Os agentes oferecem assistência e informação sobre diversas doenças e arboviroses (que são causadas pelos chamados arbovírus, como o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).
Podemos dizer que o ACS deve: • identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; • orientar as pessoas de acordo com as instruções da equipe de saúde; • acompanhar a situação de saúde das pessoas para ajudá-las a conseguir bons resultados.
I. Uma das competências específicas do ACS é vistoriar e tratar os pontos estratégicos com aplicação de larvicida. II. O ACS deve notificar os casos suspeitos de dengue em ficha/sistema específico e informar a equipe da Unidade Básica de Saúde.
O ACS deve realizar a visita domiciliar devidamente uniformizado, com crachá de identificação, sapatos fechados, chapéu, protetor solar, guarda-chuva e itens para a sua segurança e proteção.
Quais os principais problemas encontrados pelo ACS na comunidade?
As dificuldades vivenciadas pelos ACS estão relacionadas ao próprio processo de trabalho na ESF com a falta de resolutividade dos casos; falta de recursos materiais; dificuldade para encontrar as famílias na visita domiciliar e interferência ao direito à privacidade das famílias.
PNAB - Atribuições Específicas do Agente Comunitário de Saúde (ACS) - Profª Juliana Mello
Quais são os desafios enfrentados pelos agentes comunitários de saúde?
Destacando-se, empecilhos para encontrar as pessoas em casa, o mau tempo, distância entre os domicílios, animais soltos, precarização de estradas, domicílios fechados e, em algumas localidades ainda, o convívio com o tráfico de drogas e os riscos das doenças infectocontagiosas 3, 8 . ...
Qual a atividade mais importante no processo de trabalho do ACS?
O trabalho do ACS destaca-se pela importância na efetivação das diretrizes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como: coordenação do cuidado, vigilância em saúde, diagnóstico das necessidades do território e gestão da equidade.
Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.
Entre as principais condutas do Agente Comunitário de Saúde (ACS) diante de pessoas com risco de exposições e intoxicações por agrotóxicos, destacam-se as seguintes: comunicar situações de exposição e de risco; identificar a população exposta; identificar os produtos utilizados e sua finalidade; acolher situações com ...
Dessa forma as atividades exercidas por estes profissionais têm amparo nesta lei sendo que, cabe ao ACS a realização de ações de prevenção das doenças e promoção da saúde, mediante trabalhos nos domicílios e na comunidade, individuais ou coletivos e ao ACE, cabe o exercício das atividades de vigilância, prevenção e ...
Matérias: Português, Leis básicas do SUS, PNAB(Política Nacional de Atenção Básica), combate a endemias, saúde da mulher, criança, idoso, calendário vacinal, doenças sexualmente transmissíveis, atribuições do ACS. OBS. Não adianta apenas ler, aprenda como a banca cobra, estude de maneira inteligente.
Qual é o principal foco do agente comunitário de saúde?
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.
Quais doenças O agente comunitário de saúde precisa saber?
Os agentes oferecem assistência e informação sobre diversas doenças e arboviroses (que são causadas pelos chamados arbovírus, como o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).
A lei dos agentes de saúde (Lei 11.350, de 2006), agora denominada Lei Ruth Brilhante, foi a regulamentação de uma emenda constitucional que permitiu a contratação de agentes comunitários de saúde pelos gestores públicos.
Os ACS são o elo de ligação entre as famílias e os serviços de saúde, e por isso podem contribuir muito na conquista do direito da criança ser vacinada.
14. Fica vedada a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, salvo na hipótese de combate a epidemias, na forma da lei aplicável.
O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
Quais são os deveres do agente comunitário de saúde?
promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e ...
O que um agente comunitário de saúde precisa saber? Um ACS deve apresentar conhecimentos básicos em práticas de saúde e registro de pacientes. Além disso, o profissional deve compreender as atividades de: Promoção da saúde: Entender os princípios da promoção da saúde, educação em saúde e prevenção de doenças.
Quais fichas O ACS são responsáveis pelo preenchimento?
O momento de realização das visitas domiciliárias é considerado a ocasião apropriada para o preenchimento das seguintes fichas: Ficha A – cadastramento das famílias; Ficha B – acompanhamento de gestantes e pessoas com diabetes, hipertensão, tuberculose ou hipertensão; Ficha C – cópia das informações pertinentes da ...
O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial. N° Em cada Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, há possibilidade de registrar até 23 visitas.
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), existente desde o início dos anos 90, foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, quando se iniciou o processo de consolidação da descentralização de recur- sos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Quais as principais ferramentas de trabalho do ACS?
Umas das principais ferramentas de trabalho do ACS é a ficha A, que é um formulário de coleta informações e o seu preenchimento e atualização é obrigatório, dentro do trabalho em sua microárea. Notificação Compulsória. Ficha de Encaminhamento. Cadastro de Hipertensos e Diabéticos.
II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.