo de Jesus que a Bíblia relata se casado?
Como já foi dito, com toda certeza podemos dizer apenas que o apóstolo Pedro era casado. Isso quer dizer que, nominalmente, ele é o único dos apóstolos que aparece casado.
Desde o momento em que se encarregaram de organizar um casamento em Caná — onde tiveram um encontro transformador com Jesus — até o planejamento de seu próprio casamento.
Como Jesus Cristo passou a ser representado como um europeu branco. Pode ser até que haja discordâncias sobre Maria Madaleta ter sido esposa ou não de Jesus, mas é unânime que ela foi, ao menos, uma grande companheira do profeta.
Ora, os irmãos do Senhor, Tiago, José, Simão e Judas, eram filhos de Maria, irmã da Mãe do Senhor, isto é, de Maria esposa de Cléofas (cf. Mt 27, 56; Mc 15, 40.47; 16, 1; Jo 19, 25).
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
O casamento é uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher. O relacionamento sexual fora do casamento é considerado pecado, segundo a visão cristã.
Entende-se primo em primeiro grau quando o pai de um dos cônjuges é tio do outro cônjuge. Graus de parentescos maiores que primos é necessária a avaliação com médico geneticista para o casamento civil ter validade. Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.
Com certeza, somente sabemos que um dos 12 apóstolos (ou 13, se contarmos tanto Judas Iscariotes, quanto quem ocupou seu lugar, Matias) era casado: São Pedro. Tanto o Evangelho de São Mateus (8,14), quanto o de São Lucas (4,38) narram que Jesus curou a febre por que passava a sogra de Pedro.
Possivelmente Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. As passagens de Mateus 8:14–15, Marcos 1:29–31 e Lucas 4:38–41 relatam sua sogra sendo curada de febre por Cristo.
Quem foi a única mulher que Jesus chamou de filha?
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
Para Medeiros, "diante dos documentos que temos acesso" não é possível acreditar cientificamente que Jesus e Maria Madalena tenham sido um casal. "A maioria dos historiadores do cristianismo, pelo menos, ainda descartam essa hipótese", ressalta ela.
Segundo o professor André Chevitarese - do Instituto de História da UFRJ e da Unicamp -, não há evidência sobre a vida conjugal de Jesus, nem mesmo a Bíblia faz qualquer menção.
O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”. Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.
De quem era o casamento em que Jesus transformou água em vinho?
A Igreja Ortodoxa Copta mantém a tradição de que Marcos, o evangelista era um dos servos nas Bodas de Caná, o que despejou a água que Jesus transformou em vinho (João 2:1–11).
João 20:24-31 NVI. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ― Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes disse: ― Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o dedo onde estavam os pregos e não puser a mão no seu lado, não crerei.
Alguns dos apóstolos modernos, como o Elder Richard G. Scott, ficaram solteiros muitos anos, pois a esposa faleceu e ele decidiu não casar novamente. Outros apóstolos, após o falecimento da esposa, contrariam novas nupcias.
São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze. Foi a João Evangelista que Jesus, na agonia da Cruz, entregou a sua mãe para que João cuidasse. João e Maria estavam de joelhos aos pés da cruz e Jesus ao entregar sua Mãe a João, entrega a todos nós.