Caso você não compareça à prova, será considerado ausente e não poderá utilizar a nota do ENEM para ingressar em universidades ou institutos federais. Além disso, você não poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição no ano seguinte.
O que acontece com quem faltar um dia de provas e não tiver justificativa? O candidato será considerado ausente. Ainda assim, terá o boletim com as notas das provas que fez divulgadas. Mas elas servirão apenas para autoavaliação.
Estudantes que conseguirem isenção na taxa de inscrição do Enem e faltarem à prova podem ser punidos. Caso não apresentem alguma justificativa para sua ausência, não conseguirão o mesmo benefício no ano seguinte. Essa justificativa deve ser feita no ato da nova inscrição para o exame, no ano seguinte.
Haverá apenas uma reaplicação da prova e, o não comparecimento no dia, horário e local definido pelo Inep também caracteriza ausência do participante. Dessa forma, o candidato não terá uma segundo oportunidade para realização das provas.
O que acontece se a pessoa não comparecer no Enem?
Os candidatos que faltaram nos dois dias consecutivos do Enem, não podem participar dos processos seletivos. Já aqueles que faltaram em apenas um dos dias de prova, podem participar, desde que não tenham zerado a redação. Ou seja, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.
Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
O que acontece com quem não justifica a falta na prova do Enem? Os participantes que não comparecerem por motivos não especificados no edital ou que não apresentem justificativa para a ausência em qualquer um dos dias do exame não terão o direito à reaplicação.
Quem está no último ano do ensino médio precisa fazer o exame? Não. O Enem não é uma prova obrigatória. Mas, quem deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem realizar o Enem.
Posso cancelar a inscrição depois de realizar o pagamento da taxa? Mesmo tendo pago a taxa, o estudante pode depois, mais para frente, desistir de fazer a prova. Entretanto, não existe a possibilidade de receber reembolso do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$85,00.
Se você está se esforçando nos estudos e quer fazer bonito no Exame Nacional do Ensino Médio, mas tem recursos limitados, não tem problema. É possível fazer o Enem de graça e, a seguir, te contamos como! Os perfis de alunos que podem realizar o Enem de graça são três.
O que acontece se eu não ir fazer a prova do Enem?
Para ficar mais claro: se você foi isento e faltou no Enem 2022, deve fazer a justificativa no ato de inscrição do Enem 2023. O Inep avaliará cada caso e pode ou não beneficiar o candidato novamente.
Para a maioria dos casos a resposta é sim – especialmente para os candidatos contemplados com a isenção da taxa. O primeiro dia do Enem 2023 aconteceu no último domingo (5) e cerca de 28% dos candidatos não compareceram no exame.
Quem não vai no primeiro dia do Enem pode ir no segundo?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou no último domingo, 5 de novembro, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Quem não foi por algum motivo no primeiro dia do exame, ainda pode ir ao segundo, que acontece neste domingo, 12 de novembro.
O que acontece se não justificar ausência no Enem? Sem a justificativa no Enem 2022 não foi possível solicitar a isenção da inscrição do Enem 2023. Com isso, o estudante interessado em fazer a prova tem que pagar a taxa no período estipulado no edital.
No entanto, é importante destacar que a nota obtida servirá apenas como uma autoavaliação, não podendo ser utilizada em processos seletivos para acesso ao ensino superior. Por outro lado, se o candidato faltar no segundo dia de provas, ele ainda poderá se inscrever nos programas do Sisu, ProUni e Fies.
Sim. O edital do Enem 2023 prevê a reaplicação da prova em algumas situações. A nova aplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.
Como justificar a ausência no Enem? Os estudantes que necessitam efetuar a justificativa devem, dentro do prazo estabelecido, acessar a Página do Participante, clicando no item “Isenção Enem 2023”. O trâmite seguirá normalmente como uma nova solicitação de isenção, com a inserção dos dados pessoais, entre outros.
O valor de R$ 85 deve ser pago por boleto do Banco do Brasil, que é disponibilizado na Página do Participante após acesso com o login único do Gov.br. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Isenção Enem: como pedir? No período definido pelo MEC, para solicitar a isenção do Enem, é preciso acessar o site do Participante Enem (www.enem.inep.gov.br/participante/), com CPF, Data de nascimento, e-mail e telefone.
Para verificar se foram ou não aprovadas a solicitação de isenção e da justificativa de ausência, os alunos devem inserir CPF e senha cadastrados para fazer o login na Página do Participante. O procedimento para recurso requer o envio de documentação comprobatória no site.
O que acontece se eu não comparecer no dia da prova do Enem?
Segundo o edital, o não comparecimento nos locais de provas nas datas e nos horários informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) caracteriza ausência do participante. Em algumas situações, o candidato pode solicitar a reaplicação do exame.
De acordo com o edital, o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir o exame ou precisar sair do local de provas não poderá retornar à sala para as questões do Enem. Além disso, para esses casos não poderá ser feita a solicitação de reaplicação.