Quais os principais requisitos do Relógio de Ponto Eletrônico (REP) definidos pela lei do ponto?
- Ter como finalidade exclusiva a marcação de ponto;
- Possuir memória das marcações de ponto que não possa ser alterada ou apagada;
- Emitir comprovante a cada marcação efetuada pelo trabalhador;
O que diz a lei sobre ponto eletrônico?
Desde 2019, com a Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), as empresas podem realizar o registro de ponto por exceção. Neste tipo de controle de ponto eletrônico, há uma presunção de que a jornada cumprida pelo empregado é, em geral, de 8h por dia.Qual a regra para bater ponto?
Nas empresas com mais de 20 funcionários seus colaboradores precisam bater ponto. Caso tenha 20 funcionários ou mais, a empresa é obrigada a adotar o sistema de controle de ponto. O artigo número 74 da CLT determina que toda empresa que possuir 20 funcionários ou mais precisa realizar o controle de ponto.O que diz a CLT sobre Ponto digital?
O Artigo 74 da CLT estabelece que as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a realizar a marcação de ponto para controle da jornada de trabalho.Como funciona o sistema de ponto eletrônico?
Com os sistemas eletrônicos, os dados já são exportados de forma digital, reduzindo o tempo da equipe no fechamento do ponto. Dessa maneira, basta que a equipe responsável pela gestão do ponto saiba operar o sistema e que o modelo escolhido seja de fácil manuseio, para otimizar ainda mais o tempo da empresa.Registro e controle de ponto: o que diz a CLT - É OBRIGATÓRIO?
Quem fiscaliza o ponto eletrônico?
Registro Eletrônico de Ponto - REP — Ministério do Trabalho e Emprego.Qual a hora certa de bater o ponto?
Como e quando bater o ponto? De antemão, o controle da jornada de trabalho começa com a chegada do funcionário na empresa. Desta forma, alerte que o ponto precisa ser batido dentro do horário determinado em contrato de trabalho. A saída para almoço é um momento em que o deve-se bater o ponto.Quantos minutos de atraso é permitido por lei?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 58, determina que o colaborador possui um limite de até 10 minutos de tolerância por dia. Esse tempo limite de tolerância pode ser de até 5 minutos no início da jornada de trabalho e 5 minutos nos intervalos intrajornada..Pode bater o ponto 5 minutos antes?
Sim, de acordo com a legislação, existe uma tolerância de até 10 minutos para o registro de ponto antes ou depois do horário oficial, somando no máximo 10 minutos diários.De quem é a responsabilidade do ponto eletrônico?
Tanto empregadores quanto empregados possuem responsabilidades nesse processo. É crucial que as empresas adotem métodos de registro de ponto confiáveis e eficientes, como o PontoGo, que oferece um sistema eletrônico completo para controle de jornada de trabalho.Qual a tolerância de ponto eletrônico?
A parte que trata sobre a duração da jornada de trabalho do funcionário é o artigo 58 da CLT. Segundo ele, “não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o máximo de dez minutos diários”.É obrigatório assinar folha de ponto?
A marcação dessas horas é obrigatória pela Portaria 671, que é conhecida como a lei de ponto, para empresas com mais de 20 funcionários. Em termos simples, a assinatura do ponto refere-se à ação de um funcionário validar a veracidade das informações registradas em seu ponto ou sistema eletrônico de controle de jornada.Sou obrigado a trabalhar depois de bater o ponto?
A prática de bater o ponto e continuar trabalhando é irregular. Os empregados devem registrar o efetivo horário de trabalho.O que a CLT diz sobre bater o ponto?
Dúvidas sobre bater pontoDe acordo com o artigo 74 da CLT, é permitida a pré-assinalação do horário de almoço durante a jornada do colaborador. Ou seja, é opcional que as empresas exijam a marcação do ponto de almoço.