Em nosso país, utilizamos o sistema métrico para ordenar a escala de comprimento, sendo ela disposta da seguinte forma: Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm).
O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir.
São três unidades de medida do sistema métrico decimal?
Se vocês olharem novamente a imagem, a direita do metro, encontrarão também três submúltiplos. O primeiro submúltiplo é o decímetro, representado pelo dm, o próximo submúltiplo é o centímetro, representado pelo cm, e a última unidade de submúltiplos em relação ao metro é o milímetro, representado por mm.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas antigamente como Centros de Saúde, Postos de Saúde ou Clínicas da Família, são a porta de entrada preferencial do usuário ao Sistema Único de Saúde (SUS). É ali onde se inicia o cuidado à saúde da população.
Em medidas do corpo humano, as três medidas são as circunferências de busto, cintura e quadris; frequentemente atribuídas como três tamanhos: xx-yy-zz em polegadas (embora centímetros possam ser utilizados). Os três tamanhos são usados sobretudo na moda, e quase exclusivamente em referência a mulheres.
As três grandezas fundamentais comprimento, massa e tempo estão intimamente associadas à ideia de dimensão: dimensão de comprimento L, • dimensão de massa M e • dimensão de tempo T. TEMPO, ou em outras palavras, em função das dimensões dessas grandezas: [M], [L] e [T], respectivamente.
As unidades de medida são importantes ferramentas cotidianas para mensurar comprimentos, larguras, volumes, áreas, massa, peso, força, velocidade, entre outras grandezas. São uma padronização que permite comparar diferentes dimensões e, inclusive, podem ser utilizadas internacionalmente.
O sistema métrico é decimal, isto é, baseado em grandezas que têm 10 como base. Para passar de uma unidade para outra, basta multiplicar (ou dividir) por 10 e seus múltiplis: 100, 1000... A transformação das unidades de medida pode ser feita com ajuda da notação científica, que utiliza as potências de base 10.
O sistema métrico é um sistema de medição internacional decimalizado, que surgiu pela primeira vez na França, durante a Revolução Francesa, em virtude da dificuldade de funcionamento do comércio e da indústria devido à existência de diversos padrões de medida.
Esse sistema é a medição oficial para praticamente todos os países do mundo, e traz unidades fundamentais que não são baseadas em nenhuma outra. O Sistema Imperial, adotado nos EUA, foi usado pelo Império Britânico até 1965, quando o Reino Unido adotou o sistema métrico.
A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, que podem ser formados por uma única célula, no caso dos unicelulares, ou várias células associadas, os multicelulares.
Das 48 mil UBS cadastradas, somente 6.920 responderam o questionário até o momento. O censo é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil.
Adotado oficialmente pela maioria dos países, com exceção de nações como Estados Unidos e Inglaterra, o sistema métrico decimal permite a mensuração padronizada de unidades como comprimento, volume, distância, altura, peso, etc. A unidade principal é o metro, simbolizado pela letra m, e que dá nome ao sistema.
Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l.