Os efeitos colaterais na sedação com óxido nitroso são raríssimos. Contudo, alguns pacientes podem apresentar sudorese excessiva, uma leve tosse e formação de secreções nas vias áreas, assim como náusea, sendo estes inconvenientes mais relacionados à sensibilidade do próprio indivíduo, que ao gás em si.
Um consumo mais frequente e mais intensivo de óxido nitroso aumenta o risco de danos graves, como a neurotoxicidade. As garrafas de maiores dimensões também apresentam um maior risco de lesões graves causadas pelo frio, geralmente devido ao aperto da garrafa entre as coxas durante o enchimento dos balões.
Embora os efeitos colaterais do óxido nitroso sejam geralmente leves e temporários, algumas pessoas podem experimentar sintomas como tontura, fadiga, dores de cabeça ou confusão temporária após a sedação. No entanto esses efeitos geralmente desaparecem rapidamente após o término da administração do gás.
Quais são as principais desvantagens associadas à utilização do óxido nitroso como método de sedação consciente na prática odontológica?
Desvantagem técnica é a necessidade de coope- ração e aceitação por parte do paciente. Variabilidade da dosagem da droga, pois irá de- pender de paciente para paciente. Efeitos colaterais mais comuns são a náusea ou o vômito, que podem ocorrer caso a concentração do óxido nitroso esteja acima do ideal.
Três Vantagens da Sedação Consciente com Óxido Nitroso!!
Quais as desvantagens da anestesia inalatória?
Dessa maneira, sem um controle adequado por parte do profissional, a anestesia inalatória pode apresentar riscos aumentados para o paciente, incluindo uma profundidade anestésica inadequada, complicações respiratórias e cardiovasculares e uma recuperação menos suave.
Quais são as desvantagens dos benzodiazepínicos em relação ao óxido nitroso?
O óxido nitroso atua no sistema nervoso, com mecanismo de ação ainda não elucidado, promovendo uma leve depressão da córtex cerebral, e de forma diferente dos benzodiazepínicos que atuam a nível de bulbo, não deprime o centro respiratório, mantendo o reflexo laríngeo.
De modo geral, existem poucos casos de contraindicação para a sedação com óxido nitroso. É apenas indicado reforçar que pacientes com problemas respiratórios, como rinite ou sinusite, podem ter maior dificuldade de inalar, já que as vias nasais precisam estar abertas para tanto.
Quais as vantagens e desvantagens da sedação consciente?
A sedação consciente é uma prática que facilita tanto a situação do paciente quanto do profissional de odontologia. Isso porque o excesso de nervosismo, tensão e ansiedade do paciente pode atrapalhar o trabalho do cirurgião dentista e tornar o momento estressante para ambos.
Tempo médio para que o gás atinja seu efeito no organismo: após 3 minutos de inalação; Tempo aproximado para o fim dos efeitos: cerca de 5 minutos após o fim da inalação; Meio de eliminação do gás: naturalmente, através da respiração.
Ao contrário do que o nome sugere, o gás hilariante não faz, necessariamente, sorrir. Na verdade, o óxido nitroso acaba por ralentir o sistema nervoso, fazendo com que você se sinta menos inibido.
Qual a Sedação mais segura? A sedação venosa é a mais segura. A sedação inalatória (uso de gás), assim como a sedação oral (tomar um comprimido) não apresenta segurança por dependerem do grau de absorção respiratória e gástrica respectivamente.
Existem alguns efeitos adversos relacionados à toxicidade do NO, como a formação de metemoglobina,(26) efeitos citotóxicos pulmonares devido à formação de radicais livres pelo excesso de dióxido de nitrogênio (NO2), produção de peroxinitrito, ou alteração do sistema de surfactante pulmonar.
Qual profissional pode fazer sedação com óxido nitroso?
Deverá ser explícito que o outro profissional, além do dentista operador, será dentista ou médico habilitado para a realização da sedação consciente com óxido nitroso.
O óxido nitroso é um anestésico inalatório fraco, um dos usos mais comuns do óxido nitroso é na anestesia geral, onde ele é combinado com outros anestésicos inalatórios ou intravenosos. Na odontologia, o óxido nitroso é utilizado para diminuir a dor e a ansiedade associadas aos procedimentos odontológicos.
As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.
Algumas vezes, abusa-se do óxido nitroso, pois provoca uma sensação de euforia e estado agradável de ilusão. A exposição prolongada ao óxido nitroso pode provocar a deficiência de vitamina B12, que dá origem ao entorpecimento e à fraqueza nas pernas e nos braços, que pode ser permanente.
Os de curto prazo são náuseas, vômitos e tonturas. E mesmo assim, são efeitos colaterais observados em baixa frequência. Normalmente acontece quando o gás é inalado muito rapidamente ou em quantidade excessiva. Em casos raros, pode ocorrer tosse, suor excessivo e tremores.
CONCLUSÕES: O óxido nitroso tem uma pequena ação hipnótica, que não é captada completamente pelo BIS. Tem ação acentuada nas estruturas corticais, tanto como agente único como associado ao isoflurano e desflurano, o que pode explicar o seu bom efeito analgésico.
Com uma sedação mínima e moderada, sente-se confortável, sonolento e relaxado. Pode adormecer por vezes, mas será fácil de acordar. Com a anestesia geral, fica completamente alheio e inconsciente durante o procedimento.
Em relação aos combustíveis fósseis, aviões e veículos leves ou pesados são as principais fontes de emissão de óxido nitroso, mesmo sendo pouco relevantes em comparação com a emissão de CO2 que proporcionam. Já nas indústrias, as emissões de óxido nitroso ocorrem durante a produção de ácido nítrico e de ácido adípico.
Qual é o mecanismo de ação e quais são os efeitos colaterais associados ao óxido nitroso?
Contribui para o efeito estufa, com potencial de aquecimento global 298 vezes maior que o CO2 em 100 anos. A exposição aguda a ele pode causar euforia, sedação e analgesia, podendo levar à asfixia em concentrações elevadas. Seu uso recreativo pode causar deficiência severa de vitamina B12 e danos neurológicos.
A sedação consciente é conseguida através da inalação de um gás ou também de forma intravenosa, e permite que a pessoa continue acordada, porém sonolenta, a cooperar, no entanto, muito mais calma, sendo capaz de responder de forma coerente aos estímulos verbais e tácteis.
Qual é o principal efeito colateral dos benzodiazepínicos?
Dentre Os principais efeitos colaterais dos benzodiazepínicos pode- se ressaltar: a diminuição da atividade psicomotora, o prejuízo da memória, tonteira e zumbidos e reação paradoxal (excitação, agressividade e desinibição). Não menos importante é o risco desenvolvimento de tolerância e dependência.