Para muitos estudiosos no assunto, são 7. São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”.
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
deve ter percebido, os fonemas vocálicos não se confun- dem com as letras vogais. As cinco vogais (a, e, i, o, u) da língua escrita correspondem a sete fonemas (/i, e, ', a, n, o, u/).
Para muitos estudiosos no assunto, são 7. São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”.
Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U. Também há outras três letras que podem ser consideradas como vogais: L, W e Y.
Talvez, o que você não saiba é que as letras K, W e Y só foram consideradas letras do alfabeto brasileiro recentemente, a partir do Novo Acordo Ortográfico. Antes, elas eram “intrusas”, agora são, oficialmente, parte constituinte de nossa língua.
Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.
São elas: a, e, i, o, u. → Exemplos de palavras com vogais orais: bola, faca, porta, bolacha. Vogais nasais: São chamadas nasais porque, quando são produzidas, o ar passa pelo nariz, resultando um som anasalado.
O sistema de consoantes do português é composto por dezenove fonemas que, de acordo com o modo de articulação, se dividem em plosivas /p, b, t, d, k, g/, fricativas /f, v, s, z, ʃ, ʒ/, nasais /m, n, ɲ/ e líquidas /l, l, r, R/.
Quando o som vocálico é forte e marcado na sílaba, ele é chamado simplesmente de vogal, podendo ser representado pelas letras “A”, “E”, “I”, “O” e “U”. Quando o som vocálico é mais fraco e menos marcado na sílaba, ele é chamado de semivogal. Apenas duas letras podem ser classificadas como semivogal: “I” e “U”.
todas as vogais, às vezes falam que são 6,5 ou até 12 vogais, porém nunca encontro uma lógica para isso. quando me refiro às vogais, me refiro também a suas variações. até onde sei, tem vogal nasal /ã/.
Resposta. Resposta: A letra Y devido ao fonema. Explicação: Quando se trata de fonemas (obviamente que estamos nos referindo a som), o y representa uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como “i”, permanecendo com este mesmo som nas palavras nas quais é utilizado, como é o caso de ioga.
São sete os fonemas vocálicos na língua que, com base no parâmetro da altura, podem ser assim distribuídos: uma vogal baixa, /a/, como em casa; quatro vogais médias, sendo duas média-baixas /ɛ, ɔ/, como em bela e bola, e duas média-altas /e, o/, como em dedo e doce; e duas vogais altas, como em fila e fumo.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).