Quais efeitos de sentidos são construídos a partir dessa relação intertextual?
Ademais, as relações intertextuais promovem a construção de diferentes efeitos de sentido como críticas, posicionamentos políticos, alertas e, sobretudo, o humor.
Qual a importância da intertextualidade na construção de sentidos do texto?
Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos. Desse modo, ela pode ser utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica, propor uma nova perspectiva, produzir humor etc.
Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
A intertextualidade pode ocorrer entre gêneros discursivos iguais ou até diferentes. Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais.
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.
Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
Intertextualidade: a relação “entre textos”, o diálogo entre textos. Toma-se, aqui, texto num sentido amplo do termo: um poema, um romance, uma notícia de jornal, os quadrinhos são textos. Mas também o são uma propaganda, um filme, um quadro, uma música.
Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases.
O que é a leitura intertextual no desenvolvimento da leitura?
Na intertextualidade intergenérica, um gênero exerce a função de outro. Já na intertextualidade explícita, como o próprio nome indica, há a citação da fonte do intertexto, enquanto na implícita, ocorre o contrário, ou seja, não há citação, cabendo ao leitor identificar as marcas do texto-fonte (KOCH, 2012).
Que importância a referência intertextual apresentada tem para a construção de sentidos do texto?
A intertextualidade é um elemento muito importante para a construção de sentidos do texto, colaborando em muito para a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código linguístico, mas também do conhecimento das relações intertextuais.
Qual é a importância da intertextualidade na construção de sentimentos de um texto?
O texto não preexiste sem essa interação. Seguindo este conceito podemos concluir que o texto está cada vez mais em constante diálogo com as demais ciências, sendo que, esta construção de sentido leva o leitor a construir o sentido do texto e desta forma desvendar as funções da linguagem.
A intertextualidade se manifesta quando uma obra faz referência, dialoga ou se inspira em outra! Além disso, sua importância se estende por muitas áreas do conhecimento, influenciando não apenas a literatura, mas também o cinema, a música e a arte.
Qual a importância da intertextualidade na construção de sentidos de um texto?
A intertextualidade mostra-se importante para a construção de sentidos de um texto porque é através dela que o leitor consegue estabelecer conexões entre o texto atual e outros que serão analisados em uma mesma prova. Isso quer dizer que a intertextualidade é marcada pelo diálogo entre dois ou mais textos.
Qual das seguintes opções define corretamente o conceito de intertextualidade?
Alternativa “c”. A intertextualidade é um tema estudado pela Linguística Textual e é parte constituinte do processo de leitura e escrita. Trata-se do diálogo estabelecido entre dois ou mais textos, de maneira proposital ou não.
Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
Como trabalhar a intertextualidade em sala de aula?
Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.
estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.
A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias da obra citada ou contestando-as. Há duas formas básicas: a paráfrase e a paródia. Paródia: Ao alterar o sentido do texto original, a paródia faz uma transposição de contexto e, frequentemente, provoca um efeito de humor.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.