Manjericão: Planta votiva do Orixá Oxalá. Seu uso é purificador e consa- grador. Usado para atrair paz, alegria, felicidade e bons caminhos, apenas não deve ser usado em forma de banho fer- vido e sim macerado.
Por tradição, as fêmeas de determinados animais são consagradas a Oxalá, por isso a pomba branca também representa a honra, a prosperidade e longa vida, pois para estes povos, viver muito é um privilégio dado por Olódùmarè (Deus).
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".
No contexto dos orixás, a flor possui uma conotação ligada ao mar. As flores ofertadas à Iemanjá também possuem um significado de feminilidade, e a planta que pode carregar esse simbolismo é, justamente, a orquídea branca. Além disso, ela representa paz e requinte.
A Tulipa é um espírito em que a doçura do infantil (doces são as oferendas feitas às “crianças”) e a clara serenidade do orixá maior, Oxalá, se fundem em brandura.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
O Plectranthus barbatus Andr. conhecido popularmente como tapete de oxalá, falso-boldo, Folha-de-oxalá, Boldo, Sete-dores, Boldo nacional, Malva- santa é uma planta da família das Lamiaceae de origem mediterrânea (ALMEIDA, 2011).
O banho de Oxalá, contém 7 ervas ligadas à energia da paz, tranquilidade e fé como: Capim Cidreira, Boldo, Manjericão, Algodão, Manjericão, Algodão, Alecrim, sálvia e Alfazema.
Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan. Axé!
Oxaguiã é o jovem Oxalá guerreiro. Rege os impulsos e a determinação. Para ter sua proteção, use aos domingos roupas ou peças azuis e brancas e ofereça-lhe inhame amassado em forma de bolas, regado com mel de abelha.
A cor da guia de Oxalá é sempre branca, assim como as roupas e tudo que envolve os rituais deste orixá. Em toda a cultura ocidental a pomba branca é conhecida como símbolo da paz. Na mitologia yorubá, é o pássaro que acompanha Oxalá durante a criação do mundo e em diversas outras passagens.