O que contribui para o desenvolvimento da linguagem?
A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, ou seja, de um bom desenvolvimento de todas as estruturas cerebrais, de um parto sem intercorrências e da interação social desde sua concepção.
Atividades lúdicas. Introduza atividades lúdicas que estimulem a fala e a linguagem da criança. Jogos de memória, quebra-cabeças, jogos de palavras e charadas são ótimas opções. Esses exercícios de fonoaudiologia envolvem a criança de maneira divertida e desafiadora, estimulando o desenvolvimento da linguagem.
Pratique diariamente a leitura em voz alta, seja durante o dia ou antes de dormir. Ensine a criança a utilizar a comunicação gestual como o apontar, usar gestos de apoio à fala como por exemplo dar tchau, mandar beijo, entre outros.
São algumas sugestões de atividades que estimulam a oralidade.?
Como desenvolver a oralidade? Podemos estimular intuitivamente o desenvolvimento da linguagem nos momentos cotidianos da escola, como rodas de conversa, música, ler histórias e poesias para as crianças, usando brincadeiras de palavras simples, rimas, travas línguas, entre outras.
Como contribuir para o desenvolvimento da linguagem das crianças?
Leitura em voz alta: ler para as crianças regularmente ajuda a desenvolver seu vocabulário, compreensão auditiva e interesse por histórias. Escolha livros com ilustrações coloridas e narrativas que prendam a atenção. Jogos de faz de conta: brincar de fingir estimula a imaginação e a linguagem oral.
Que atividades contribuem para o desenvolvimento da linguagem das crianças?
Jogos de evocação, trabalhos manuais, rimas ou escrita criativa – sugestões de atividades para estimular a linguagem das crianças mais pequenas e a aprendizagem das mais crescidas durante o confinamento.
Seja em casa ou na escola, o estímulo é o principal fator para desenvolver a fala. Converse, cante, leia e faça jogos de linguagem com as crianças. Com o tempo, elas vão desenvolver as próprias brincadeiras linguísticas.
A audição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da fala. Problemas de audição, como infecções no ouvido, perda auditiva ou obstruções, podem dificultar a compreensão e a produção de sons.
2. Aprender brincando. Por meio das brincadeiras os bebês aprendem a falar e constroem habilidades socioemocionais. Nessa fase, as brincadeiras mais adequadas para estimular o bebê a falar são brincadeiras de completar a palavra, imitar vozes diferentes, jogos de encaixe, entre outros.
Além da comunicação verbal, passe a gesticular junto a determinadas palavras para a criança memorizar. Por exemplo, quando for dizer oi/tchau, levante ou abane a mão. Continue com a gesticulação ao falar quando vai comer, passear, brincar entre outros.
Contar histórias e ler um livro em voz alta aumenta o interesse da criança em querer falar, além de aumentar seu vocabulário. Insira na rotina diária da família uma leitura em voz alta, sempre buscando os livros e histórias de acordo com a idade e o interesse do seu filho.
O avanço e o amadurecimento da linguagem dependem dos estímulos que a criança recebe do ambiente. Se o filho aponta o objeto que quer e a mãe o atende prontamente, sem que ele tente falar, vai demorar mais para aprender. A criança aprende a falar por repetição, ouvindo e imitando o adulto.
Que ações específicas para potencializar o desenvolvimento da linguagem?
Fale devagar e corretamente, principalmente quando se trata do desenvolvimento da linguagem de crianças menores, é importante falar as palavras pausadamente e com a pronúncia correta. Mesmo que no início a criança não consiga pronunciá-las da forma certa, é importante ensinar o jeito correto de falar.
Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.
O desenvolvimento se daria, principalmente, através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Isto é, através do avanço da tecnologia, que permitiria uma maior produção com menor uso do tempo e do trabalho.
Quais são os quatro fatores responsáveis pelo desenvolvimento?
Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento.
Dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento, ressaltam-se as condições nutricionais, ambientais, a estimulação que pode ser favorecida pela relação familiar com a rotina da criança e, além desses, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.