O que pode ser deduzido no Imposto de Renda aluguel?
Os aluguéis pagos não são dedutíveis do imposto, mas precisam ser declarados para que a Receita Federal cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis. A falta de informações pode fazer com que a declaração caia na malha fina.
Para quem é locador de um imóvel e locatário de outro, as operações devem ser declaradas separadamente no Imposto de Renda. Basta informar o aluguel normalmente na ficha “Pagamentos Efetuados”.
Como declarar despesas com aluguel no Imposto de Renda?
No programa da declaração do Imposto de Renda, você deve informar os pagamentos efetuados ao longo do ano. Isso é feito na seção 'Pagamentos Efetuados'. Ela está localizada no menu do lado esquerdo do programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Isso porque, ao lançar no livro-caixa a declaração de aluguel pago, ele está comprovando que esse gasto é essencial para seu trabalho, para sua atividade profissional. Dessa forma, existe a possibilidade de ele conseguir aumentar o valor da sua restituição do Imposto de Renda.
DESPESAS DEDUTÍVEIS NO IMPOSTO DE RENDA 2024 | TUTORIAL COMPLETO
O que é parcela dedutível aluguel?
Com o PL 709/2022, o aluguel de imóvel é dedutível do imposto de renda, ou seja, os valores pagos pelos inquilinos poderão ser deduzidos da base de cálculo do IR. Isso incentiva a declaração desses valores no imposto, já que pode representar uma economia para quem paga aluguel.
Alguns gastos relacionados à educação, saúde e doações, por exemplo, podem ser deduzidos no Imposto de Renda, ajudando a diminuir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição.
Se você recebeu um valor de aluguel que ultrapassou o limite atual de isenção (R$ 2.112,00 por mês), deve ter recolhido o Imposto de Renda mensalmente por meio do programa Carnê-Leão.
O que acontece se o inquilino não declarar o aluguel no Imposto de Renda?
A omissão dos pagamentos do aluguel na declaração do imposto de renda pode resultar em um problemão. Ao deixar de declarar os valores pagos com a locação do imóvel, o contribuinte pode receber uma multa de 20% do valor não declarado e ainda pode responder por um processo criminal.
Na hora de prestar contas à Receita Federal, cada centavo importa. No meio disso, muitos contribuintes podem acabar se perguntando: é possível deduzir gastos com IPTU e IPVA do Imposto de Renda (IR)? A resposta é não, a menos que você seja locador de uma casa ou apartamento e pague o imposto sobre o imóvel.
Aluguéis mensais inferiores a R$ 1.903,98 (entre janeiro e abril de 2023 e R$ 2.112 a partir de maio) estão isentos da cobrança de IR. Assim, se o aluguel recebido for de R$ 3 mil e cada cônjuge declarar R$ 1.500 mensais, eles estarão livres do Carnê-Leão.
Quem paga aluguel pode deduzir no Imposto de Renda 2024?
“Somente é possível deduzir o valor do aluguel pago no IR, caso o contribuinte tenha optado pela declaração completa e não tenha utilizado o desconto simplificado. Além disso, o valor máximo dedutível é limitado a R$ 4.800 por ano-calendário”.
Os aluguéis pagos não são dedutíveis da base de cálculo do IR, mas precisam ser declarados para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis.
Como exemplo, suponha que você recebe um salário de R$ 5 mil. Considerando a tabela de 2024, nesse exemplo, você deve calcular o imposto da seguinte forma: R$ 5 mil x 27,5% = R$ 1.375.
Quem paga aluguel tem dedução de Imposto de Renda?
Conforme a Receita, os gastos com o imóvel alugado pagos pelo proprietário podem ser deduzidos na declaração, como manutenção, IPTU e condomínio. Nesse caso, é preciso informar os valores e as despesas na ficha "Pagamentos Efetuados". Vale destacar a importância de ter esses comprovantes em mãos.
Na declaração, os valores recebidos com aluguéis devem ser informados na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”. Ela está localizada no menu do lado esquerdo do programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Também podem ser declarados sob o código 99 (Outros) as despesas registradas no livro-caixa em decorrência do exercício da atividade não assalariada (autônoma), desde que essenciais para a realização do trabalho, como aluguel, conta de água, luz, telefone e outros.
Para maximizar a possibilidade de restituir 100% do imposto, o contribuinte deve manter um registro preciso de todas as despesas dedutíveis ao longo do ano e declará-las corretamente.
Para reduzir o Imposto de Renda, maximize suas deduções legais como despesas médicas, educação, contribuições à previdência privada (PGBL), pensão alimentícia por decisão judicial, doações elegíveis para incentivos fiscais, e declare dependentes quando aplicável.
Assim como os valores da renda mensal possuem um limite na declaração do IR, o aluguel também possui um valor mínimo a ser declarado. Em 2024, de acordo com as regras emitidas pela Receita Federal, o valor é R$ 2.112. Portanto, se você recebeu o valor igual ou superior a esse, deverá declará-lo.
Aluguel mensal bruto (firmado no contrato): R$ 3.000,00. Retenção do Imposto de Renda: R$ 95,20, que é o resultado de: ((3.000,00 x 15%) – 354,80) Valor líquido a ser pago ao locador: R$ 2.904,80, que é resultado de: (3.000,00 – 95,20)