Qual a carência do MEI para auxílio-doença?
- AIDS;
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira;
- Doença de Paget em estágio avançado;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
Quando o MEI tem direito a auxílio-doença?
São necessárias 12 contribuições mensais para auxílio doença para MEI, que correspondem a 12 meses de tempo de contribuição. Porém, tem doenças que lhe isentam deste tempo de contribuição mínimo, exigindo apenas a qualidade de segurado!Quem tem MEI têm direito a quais benefícios?
O MEI e sua família tem direito a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade (após cumprir carência), pensão e auxílio reclusão. A contribuição mensal reduzida, apenas 5% do salário-mínimo.Sou MEI e vou fazer uma cirurgia?
Já o MEI pode dar entrada no benefício no primeiro dia de sua incapacidade de atuação, por meio de laudos, exames e atestados que comprovem o seu estado de saúde. Tudo pode ser feito pelo portal meu INSS, na opção “Agendamentos/solicitações”, ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 135.Quem paga o MEI tem direito a auxílio-doença?
O MEI, assim como os demais segurados, tem direito a receber o auxílio-doença enquanto a sua situação de saúde persistir. Desse modo, o prazo do benefício considera o período de incapacidade da pessoa, sendo que os médicos peritos do INSS poderão definir o período de afastamento.Auxilio Doença MEI: Qual valor? Quem tem Direito? Saiba tudo sobre o auxilio doença (AQUI)
O que o MEI não tem direito?
O MEI não tem direito ao PIS, Programa de Integração Social, do governo federal, afinal, esse benefício é um abono salarial anual destinado aos trabalhadores sob regime de CLT.Quem paga o MEI tem direito ao décimo terceiro?
Quem trabalha como MEI têm direito a décimo terceiro? Ao contrário dos trabalhadores com carteira assinada, a legislação atual não estende o direito ao 13º salário para os MEIs.Qual o valor do auxílio-doença para quem é MEI?
O auxílio doença para MEI tem o mesmo valor que os demais segurados. Afinal de contas, ele também segue as mesmas regras do INSS. Sendo assim, o valor do benefício equivale a 91% da média salarial de todas as contribuições que ele já fez, desde julho de 1994.O que o MEI precisa para dar entrada no auxílio-doença?
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .Quem tem MEI têm direito a plano de saúde?
Quando você abre o MEI, você tem que esperar 6 meses para poder contratar o seu convênio pelo MEI. Isso não é uma regra das empresas de planos de saúde, quem determina esse prazo é a ANS, que é a Agência Nacional de Saúde Suplementar. A ANS é um órgão do governo que faz as normas dos planos de saúde.Sou MEI e estou doente?
Então, o microempreendedor individual também tem direito de ser afastado de suas atividades profissionais e receber um salário-mínimo até a sua recuperação. A solicitação poderá ser feita a partir do primeiro dia em que o microempreendedor individual se mostrar impossibilitado de exercer suas atividades profissionais.Pode pagar o MEI e INSS juntos?
Na prática, o MEI que paga o INSS Complementar acaba contribuindo com 20% (5% + 15%), da mesma forma que os demais contribuintes. Portanto, também passa a ter os mesmos direitos.Quais são as desvantagem em ser um microempreendedor individual?
Conhecendo de perto as desvantagens do MEI
- Aposentadoria com certas limitações é um problema.
- Ausência de seguro desemprego é uma das desvantagens do MEI.
- Um limite para o faturamento anual.
- Pode possuir apenas um funcionário.
- Sócios nem pensar para o MEI.
- Bastante burocracia para emitir notas fiscais.
Sou MEI e sofri um acidente?
Deste modo, podemos observar que mesmo quem trabalha de forma autônoma ou como MEI, possui direitos a serem pagos pelo INSS após um acidente de qualquer natureza (seja trabalhando ou não), uma vez que também realizam contribuições.Sou MEI tenho direito a pensão por morte do marido?
Quem recebe pensão por morte pode fazer o MEI? Portanto, ao formalizar sua empresa, o Microempreendedor Individual (MEI) pode contar com a aposentadoria, o auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário maternidade e a pensão por morte.Quais são as doenças que têm direito ao benefício?
A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...O que deve constar no laudo médico para o INSS?
O laudo médico para a perícia do INSS, visando o auxílio-doenca, deve constar um diagnóstico preciso, histórico da doença, tratamentos realizados e impacto funcional na capacidade de trabalho. Descrições detalhadas da incapacidade, suas limitações e também o CID das doenças.O que é mais vantajoso MEI ou carteira assinada?
Para definir entre CLT x MEI é preciso considerar que a modalidade com carteira assinada – CLT – pode garantir maior estabilidade, mas abrir um CNPJ MEI pode trazer mais autonomia e possibilidades de crescimento.Quem paga MEI pode se aposentar com mais de um salário mínimo?
Porém, nada disse sobre a limitação da aposentadoria do MEI ao valor do salário mínimo. Neste contexto, se a média dos salários de contribuição do MEI é superior ao salário mínimo, ele pode ser aposentar com mais do que 1 salário mínimo atualmente.É melhor ser MEI ou contribuinte individual?
Em condições mínimas de equiparação, com o autônomo contribuindo com o INSS, essa escolha já se torna mais cara do que ser MEI. Um microempreendedor não tem custos de formalização e paga pouco em impostos. Além disso, se precisar contratar um funcionário, o autônomo também pagará mais caro.Quem cancela o MEI perde o tempo de contribuição?
Da mesma forma como o caso acima, o MEI não perderá o tempo de contribuição feito quando atuou formalizado. Ele continuará a fazer as contribuições de forma autônoma ou pela CLT. No entanto, passará a pagar o valor normal de contribuição e não mais o valor reduzido da guia (DAS) do MEI.É vantajoso ser MEI?
O MEI pode ser uma grande oportunidade para você, pequeno empreendedor que sonha em ter o seu próprio negócio regulamentado. Esse modelo de empresa pode ser extremamente vantajoso por ter um valor fixo de impostos, por conseguir abrir um CNPJ gratuitamente e poder contratar funcionários.Como é a aposentadoria do MEI?
Aposentadoria programadaAo completar a idade mínima , atualmente 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e cumprir o tempo mínimo de contribuição exigido - sendo 180 meses (15 anos) para mulheres e 240 meses (20 anos) para homens, o MEI terá direito a esse benefício.