Quem tem direito à sala de AEE?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.Quem se enquadra no AEE?
Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. b.Quais alunos são atendidos no AEE?
O atendimento educacional especializado (AEE) é a mediação pedagógica que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, público da educação especial, devendo a sua ...Quais deficiências dão direito ao professor de apoio?
Estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista têm direito a um profissional de apoio.Aula - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Quais transtornos dao direito a professor de apoio?
Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?
Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.Quem deve ser atendido no AEE?
De acordo com a legislação, o AEE atende o público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência (com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial), com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades/superdotação.O que a lei diz sobre o AEE?
Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.Quais são os 4 eixos principais do AEe?
Quais são os principais eixos do AEE?
- identificação das necessidades dos alunos;
- criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
- produção de materiais acessíveis e adaptados;
- compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
Quantas horas o aluno fica no AEE?
2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.Quando encaminhar um aluno para a aee?
3.1 OS MOTIVOS PARA O ENCAMINHAMENTO DOS ALUNOS PARA A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. De acordo com a legislação, o AEE é destinado ao PAEE, clientela formada por alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação (BRASIL, 2011.É obrigatório frequentar o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado deve ser garantido a todos os alunos com deficiência, mas não é obrigatório a todos eles. O AEE, que deve ser oferecido obrigatoriamente pelas redes de ensino, é facultativo para o aluno, pois deve levar em conta as suas necessidades educacionais de modo individual.Quem pode ter acesso ao AEE?
Você já se perguntou quem é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Não são apenas as crianças com deficiências e transtorno do espectro autista, são também as crianças com altas habilidades e superdotação. Nenhuma criança ou jovem com deficiência deve estar fora da escola.Qual a diferença entre aee e nee?
O AEE constitui parte diversificada do currículo dos alunos com NEE, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns.Quais os tipos de atendimento que o AEE oferece?
São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e ...Qual o Decreto do AEE?
Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.Quais são os alunos que são considerados com necessidades educacionais especiais?
No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.Como deve ser realizado o AEE conforme o artigo 5a da resolução 04/2009?
5º O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de ...Quem tem TDAH pode ser atendido no AEe?
O TDAH de acordo com embasamentos legais não corresponde ao quadro de demandas do AEE, sendo o aluno com esse transtorno não componente de sala de recursos para participar de atividades especificas que estimulem o seu desenvolvimento.Quais são os alunos que têm direito ao AEE?
São considerados estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial: Estudantes com deficiência: são assim compreendidos como aqueles em conformidade com o dispositivo na Lei Federal nº 13.146/2015, Art.Precisa de laudo para ser atendido no AEE?
AEE e laudo médicoO atendimento educacional especializado é garantido aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. Contudo, para ser atendido, o aluno não é obrigado a apresentar um diagnóstico.