Por outro lado, quando a pessoa ingere muita fritura e alimentos gordurosos, as fezes se tornam mais aeradas, com bastante gordura e gases, o que faz com que o cocô comece a boiar. Além disso, quando o cocô não está no fundo do vaso, pode indicar algum distúrbio de fígado e pâncreas.
Fezes com coloração esverdeada podem indicar que os alimentos estão passando muito rápido pelo intestino, sem tempo suficiente para serem totalmente digeridos. Isso pode ser causado por problemas como diarreia de diversas causas e doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa).
Fezes saudáveis no geral devem afundar. O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar. Porém, a concentração de gases nas fezes também pode fazê-las boiar e isso é resultado da ingestão de alguns alimentos, como brócolis, feijão e repolho.
Qual o tipo de fezes que pode estar com câncer de intestino?
Fezes finas: Se notar que suas fezes estão consistentemente mais finas ou mais longas do que o usual, isso pode indicar um bloqueio causado pelo tumor.
As fezes ainda podem boiar pelo excesso de gás, presente em alimentos com fibras. Nesse caso, de maneira geral, não há motivo para alarde, uma vez que as fibras trazem diversos benefícios ao organismo, como controlar a glicemia, proporcionar saciedade e melhorar a saúde intestinal.
Mais precisamente, a quantidade de gás encontrada dentro de um excremento do corpo humano pode variar em tal grau que pode fazer com que as fezes flutuem para a superfície ou afundem.
Os pacientes com diarreia aparentando conter gordura, ou seja, com fezes fétidas (odor “rançoso”), que habitualmente “grudam” e boiam no vaso, podendo parecer espumosas, devem ser investigados para determinar a má absorção de gorduras e a presença de gordura nas fezes, ou seja, a esteatorreia.
Em geral, têm diâmetro de 1 a 2 cm, e a evacuação ocorre sem esforço. Considerada como fezes ideais, mostra um intestino saudável e uma dieta e hidratação adequadas. Aqui suas fezes já começam a “passar do ponto”. Você já sabe que o ideal é que a consistência esteja entre 3 e 4.
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem ser várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
Sua cor, formato, odor e textura das traz diversas informações sobre as condições do intestino e podem indicar doenças, desde infecções até situações mais graves, além de dar pistas sobre a qualidade da nossa alimentação. Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile.
Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.
Assim, o estudo que foi publicado no portal Scientific Reports, identificou que as fezes flutuam devido ao aumento do conteúdo de gás ou água (ou ambos); as fezes flutuantes não devem ser consideradas um sinal de esteatorréia (aumento do teor de gordura nas fezes).
"Normalmente, aquelas fezes que lembram as de cabrito, em bolinhas, podem sugerir um quadro de constipação crônica, que geralmente está associado a uma lentidão na contração do intestino grosso", explica afirma Ricardo.
O tipo 5, por sua vez, pode indicar tendência à diarreia. O bolo fecal se move mais rápido que o normal e pode ser sintoma de vários problemas, que podem levar a consequências sérias, como carência nutricional e, em casos mais graves, a desidratação, especialmente no idoso.
Tipo 1. O tipo 1 é aquele em que as fezes saem em pequenos pedaços separados, como bolinhas duras. Trata-se de um indicativo de constipação severa, problema causado por alimentação pobre em fibras e água.
A presença de gordura nas fezes, também conhecida como esteatorreia, acontece principalmente quando existem alterações que interferem digestão e/ou absorção de gordura no intestino, o que favorece a eliminação de gordura nas fezes.
A falta de vazão na descarga é um dos principais sinais da fossa entupida, pois como a velocidade da água não gera força o suficiente, os dejetos acabam não descendo. Em alguns desses casos, é possível resolver o problema de forma fácil.
O câncer de intestino pode provocar alterações no funcionamento do órgão, como diarreia e constipação. No caso da diarreia, as fezes podem se tornar mais líquidas na parte direita ou no ceco.
A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.
Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?
Como regra, a dor ou desconforto abdominal devem estar associados a dois dos três seguintes sintomas: começarem com movimentos intestinais que ocorrem mais ou menos frequentemente do que o habitual; começarem com a presença de fezes menos consistentes e mais aquosas ou, pelo contrário, fezes mais duras do que o ...