Sensibilidade, pois embora seja muito durável, é fraco contra produtos abrasivos, como substâncias ácidas, esponjas e cloro, que podem comprometer e correr sua superfície;
Não possui variedade de cores, tendo um visual mais padrão e “opaco” do que outros metais;
Falta de resistência a variações bruscas de temperatura
O aço inox é capaz de suportar variações de temperatura sem perder a durabilidade, sejam elas altas ou baixas, oferecendo maior segurança para as pessoas que as utilizam.
Custo geral. O aço consome muita energia e é naturalmente mais caro de produzir. Estruturas de aço podem ser mais caras de construir do que outros tipos de estruturas. À prova de fogo.
Esfregando-se contra o escovado vai estragar o acabamento e aço inoxidável irá perder o seu brilho. Pior, esfregando contra o escovado pode danificar a superfície criando fendas microscópicas onde a sujeira pode acumular.
Quando produzido com aço inoxidável de aço de boa qualidade, o equipamento pode ter durabilidade de até 30 anos, às vezes mais, desde que tenha os cuidados necessários de higienização, limpeza e transporte. Para garantir que um equipamento produzido com aço inox, os cuidados devem ser feitos desde seu transporte.
Embora o aço inoxidável seja conhecido por sua resistência à corrosão, é possível que ele apresente sinais de ferrugem em certas condições. No entanto, esses casos são geralmente isolados e decorrem de fatores como exposição a ambientes agressivos, danos mecânicos ou contaminação por outros metais.
Tenha em mente que você jamais pode usar produtos de limpeza contendo cloretos, em especial, ácido clorídrico. Além disso, não deve aplicar na superfície do inox alvejante de hipoclorito ou polidores de prataria, pois esse produtos comprometem a aparência do inox. Saiba ainda que você jamais deve polir ou arear o inox.
Agentes mais agressivos ao inox, como o cloro, devem ser rapidamente removidos do produto. Geralmente, em artefatos voltados para a indústria de alimentos, como em cozinhas, o cloro é frequentemente utilizado. Por isso, é necessário enxaguar os itens e não deixa-los de molho nesses tipos de produtos químicos.
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Possui manutenção simples: basta lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.
Contém menos de 0.25% de teor de carbono. O aço de baixo carbono é geralmente mais fraco e macio e também facilmente soldado e dúctil, o que os torna úteis na usinagem e soldagem por um baixo custo.
As principais diferenças entre o aço carbono e inox estão em suas respectivas composições. Enquanto o aço inox é composto por uma série de elementos, o aço carbono contém apenas ferro e carbono. Desse modo, é possível afirmar que o aço inox é muito mais resistente à corrosão e à ferrugem.
A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
Onde o aço inox não deve ser utilizado? Não deve ser utilizada em ambientes de altas temperaturas. O revestimento de aço inoxidável não resiste à impactos.
Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.
O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.
Produtos ácidos é claro que irão afetar a película do aço inox e acabar com o brilho da peça; Evite usar água muito quente ao limpar a peça de aço inox; Cuidado com esfregões e escovas muito abrasivas, pois elas podem danificar a película de cromo e gerar riscos.
Isso ocorre devido à presença de cromo em sua composição química. O cromo é um elemento fundamental na composição do inox, pois forma uma fina camada de óxido de cromo na superfície do metal quando exposto ao oxigênio do ar.
Quanto tempo dura o aço inoxidável? O aço inoxidável é forte e pode durar sem enferrujar facilmente cerca de 30 anos, quando fabricado em boa qualidade. Mas, como tudo na vida, precisa de cuidados para prolongar o tempo, principalmente relacionados à limpeza.
E na limpeza de inox não é exceção, o vinagre é eficaz na remoção de manchas em inox. Aplica um pouco de vinagre num pano macio ou diretamente na área manchada. Esfrega suavemente o inox e passa bem por água. Seca completamente com um pano limpo e seco.
Como você deve saber, o álcool 70% líquido é o produto mais recomendado para limpar o corrimão de aço inox. Para isso, basta aplicá-lo em um pano ou algodão (dê preferência aos materiais descartáveis) e passar em todas as partes do acessório.
Após a lavagem guarde os utensílios de inox sempre secos, em local abrigado da poeira; Não guarde os utensílios de inox em contato direto com outros tipos de metal; Evite o contato do inox com sal e não deixe comidas salgadas por longo tempo dentro de utensílios de inox, para evitar danos à camada protetora.
Para tirar a ferrugem de aço inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio e água. Após esfregar bem a superfície, retire o produto com um pano levemente umedecido e seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.
É possível identificar se o inox é de boa qualidade através do seu visual ou aparência. Isso porque, via de regra, o aço inoxidável conta com boa coloração, bem como não deve ter nenhuma diferença de cor sob a luz solar direta.