Borduna ou tacape Do tupi taka'pe, é uma arma indígena utilizada para ataque, defesa ou caça. Geralmente é uma espécie de clava cilíndrica e alongada. Acaba sendo também utilizada pelos indígenas como bengala, remo e objeto perfurante, quando do tipo de ponta.
Os tupis não usavam roupas. Limitavam-se a pintar o corpo com tinta vermelha de urucum e preta de jenipapo, tanto para adorno quanto para proteção contra o sol e os insetos.
Os indígenas são verdadeiros artesãos na confecção de suas armas, como: flecha, arco, tacape e lança, e de seus instrumentos musicais, como: chocalhos, maracás, flautas e tambores.
Os Tupis - As origens e o legado dos primeiros brasileiros
Qual é a arma mais antiga do mundo?
A arma mais antiga, feita de bronze, foi datada de 1288, foi descoberta em um sítio do atual distrito de Acheng, Heilongjiang, na China. No século XII, foi encontrada a escultura que representa uma arma de fogo em uma caverna em Sichuan, na China.
A borduna nada mais era do que uma clava – um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto. As formas dessa arma (comprimento, peso, forma, decoração, etc) – e até os nomes (borduna, manacã, tangapema, ivirapema, tacape, etc), variam de grupo indígena para grupo indígena.
História. O arco feito de madeira vem sendo usado por milhares de anos para a caça e para a guerra, seja pelos núbios (tribos nativas africanas), tribos nativo-americanas, como os cherokees, os Bari, (tribos africanas, como os Bassa), os europeus, entre outros, desde o período mesolítico.
Quais as armas usadas pelos europeus para conquistar os indígenas?
Os espanhóis possuíam armas de fogo, lanças, espadas de metal e, principalmente, a besta, que davam vantagem para superar os grandes números de nativos em combates.
Quais armas os indígenas utilizavam nos confrontos com os portugueses?
Arco e Flecha. Os povos indígenas usavam muito esse instrumento como arma de guerra. Atualmente, é usado para a caça, pesca e rituais, e tornou-se também uma prática esportiva, sendo disputada entre aldeias e até com não indígenas.
O tomahawk (literalmente "machadinha") é um tipo de machado de pequena dimensão, para uso com apenas uma das mãos, usado sobretudo pelos ameríndios algonquinos da América do Norte, tanto como ferramenta, quanto como arma.
O objetivo de Pombal era enfraquecer a Igreja Católica e os jesuítas, que utilizavam a língua indígena para se aproximar e catequizar os nativos brasileiros. Com a proibição, o tupi desapareceu como idioma funcional (sobrevivendo apenas como a variação nheengatu na Amazônia).
As guerras, dessa forma, forneciam sentido e coesão social aos grupos tupis, fortalecendo os laços dos grupos aliados. Logo, fazer prisioneiros e executá-los segundo o ritual estabelecido, confirmava relações de ódios e alianças.
Que tipo de armas de fogo foram usadas pelos conquistadores espanhóis?
Os espanhóis possuíam armas de fogo (mosquetes, canhões, arcabuzes, bacamartes...), algo de que os astecas não dispunham. Sem dúvida, as armas de fogo usadas pelos espanhóis tinham grande poder destrutivo e de intimidação.
Quais armas foram inventadas no período da guerra?
Tanques, aviões e gases, as inovações da Primeira Guerra Mundial. Aviões de combate, tanques, submarinos e gases tóxicos entraram em cena durante a Primeira Guerra Mundial, em um trágico reflexo da corrida armamentista entre os países beligerantes de 1914 a 1918, na tentativa de dizimar o inimigo.
Os primeiros torneios de que se tem registro eram realizados pela nobreza chinesa, na Dinastia Zhou (1027-256 a.C.). Com a criação das armas de fogo, o arco e flecha perdeu o espaço nas guerras, mas segue forte nas competições esportivas em todo o mundo.
Indígenas da etnia Haliti-Paresi, do estado de Mato Grosso, defendem que a mitologia de origem do arco e da flecha simboliza a busca por objetivos de vida. Além do uso dos instrumentos para guerrear, pescar e caçar, eles afirmam que o arco e a flecha possuem um sentido mais profundo e milenar: o de alcance dos sonhos.
- Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. Na maioria das tribos o arco é feito de caule de Palmeira (tucum), mas existem algumas exceções: podem ser usados o aratazeiro, o pau-ferro, o ipê-amarelo e a aruerinha.
O arco e a flecha são popularmente conhecidos como armas. Quando se fala em confrontos com indígenas, o poder de ferir alguém com o arco e a flecha são mencionados. Realmente, os objetos têm a função de proteger quem os utiliza e machucar inimigos.