Quais as multas impostas ao executado em caso de não pagamento voluntário?

§1º Não ocorrendo pagamento voluntário no prazo do caput, o débito será acrescido de multa de dez por cento e, também, de honorários de advogado de dez por cento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que ocorre se o devedor não paga no prazo para pagamento voluntário?

Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze (15) dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando incide a multa do art 523 do CPC?

Qual a multa do art. 523 na ausência de pagamento? Caso o devedor permaneça inerte e não realize o pagamento no prazo de 15 (quinze) dias, o débito será acrescido de multa de 10% (dez por cento) e de honorários advocatícios também de 10% (dez por cento).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como deve proceder o credor frente à falta de cumprimento voluntário?

523, §§1º e 3º, CPC). Na ausência de pagamento voluntário, o devedor tem o prazo adicional de 15 dias para apresentar impugnação ao cumprimento de sentença, podendo garantir o Juízo através de depósito suficiente (art. 525, caput e § 6, CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jota.info

Quais procedimentos devem ser tomados caso não haja o pagamento voluntário dentro desse prazo citado no art 523 do CPC?

"Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Cumprimento de Sentença obrigações de pagar quantia: inadimplemento - multa e honorários de 10% cada

O que fazer quando o executado não paga em 3 dias?

Ou seja, em outras palavras, o oficial de justiça estará munido de um mandado de citação, penhora e avaliação, caso não seja adimplido o débito, no prazo de 3 dias estipulado pelo código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece quando o executado não se manifesta?

AUSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DO EXECUTADO.

879 , § 2º , da CLT e quedando-se inerte o executado na oportunidade que lhe foi concedida (intimação para manifestação acerca dos cálculos apresentados), configura-se a preclusão da oportunidade processual para sua insurgência quanto à conta apresentada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é responsável pelo inadimplemento voluntário?

O inadimplemento voluntário relativo ocorre quando o devedor não cumprir a obrigação conforme o tempo, lugar e forma convencionada ou determinada por lei, mas que ainda pode ser cumprida com proveito para o credor, incidindo em mora ao devedor, na forma do art. 394 do Código Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em intertemas.toledoprudente.edu.br

O que fazer quando o executado não cumpre a obrigação de fazer?

Se o executado não satisfizer a obrigação no prazo designado, é lícito ao exequente, nos próprios autos do processo, requerer a satisfação da obrigação à custa do executado ou perdas e danos, hipótese em que se converterá em indenização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , do CPC , considera-se realizada a intimação quando o devedor houver mudado de endereço sem prévia comunicação ao juízo, contudo, hipótese reservada à caracterização dos incisos II ou III do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 410 do STJ?

410-STJ. 1. 'A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Tem multa de 10% na execução?

No cumprimento de sentença que reconhece a obrigação de pagar quantia certa, se o devedor não realizar o pagamento voluntário no prazo de 15 quinze dias o débito será acrescido de multa de 10% e de honorários de advogado de 10% (art. 523 , caput e § 1º, do CPC/2015 ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o Enunciado 97 do Fonaje?

Enunciado 97 FONAJE. Não cabimento de honorários em caso de inércia do devedor nos Juizados Especiais Cíveis. Decisão mantida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece se o devedor não pagar?

A penhora pode ocorrer a partir do esgotamento das formas amigáveis de cobrança. Quando o devedor não realiza o pagamento de forma espontânea, seus bens entram como forma de quitação na execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spcbrasil.org.br

Quando incide a multa do art 523 CPC?

Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlf.adv.br

Quando o executado não tem como pagar as dívidas?

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gruporecovery.com

Qual o valor da multa por descumprimento de ordem judicial?

Descumprida a determinação judicial de fazer ou não fazer no prazo ajustado, a multa cominatória incidirá imediatamente, segundo a previsão do art. 537, § 4º, do CPC, podendo ser fixa, periódica ou ainda, progressiva. O valor final da multa será revertido para o exequente, conforme a disposição do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a diferença entre multa e astreintes?

Embora denominada multa cominatória, a astreinte diferencia-se da sanção pecuniária porque sua natureza não é a de penalidade imposta por uma infração, mas de medida coercitiva destinada a dar eficácia ao mandamento judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quanto tempo o executado tem para pagar?

​Durante o prazo de 15 dias para a quitação voluntária da dívida (artigo 523 do Código de Processo Civil de 2015), o depósito feito pelo devedor só pode ser considerado efetivo pagamento – e não garantia do juízo para o oferecimento de impugnação – caso haja manifestação expressa do executado nesse sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais são os efeitos de um inadimplemento involuntário?

O inadimplemento involuntário ocorre sem intenção das partes, é um descumprimento da obrigação indesejado, mas que apresenta alguns efeitos na ordem patrimonial. a prestação por caso fortuito ou de força maior”. O parágrafo único do art. 393 do Código Civil dispõe sobre as ex- cludentes de caso fortuito e força maior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

O que diz a Súmula 309 do STJ?

(*) SÚMULA N. 309 (ALTERADA)

O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais são as possíveis consequências decorrentes da inexecução voluntária?

Ao rescindir o contrato por inexecução voluntária, a parte que está em desacordo com suas obrigações pode estar sujeita a sanções e, sobretudo, pode ser judicialmente obrigada a ressarcir a outra parte pelas perdas e danos decorrentes da inexecução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como ocorre a intimação do executado para pagamento voluntário?

"O devedor será intimado para cumprir a sentença pelo Diário da Justiça, na pessoa de seu advogado constituído nos autos ( CPC , art. 513 , § 2º , I )". Não comprovada a intimação do devedor para o cumprimento voluntário da obrigação de pagar, deve ser reconhecida a nulidade dos atos processuais subsequentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que ocorre se o executado não pagar ou indicar bens a penhora?

Caso não sejam encontrados bens penhoráveis do executado, o mesmo deverá ser intimado a indicá-los no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de até 20% sobre o valor da causa, caso sejam localizados posteriormente bens penhoráveis omitidos pelo executado, art. 774 inciso V e artigo 774 § único do NCPC. Art. 774.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br