As cores da saúde no mês de março são variadas: azul, lilás, amarelo e roxo simbolizam a luta pela conscientização sobre câncer do intestino (março azul), câncer do colo do útero (março lilás), endometriose (março amarelo) e obesidade (março roxo).
Março Azul-Marinho - Câncer de intestino ou colorretal
O Mês de Março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA.
O laço branco foi instituído para alertar sobre o câncer de pulmão, o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.
Março Lilás e Azul-Marinho: campanhas alertam para os cânceres de colo do útero e do colorretal. O Lilás e o Azul-Marinho são as cores da campanha do mês de março que alertam para a atenção aos cuidados e prevenção do câncer do colo do útero e do colorretal.
Presença de lesões esbranquiçadas ou avermelhadas persistentes nessa região (no interior da boca e nas amígdalas) por mais de três semanas; Ínguas no pescoço igualmente persistentes (por período superior a três semanas);
Ossos e outras partes densas aparecem em branco, pois captam a maior parte dos raios X. Já tecidos menos densos são retratados em tons de cinza, e o ar, em preto. O padrão muda com a utilização do contraste, já que alguns tecidos ganham destaque.
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
A campanha Fevereiro Roxo foi criada para alertar e conscientizar a população sobre três doenças que não tem cura: Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Ao serem identificadas e tratadas no início, a progressão dos sintomas pode ser retardada.
Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde. Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade.
QUAL É A COR DO ANEL DE FORMATURA MEDICINA? O anel de formatura medicina é representado pela ” esmeralda (verde)”. Ela pode variar um pouco sua tonalidade (clara ou escura).
Amarelos e Laranjas: possuem estas cores devido à grande quantidade de betacaroteno, também conhecido como pró vitamina A, também são ricos em vitamina C e possuem compostos antioxidantes importantíssimos para proteção de doenças, controle do estresse, imunidade, saúde da pele, cabelos, olhos e envelhecimento precoce.
Verde: Cor da cura e do equilíbrio, o verde é empregado para promover a saúde e a harmonia. Azul: Tranquilidade e paz são atributos do azul, sendo utilizado para reduzir o estresse e induzir o relaxamento. Anil ou Índigo: Relacionado à intuição e espiritualidade, o anil é aplicado para estimular a percepção interior.
Verde. O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde.
Ossos (que têm cálcio) são registrados em tons de branco. Partes moles como gordura, líquidos e órgãos são mostrados em tons de cinza claro. Delimitações dessas partes ou planos de gordura aparecem ligeiramente mais escuros. Gases aparecem em preto.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
O que significa a cor branca na ressonância magnética?
Os sinais da substância branca são descartados dos exames de ressonância magnética por serem fracos e mais difíceis de detectar, mas um estudo traz descobertas.
Maio Vermelho: mês de conscientização sobre o câncer de boca. Nos últimos anos, os meses de maio vêm ganhando a cor vermelha para conscientizar sobre o câncer de boca (ou cavidade oral), que faz parte do conjunto dos tumores e cabeça e pescoço.
Pode haver inchaço. Às vezes, o câncer cresce profundamente para os tecidos moles e invade o osso. Câncer de superfícies mucosas, como na boca, tem cor azul a violeta. No trato digestivo, o câncer pode às vezes sangrar excessivamente, mas geralmente não causa sintomas.
As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Ocorre quebra da integridade do tegumento, levando à formação de uma ferida evolutivamente exofítica. Isso se dá em decorrência da proliferação celular descontrolada, que é provocada pelo processo de oncogênese.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer pediátrico representa aproximadamente 3% em relação ao câncer de adultos, porém é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. A cor dourada representa a força e a resiliência das crianças em sua batalha contra o câncer.
É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.
O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.