Quais complicações poderão ocorrer em consequência a terapia endovenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revenfermeria.sld.cu

Quais as complicações do acesso venoso?

As complicações relacionadas à cateterização venosa central incluem punção de artéria carótida, pneumotórax, hemotórax, tamponamento cardíaco, infecções, embolia e hidrotórax.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os possíveis riscos de medicação intravenosa?

No entanto, o acesso venoso pode proporcionar várias complicações ao paciente, como a obstrução do dispositivo, infiltrações locais, inflamações, infecções, com possível septicemia sendo que a mais freqüente delas é a tromboflebite, segundo os estudos de FULTON (1997) e BREGENZER et al.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais os riscos da punção venosa?

1 – Quais as principais complicações do acesso venoso central? Hematoma, sangramento, infecção no sítio de punção, hemotórax, pneumotórax, quilotórax, embolia gasosa, trombose venosa, punção arterial e lesão de estruturas nervosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sanarmed.com

Quais acidentes possíveis que podem ocorrer em uma punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %. Não houve casos de espasmo venoso e de infecção local, como mostra na figura 1.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpe.br

Principais complicações da terapia endovenosa na UTI

Quais são as principais complicações na terapia endovenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revenfermeria.sld.cu

Quais os possíveis riscos de uma punção?

Os potenciais riscos da punção na tireoide incluem dor na área da punção, inchaço local e possibilidade de sangramento. No entanto, quando a punção é guiada por ultrassom, o especialista tem a capacidade de identificar e evitar os principais vasos sanguíneos, minimizando a possibilidade de sangramento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dreriveltovolpi.com.br

O que pode dar errado em uma punção venosa?

O extravasamento do sangue debaixo da pele durante a punção é causa do hematoma. O aparecimento de uma coloração azul ou púrpura no local da punção venosa indica a presença de um hematoma. Esta descoloração no local pode ocorrer imediatamente ou pouco tempo após o procedimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em labrede.com.br

Quais os cuidados que devemos ter sobre a punção venosa?

Fazer a antissepsia da área usando algodão/gaze embebido em clorexidina alcoólica 0,5%, com movimentos no sentido do retorno venoso ou circular do centro para fora. Não tocar o sítio de inserção do cateter após aplicação do antisséptico. Aguardar a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pebmed.com.br

Quais os fatores que podem dificultar a punção venosa?

Entre os fatores que dificultam a punção, os mais frequentes foram: demográficos (sexo, idade) , clínicos (comorbidades, estado nutricional, visibilidade e palpabilidade da rede venosa), do dispositivo (calibre e modelo) e a habilidade do profissional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em e-publicacoes.uerj.br

Quais os efeitos adversos da administração por via endovenosa?

A terapia endovenosa pode causar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente. Algumas das reações possíveis incluem: Náuseas e Vômitos: Esses sintomas podem ser mitigados com o uso de medicamentos antieméticos prescritos antes e depois das sessões de tratamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em iosr.med.br

Quais as desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em faef.revista.inf.br

Quais as principais complicações em aplicação de injetáveis?

Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, vários estudos apontam que as injeções intramusculares podem apresentar complicações como a formação de abscessos, eritema, infiltrações no tecido subcutâneo, embolias e lesões nervosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.coren-sp.gov.br

Quais os cuidados que temos que ter em um acesso venoso?

Cuidados com o acesso venoso periférico
  1. Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente;
  2. Verificar se o acesso está bem fixado na pele;
  3. No momento do banho, proteger o acesso e evitar com que caia água no local – isso pode ser feito com plástico;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pebmed.com.br

Quais as complicações que o cateter pode apresentar no paciente?

A infecção de corrente sanguínea relacionada ao uso do cateter é umas das principais complicações que esse dispositivo pode causar ao paciente, levando a um maior tempo de internação e em casos mais extremos ao óbito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em drakeillafreitas.com.br

São complicações da pressão venosa central?

Complicações relacionadas a necessidade de acesso venoso central incluem a punção arterial, pneumotórax, hemotórax, hidrotórax, quilotórax, tamponamento cardíaco, infecções, embolias, hematoma, extravasamento, sangramento, mau posicionamento do cateter, trombose venosa, flebite, disseção venosa, dentre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.unilago.edu.br

Quais são as complicações que podem ocorrer na punção venosa?

As complicações mais frequentes relacionadas à TIV, segundo estudos, são: a flebite, a tromboflebite, a infecção de corrente sanguínea, o extravasamento, a infiltração, e hematomas (ENES et al., 2016).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inisa.ufms.br

O que não fazer durante a técnica de punção endovenosa?

Remover o protetor do dispositivo intravenoso e esticar a pele com a mão não dominante. Não tocar o local selecionado para a punção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

Quais são as áreas que devem ser evitadas para coleta de punção venosa?

Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufjf.br

Quais são os erros mais comuns na coleta de sangue venoso?

Alertas e erros comuns para coleta de sangue venoso

Tomar cuidado para que a punção não seja muito profunda e atravesse a veia. Se não penetrou a veia, não tentar reposicionar a agulha movendo a ponta de um lado a outro; isso pode deslocar a veia e também danificar os tecidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em msdmanuals.com

O que acontece quando pega veia errada?

O hematoma após punção venosa é uma coleção de sangue sob a pele, isto ocorre devido ao extravasamento de um vaso sanguíneo. Apresenta-se como uma mancha azulada e torna-se, progressivamente, marrom, esverdeada e depois amarelada. Geralmente não há complicações, desaparecendo em poucos dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutovida.com.br

Quais são os 3 tipos de flebite?

A classificação da flebite consiste na avaliação de seus sinais e sintomas, podendo ser apresentada em quatro graus: Grau 1 – presença de eritema com ou sem dor local; Grau 2 – presença de dor, com eritema e/ou edema; Grau 3 – presença de dor, com eritema e/ou edema, com endurecimento e presença de um cordão fibroso ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que acontece depois da punção?

Recuperação após a punção folicular:

A paciente fica em repouso na sala de recuperação até que o efeito da sedação anestésica termine. A recuperação completa da anestesia geralmente permite que a equipe médica libere a paciente para domicílio. Além disso, recomendamos que a paciente fique em repouso no dia da punção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em genesispf.com.br

Quais complicações podem ocorrer durante a punção lombar?

Complicações. Cerca de 10% dos pacientes desenvolvem cefaleia após punção lombar, geralmente em horas a um ou dois dias depois, que pode ser grave. Os pacientes jovens, geralmente com menores massas corporais, estão em maior risco. Uso de agulhas mais estreitas e não cortantes reduzem o risco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em msdmanuals.com

Quais os locais que devemos evitar em uma punção venosa Assinale a alternativa correta?

Evitar os locais distais ao local de punção prévia, as veias da fossa antecubital ou no pulso interno, as veias esclerosadas ou endurecidas, local com infiltração ou os vasos flebóticos, as áreas machucadas e as áreas de valvas ou bifurcação venosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com