Quais os tipos de pedido no Processo Civil?
O pedido no Processo Civil
- Requisitos do Pedido. Art. ...
- Pedido Concludente. Deve o pedido estar de acordo com o fato e o direito exposto pelo autor. ...
- Pedido Determinado e Pedido Genérico. ...
- Pedido Alternativo e Sucessivo. ...
- Pedido de Prestações Sucessivas. ...
- Pedidos Cumulados. ...
- Modificação do Pedido.
O que é pedido certo CPC?
Pedido CertoNos termos do artigo 322 do CPC, o pedido deve ser certo. Pedido certo significa ser expresso. Deve indicar expressamente qual a tutela jurisdicional pretendida e qual o resultado prático almejado. No entanto, como toda boa regra no direito, há exceções.
Quais são as espécies de pedidos genéricos?
1) Pedido genérico:O CPC estabelece que o pedido deve ser certo (art. 322) e determinado (art. 324). O pedido certo é aquele que é expresso, enquanto o pedido determinado é aquele perfeitamente definido em sua quantidade e qualidade.
Quais os meios de prova que o CPC admite?
O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.Pedido | Processo Civil Desenhado
O que diz o artigo 371 do CPC?
Art. 371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.O que diz o artigo 374 do Código de Processo Civil?
Artigo 374I - notórios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III - admitidos no processo como incontroversos; IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.
Quais as espécies de pedido?
São espécies de pedido o pedido implícito, genérico, alternativo, subsidiário, cumulado e relativo.É permitido pedido genérico?
Contudo, em algumas hipóteses, é permitido que seja feito um pedido genérico. Pedido genérico, é aquele que falta a definição da quantidade ou qualidade, sendo certo somente em relação ao gênero.Quando cabe pedido genérico?
Segundo o Código de Processo Civil, há três circunstâncias em que o autor pode formular pedido genérico: I - nas ações universais, se o autor não puder individuar na petição os bens demandados; II - quando não for possível determinar, de modo definitivo, as consequências do ato ou fato; e III - quando a determinação do ...O que é um pedido genérico?
Pedido genérico é aquele que não descreve de forma delimitada a quantidade, o período temporal, a localização, o recorte temático ou o formato da informação desejada.O que diz o artigo 322 do CPC?
O pedido deve ser certo. § 1º Compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios. § 2º A interpretação do pedido considerará o conjunto da postulação e observará o princípio da boa-fé.O que diz o artigo 292 do CPC?
- O art. 292 , V , do CPC , é expresso ao estabelecer que o valor da causa deve representar o valor pretendido pelo autor, inclusive nas ações fundadas em dano moral.O que é um pedido líquido e certo?
O pedido líquido é aquele que já especifica o quantum debeatur, ou seja, o autor já delimita, na petição inicial, de forma qualitativa e quantitativa, os valores que o autor sustenta ser titular em relação ao réu.O que é o pedido certo e determinado?
Pedido certo e determinadoPor outro lado, o pedido determinado é aquele realizado de modo preciso - seguindo o mesmo exemplo, o pagamento da sétima e da oitava horas durante um período definido. Por fim, é obrigação da parte apontar o valor que pretende receber em razão de cada pedido certo e determinado que formular.
O que é pedido cumulativo CPC?
A partir do artigo 325, o Código de Processo Civil dispõe sobre a cumulação de pedidos, que pode ser simples, sucessiva, alternativa e eventual. A cumulação simples é aquela em que o acolhimento de um pedido não depende do acolhimento ou da rejeição de outro, uma vez que não há vínculo de prejudicialidade.Qual a diferença entre pedido mediato é imediato?
O pedido possui duplo enfoque - pede-se a prestação jurisdicional (pedido imediato) e o bem da vida perseguido pelas partes (pedido mediato).O que é um pedido subsidiário?
O pedido subsidiário pressupõe um anterior, que é o pedido primário ou principal, ou pedido condicionante (o outro é o pedido condicionado). Nos pedidos alternativos, em que um funciona como subsidiário, há o que os processualistas denominam de cumulação eventual.O que é um pedido sucessivo?
Pedidos sucessivos são aqueles em que o autor formula dois ou mais pedidos. São elaborados numa ordem sucessiva, pois na eventualidade do membro do Poder Judiciário não acolher o primeiro deles, ainda resta o segundo a ser analisado.O que diz o artigo 329 do CPC?
1. O autor poderá, somente até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu, nos termos do art.Quais são as espécies de processo?
Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes: Processo de conhecimento; Processo cautelar; Processo de execução.Qual a diferença entre pedido subsidiário e alternativo?
Diferentemente do que ocorre com os pedidos subsidiários, em sendo acolhido um dos pedidos alternativos, o demandante não terá interesse recursal. Entendo por bem recitar Didier: Acolhido um dos pedidos, não terá o autor interesse para interpor recurso com o objetivo de acolhimento do outro.O que diz o artigo 341 do CPC?
Artigo 341I - não for admissível, a seu respeito, a confissão; II - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considerar da substância do ato; III - estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto. Parágrafo único.