Saiba como o Menino Jesus nasceu numa estrebaria Normalmente, o presépio é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, e os animais que estavam no estábulo, como a vaca, o boi, o carneiro e o jumento.
Todo presépio inclui as figuras de animais, sendo os mais comuns o boi, o burro, as ovelhas e, também, o galo. O evangelista São Lucas cita apenas que o recém-nascido foi envolto em faixas por sua mãe e deitado numa manjedoura.
Quais os animais que estavam presentes no nascimento de Jesus Cristo?
Um burro, um boi,o galo e as ovelhas: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. "Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais". O boi representa ainda a bondade e a força pacífica e ainda o povo hebreu e o sacrifício.
Ele viveu muito, muito tempo atrás. Ele tinha milhares de bois, vacas, ovelhas e cabras. Abraão e sua família andavam de um lugar a outro para achar capim para os animais comerem. Centenas de anos depois, na época de Jesus, os animais domésticos mais comuns eram as ovelhas e as cabras.
Os símbolos dos quatro Evangelhos. Segundo a tradição cristã, os quatro animais vistos por Ezequiel no meio de sua “carruagem” são símbolos proféticos dos quatro evangelistas: o homem representa São Mateus; o leão, São Marcos; o touro, São Lucas; e a águia, São João.
CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO NA BÍBLIA
Quais são os 4 animais da Bíblia?
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
O leão, símbolo da Ressurreição ( no mundo antigo acreditava-se que o leão dormia de olhos abertos), figura de Nosso Senhor na sepultura: parecia estar adormecido na morte, mas sua Divindade velava. E a águia é a figura da Ascensão: Jesus se elevou ao Céu como a águia sobe até as nuvens.
Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.
O gato é o único animal que não é citado na bíblia. Eu amo gatos, quando eles dominarem o mundo, provavelmente eu não vou morrer. Eu gosto de gatinhos *-* são tão lindos.
Ao entrar em sua cidade de Jerusalém, Jesus usa a montaria dos pobres: “Trouxeram, então, o jumentinho até Jesus, puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos no caminho, enquanto outros espalharam ramos apanhados no campo.
V ocê já deve ter percebido que em quase todo presépio aparece um jumento junto a outros bichos que cercam a manjedoura. Isso é porque na história bíblica foi este animal, conduzido pelas mãos de José, que carregou Maria até o lugar onde ela deu à luz o Menino Jesus.
Normalmente, o presépio é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, e os animais que estavam no estábulo, como a vaca, o boi, o carneiro e o jumento. As imagens dos reis magos só começaram a aparecer em presépios por volta do ano 1484.
Há várias explicações para a presença de um boi e de um burro no ato de nascimento de Jesus. A mais sofisticada é que eles são simbólicos: o boi representa o povo judeu acorrentado pela lei; o burro, o mundo pagão.
e tentou desesperadamente entrar na arca. Noé sabia que o sacrifício era necessário. O animal proibido rugia em fúria e desespero. Os outros animais confinados na arca podiam sentir.
De acordo com a revista Super Interessante, o animal que não bebe água é o rato-canguru. Esse é um roedor de, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento que vive no Vale da Morte, na Califórnia (EUA).
Mateus 15:26-27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus respondeu: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros”. “Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.”
Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.
No seu batismo, João Batista declarou Jesus como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) e o Espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma “pomba” (Mateus 3:16). Simbolizando a Sua realeza, o livro de Apocalipse identifica Cristo como o “Leão de Judá”.
Tanto Mateus quanto João explicam que era necessário que Jesus montasse um jumento para cumprir as Escrituras Hebraicas. Séculos antes, o profeta Zacarias havia previsto que o Messias entraria em Jerusalém “justo e vitorioso, humilde e montado num jumento” (Zacarias 9:9).
Não é à toa que nos comparou a ovelhas. Não é à toa que pediu que olhássemos as aves do céu. Não é à toa que somente quando entrou em Jerusalém, sabendo que seria morto, montou em um jumento pela primeira vez. Não é à toa que ele mesmo foi comparado a um cordeiro.