Quais as principais regras da cobrança por telefone?

LGPD: quais são as novas regras de cobrança por telefone?
  • ligações insistentes;
  • ligações fora do horário comercial;
  • comunicar sobre a dívida a terceiros;
  • utilizar os dados do devedor indevidamente;
  • realizar abordagens intimidatórias.
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Qual a melhor forma de cobrar um cliente por telefone?

Como cobrar clientes inadimplentes por telefone?
  1. Faça abordagens personalizadas de acordo com o tempo da dívida. Tenha em mente que o tempo da inadimplência também impacta a abordagem. ...
  2. Evite usar a palavra “dívida” ...
  3. Ofereça abertura para negociações. ...
  4. Não leve para o lado pessoal.
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Qual a lei que proíbe cobrança por telefone?

Dá nova redação ao artigo 1° da Lei n° 13.226, de 7 de outubro de 2008, que institui no âmbito do Estado de São Paulo o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing.
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Quantas vezes podem me ligar cobrando por dia?

A lei não determina um número limite de quantas ligações de cobrança podemos receber por dia. Entretanto, há regras para que a cobrança não se torne abusiva.
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É permitido fazer cobrança por telefone?

No artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor consta que a cobrança não deve interferir no trabalho, descanso ou lazer da pessoa devedora. Isso significa que pode haver ligações, porém, sem que sejam insistentes e abusivas.
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Varela Torres Advocacia - Técnicas de Cobrança Via Telefone

Quais as regras para o atendimento telefônico?

Pensando nisso, elaboramos um guia com estas 14 dicas de atendimento telefônico com cliente:
  • Saiba quem está do outro lado da linha.
  • Se apresente no início da chamada.
  • Conte com um bom roteiro de atendimento.
  • Ouça o que o cliente tem a dizer.
  • Use o nome do cliente durante a ligação.
  • Não use termos que sugerem intimidade.
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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança?

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
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Quando as ligações de cobrança se torna abusiva?

De acordo com o Código do Consumidor, ligações de telemarketing são ações legítimas, porém, quando acontecem de forma repetitiva, causando constrangimento e afetando a paz do consumidor – mesmo o inadimplente -, a situação passa a se tornar abusiva.
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Quando a cobrança é abusiva?

Cobrança Abusiva: refere-se a práticas de cobrança que ultrapassam os limites legais e éticos, causando constrangimento, ameaças, intimidação ou qualquer tipo de pressão impossível sobre o consumidor.
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Sou obrigado a atender ligação de cobrança?

Nenhum consumidor é obrigado a suportar este incômodo, tanto em casos de dívidas quitadas quanto em situações de pendências financeiras. Afinal, mesmo se alguém estiver inadimplente, a empresa não pode insistir na cobrança de modo que leve ao constrangimento ou incômodo.
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O que as empresas de cobrança não podem fazer?

O que as empresas de cobrança não podem fazer?
  1. Ligações de cobrança de dívidas. ...
  2. Constrangimento. ...
  3. Ameaças. ...
  4. Coação. ...
  5. Cobrança abusiva. ...
  6. Exposição ao ridículo. ...
  7. Legislação sobre cobrança de dívidas.
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Como denunciar excesso de ligações de cobrança?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
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Qual horário pode ligar cobrando?

Projeto proíbe cobrança em fins de semana e feriados de dívidas de consumidores. O Projeto de Lei 752/19 proíbe a cobrança aos sábados, domingos, feriados e fora do horário comercial (entre 8 horas e 18 horas) de dívidas de consumidores.
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Como se faz uma cobrança por telefone?

Passo a passo de como fazer cobrança por telefone
  1. Reunir todas as informações. ...
  2. Tente a estratégia de mandar SMS primeiro. ...
  3. Ligação para convidar o cliente a ir até a loja. ...
  4. Fazer aviso de negativação. ...
  5. Ligação de negociação. ...
  6. Como a Cobre Fácil pode ajudar.
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Como cobrar um cliente por WhatsApp?

3 exemplos de como cobrar um cliente educadamente por Whatsapp
  1. Exemplo 1: Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. ...
  2. Exemplo 2: Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. ...
  3. Exemplo 3: Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você.
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Como cobrar com elegância?

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos
  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.
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O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
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O que diz o artigo 42 da lei?

Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
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Pode ser feita cobrança pelo WhatsApp?

Mas a lei permite cobrar devedores pelo WhatsApp? Não se preocupe. Desde que você tome as devidas precauções para evitar situações de cobrança abusiva, fazer cobrança pelo WhatsApp é uma prática 100% legal.
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Estou devendo e não para de me ligar?

Não é preciso suportar o número excessivo de ligações que muitas empresas de cobrança fazem, porque essa é uma atitude que vai contra a legislação de defesa do consumidor. Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado.
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Qual a lei que protege o devedor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
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Pode processar ligações de cobrança?

Ligações excessivas de cobrança ferem o Código de Defesa do Consumidor e podem ser denunciadas. Veja como proceder. Atualizado em 15 de março de 2023. Os credores têm direito de cobrar pela dívida, mas você sabia que existem protocolos adequados de acordo com a situação para evitar ligações excessivas de cobrança?
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O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

Já o artigo 71, diz que é crime “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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