Quais as complicações na sonda nasoenteral?
As complicações relacionadas à sonda nasoenteral foram clínicas (diarreia e constipação) e mecânicas (tração e obstrução). Os diagnósticos de enfermagem avaliados foram aqueles relacionados à nutrição dos pacientes, identificados pela equipe assistente e coletado em prontuário.Quais os efeitos colaterais da sonda nasoenteral?
A primeira categoria principal, Eventos adversos mecânicos, apresentou as seguintes subcategorias: complicações respiratórias; complicações esofágicas ou faríngeas; obstrução da sonda; perfuração intestinal; perfuração intracraniana; e remoção acidental da sonda.Qual é a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?
A nutrição enteral apresenta como principais complicações diarreia e volume residual gástrico alto. Na nutrição parenteral, a complicação predominante é a hiperglicemia.Quais são os cuidados que devemos ter com a sonda nasoenteral?
Sonda Nasoenteral- Manter a sonda longe das mãos do paciente; - Quando não estiver passando a dieta a sonda deve ficar fechada; - Trocar a fixação da sonda sempre que necessá- rio, pelo menos uma vez por dia. Cuidado para não deixar a sonda se deslocar!
Sondagem nasogástrica: contraindicações e complicações hemorrágicas
O que fazer em caso de problemas com a sonda nasoenteral?
Em caso de resistência da sonda, há necessidade de lavagem com água morna e utilização de guia com escova, para retirada de eventuais resíduos no tubo. A falta de esclarecimento dos profissionais lidando com pacientes em nutrição nasoenteral é um grande fator de risco para obstrução da sonda.Quanto tempo um paciente pode ficar com uma sonda nasoenteral?
As sondas devem ser trocadas sempre que houver algum problema, como rachadura, obstrução ou maus posicionamento e funcionamento. Caso contrário, um paciente pode permanecer com a mesma sonda por até 5 meses, ou mais.Quais são os tipos de complicações da dieta por via enteral?
Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da terapia nutricional enteral, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.Qual o risco da sonda nasoenteral?
Entre as mais temidas estão as complicações mecânicas: posicionamento inadequado da ponta distal da sonda, aspiração da dieta, lesões de mucosa nasal, tração e a obstrução da sonda, estes dois últimos mais recorrentes. Complicações mecânicas podem produzir eventos adversos graves, incluindo o óbito.Quais as contraindicações da sonda nasoenteral?
Contraindicações à inserção de sonda nasogástrica
- Trauma maxilofacial grave.
- Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
- Anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica.
Quem se alimenta por sonda ganha peso?
A jejunostomia e a alimentação enteral estão relacionadas e é plenamente possível o ganho de peso através de dieta adequada.O que constitui uma complicação da alimentação por sonda?
Por uma rápida alteração nos eletrólitos (sódio, potássio e magnésio são os principais deles) pode haver arritmia cardíaca e alterações no sistema renal, hepático e gastrointestinal. É a complicação mais comum. Ela pode ser causada por contaminação de bactérias na hora do preparo ou na administração da dieta.O que acontece se entrar ar na sonda nasoenteral?
A presença de ar na sonda não prejudica a infusão. Isto mostra que a coluna não está descendo seja líquido ou gasosa. Talvez há obstrução e necessidade de lavagem da sonda. O ideal é procurar atendimento especializado, podendo mesmo ser via homecare ou enfermeira capacitada.É possível Broncoaspirar com sonda nasoenteral?
Broncopneumonias aspirativas (BCP) são comuns em uso de sondas de alimentação (SA): sondas nasogástricas (SNG), enterais (SNE) ou gastrostomia (GST). Técnicas adequadas na administração de dietas reduzem essa associação.O que o uso da sonda pode causar?
Possíveis riscos do uso da sondaAlém disso, outros riscos incluem hemorragia, formação de cálculos na bexiga e vários tipos de lesões no aparelho urinário, principalmente devido a aplicação de força excessiva na utilização da sonda.
O que acontece se a sonda estiver no lugar errado?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.Quais os cuidados que devemos ter com a sonda nasoenteral?
Devido à condição clínica fragilizada, pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral necessitam de uma alimentação e cuidados específicos. O que inclui, principalmente, atenção diária na manipulação e administração da dieta, higienização das mãos, do local do preparo e de utensílios que serão utilizados.Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.Qual é a complicação mais frequente da terapia nutricional enteral?
Verificou-se a ocorrência de complicações: gastrointestinal (90,5%), metabólica (55,0%), mecânica (41,5%) e pulmonar (13,0%). Os eventos observados mais frequentes da complicação gastrointestinal foram: distensão abdominal (33,4%), constipação (17,5%) e alto volume residual gástrico (14,6%).Quais os sintomas de sonda nasogástrica mal colocada?
São sinais de que esse problema pode estar ocorrendo:
- Agitação;
- Tosse;
- Dispneia (dificuldade em respirar);
- Cianose de face (face arroxeada).