A peça não é encontrada em carros de passeio, somente em veículos pesados, como em caminhões, ou naqueles com tração 4x4, estilo picape. O motorista pode até desconhecer o nome do cardan, porém não deve esquecer de fazer a manutenção.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
O cardã é o sistema de transmissão secundária utilizado nas Honda GL 1800 Gold Wing e, no passado, nas Shadow 750, VFR 1200C e Crosstourer. É um sistema campeão em confiabilidade e robustez, que exige manutenção mínima, porém acarreta a maior perda de energia entre os três sistemas.
Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, dando origem ao nome conhecido hoje como eixo cardan.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
Ruídos – O cardan é um eixo projetado para funcionar de forma silenciosa e totalmente equilibrado. Assim, se escutar ruídos, isso significa possíveis falhas no componente. Folgas – Esse sintoma também indica necessidade de manutenção do veículo.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
A carda (também chamada cardadeira ou cardadora) é uma máquina que realiza o processo de cardagem (ou cardação) utilizado pelas indústrias de fiação e tecelagem no tratamento da fibra a ser utilizada no fabrico de fios.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
O eixo cardan é formado por dois eixos tubulares. Sendo assim, o primário é alinhado à fonte que produz a energia motriz. Já o secundário é centrado ao eixo de tração. Na ligação dos eixos, chamadas de juntas universais, são posicionadas as cruzetas.
A cruzeta é uma peça que fica localizada nas extremidades do eixo cardan — por isso, também é conhecida como cardan, cruzeta cardan e cruzeta do cardan. A peça compõe o que chamamos de juntas universais. São usadas na coluna e direção do automóvel. No entanto, nos veículos grandes, as cruzetas são peças maiores.
Como surgiu o mancal? O primeiro mancal a ar foi desenvolvido pelo engenheiro e inventor estadunidense Albert Kingsbury, em 1887, e teve grande aplicação em máquinas, estendendo a sua vida útil e atendendo à demanda industrial da época.
Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.
Isso geralmente acontece por causa da corrosão, solavancos ou vibração excessiva, ou ainda porque os parafusos não foram apertados corretamente no lugar. Uma transmissão ou caixa do diferencial desgastada ou rachada também pode causar isso.
Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado. Folgas variam, mas o desgaste excessivo é percebibo se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar.