Quais as 3 abordagens do processo de aprendizagem?
TRADICIONAL • COMPORTAMENTALISTA • HUMANISTA • COGNITIVISTA • SOCIOCULTURA Page 3 ABORDAGEM TRADICIONAL - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CARACTERÍSTICAS GERAIS: O FOCO DO PROCESSO É O PROFESSOR.
As abordagens educacionais objeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem c ognitivista e abordagem sociocultur al.
Quais são os três principais processos de aprendizagem?
Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.
Resumidamente, uma abordagem de aprendizagem é um conjunto de estratégias, métodos, técnicas e práticas que uma pessoa ou instituição utiliza para adquirir conhecimentos, habilidades ou competências.
Quais as principais abordagens do ensino de acordo com Mizukami?
De acordo com Mizukami (1986), algumas abordagens apresentam claro referencial filosófico e psicológico, ao passo que outras são intuitivas ou fundamentadas na prática, ou na imitação de modelos. A complexidade da realidade educacional deve ser considerado para não ser tratado de forma simplista e reducionista.
Abordagem cognitivista está ligada a construção do conhecimento, do pensamento crítico e reflexivo, visto que a criança desde cedo deve ser colocada diante de situações que possibilitam desenvolvimento de suas funções cognitivistas primárias: Como o desenvolvimento sensorial que estimula a percepção, atenção, memória, ...
Na abordagem Tradicional, a relação entre professor e aluno é bem restrita. Não há em nenhum momento uma relação afetiva entre ambos, cada um possui seu papel, onde o professor sempre será o centro da sala de aula e o aluno receptor das informações transmitidas pelo professor.
Quais são as abordagens apresentadas por Mizukami 1986?
Mizukami (1986) buscou caracterizar o cotidiano didático-pedagógico do professor por meio de cinco abordagens, as quais são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sócio-cultural.
Ainda neste campo, o conceito de abordagem teórica se refere ao conjunto mais amplo de divergências conceituais, de concepção de homem, de ciência, mas cujo valor repousa na capacidade de ser um norteador da prática do psicólogo e lhe subsidiar uma identidade.
Quais são os 3 três processos que segundo Piaget constituem a aprendizagem?
23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia. Serão mais bem explicados nos parágrafos a seguir.
Desenvolvida por Abraham Maslow e Carl Rodgers, a proposta pedagógica Humanística é baseada na Teoria Humanista que centra o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses.
Quais são as técnicas de ensino mais utilizados no processo ensino-aprendizagem?
Durante uma aula, o professor pode utilizar-se de várias técnicas como: aula expositiva, leitura, recuros visuais, aula dialogada, entre outros. Os dados apresentam a porcentagem do que aprendemos quando lemos, ouvimos, vemos , além das diferentes combinações dessas técnicas.
“teorias sobre a natureza da língua e do aprendizado da língua que servem de fonte para as práticas e princípios no ensino de idiomas.” De modo bem simples, esse autor ainda nos diz que “abordagem é o porquê” de ensinarmos o que ensinamos e do modo como ensinamos.
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
O Processo de Aprendizagem, também chamado de Processo de Aprendizado, diz respeito ao método através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.
O processo de aprendizagem está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com ele, é possível aperfeiçoar ou desenvolver valores, conhecimentos, habilidades, comportamentos e competências, por meio do raciocínio, estudo, observação e experiências. Aprender é algo essencial na vida das pessoas.
Então, o método tradicional pode ser definido pela lógica: o professor tem a responsabilidade de dominar uma área do ensino cientifico e transmitir seus conhecimentos para os alunos em uma aula expositiva por meio do uso da oratória.
Segundo MIZUKAMI (1986), esta teoria estuda cientificamente a aprendizagem como sendo um produto do meio ambiente, das pessoas ou de fatores externos ao aluno. Tem uma certa preocupação com as relações sociais, contudo dá maior ênfase à capacidade do aluno absorver as informações e processá-las.
A abordagem tradicional valoriza o controle rígido do processo, com ênfase na documentação detalhada e na garantia de conformidade com os requisitos estabelecidos.
Quais são as 5 abordagens da teoria da aprendizagem?
As abordagens pedagógicas são: Abordagem tradicional, comportamentalista, humanista, cognitiva e sócio cultural. O método tradicional podemos perceber o mais utilizado na alfabetização, pois a escola vem ensinado conteúdos básicos do ensino, e aluno está como receptor.
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem”