O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece que o nível de ruído emitido pelo escapamento do veículo não deve ultrapassar 99 decibéis a uma distância de 7 metros. Além disso, é proibido o uso de escapamentos que não tenham o catalisador ou que as saídas de ar estejam direcionadas para cima.
Na prática, o CTB não tem nenhuma regra que proíbe modificar o escapamento original do carro. Sendo assim, apenas usar escapamento esportivo jamais é um motivo para infração de trânsito.
São permitidos todos os escapamentos esportivos que estão dentro das normas de máxima de decibéis e retenção de gases poluentes. Desse modo, caso o veículo esteja com os níveis de ruído acima do permitido, o agente de trânsito pode aplicar multa.
Basicamente, não existe legislação específica sobre o uso do escapamento esportivo e sua troca sobre o original, dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Fortuna Escape foi fundada em 1984, como sendo uma pequena indústria de escapamentos para motocicletas.
O escapamento esportivo é permitido por lei desde que a peça tenha o catalisador. O escapamento esportivo é permitido em carros e motos, desde que respeitem as normas de ruído e emissão de gases poluentes. Caso o veículo exceda o limite de ruído permitido, o agente de trânsito pode aplicar uma multa.
Qual escapamento esportivo é permitido pelo Inmetro?
Pode utilizar um escapamento esportivo desde que ele exerça as mesmas funções que um escapamento original, que é levar os gases do motor até a saída do escapamento, respeitando os limites de emissão de ruídos e poluentes.
Mas e escapamento Barulhento pode? A resolução 958 do CONTRAN dispõe sobre o controle de sons produzidos por equipamentos, e diz que é proibida a utilização de equipamento que produza ruido que perturbe o sossego público, porém isso não vale para equipamentos obrigatórios, como é o caso dos escapamentos.
XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante; É Infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
não original e um equipamento proibido por lei. o que é também uma infração de natureza grave. portanto se você quiser ficar dentro da lei. não coloque o difusor. se para você não tem problema.
Precisa de Decibelímetro para Aplicar a Multa? Desde 2016, não é mais necessário que o agente de trânsito use um decibelímetro para comprovar o excesso de barulho antes de aplicar a multa. A infração pode ser verificada sem abordagem do veículo, baseando-se na discricionariedade do agente público.
Para regularizar essa modificação, basta procurar o Detran do seu estado e iniciar a solicitação de mudanças nas características de seu veículo. Em alguns lugares, pode ser necessário obter certificações e aprovações específicas para modificações no sistema de escapamento.
A lei não diz nada sobre isto, portanto não é proibido modificar o escapamento. O que não pode acontecer é ultrapassar os limites de emissão de ruído, este é medido em decibéis. Para medir os decibéis é necessário o uso do decibelímetro.
Tanto o escapamento esportivo para moto quanto o escapamento positivo para carro são permitidos. Então, fique tranquilo para usar seu Escapamento Fortuna Start 160. O que está proibido é usar escapamento esportivo para carro ou para moto que não respeite as máximas de ruído e as regras sobre emissão de gases tóxicos.
A legalidade do uso de escapamento esportivo varia de acordo com as leis e regulamentações locais. No Brasil, a instalação de um escapamento esportivo deve estar em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. (CONTRAN) e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A lei estabelece que conduzir veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração de trânsito grave. Punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
É uma Infração grave, com penalidade de multa e apreensão do veículo até regularização. Caso o escapamento esteja em desacordo com suas finalidades de redução de ruído e filtragem de gases poluentes que são emitidos pelo motor, será aplicada uma multa grave, no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Usar um difusor para carro é uma das melhores maneiras de manter seu automóvel com um cheiro fresco e limpo no dia a dia. Afinal de contas, eles funcionam liberando cheiros naturais e agradáveis no ar de maneira constante, sem a necessidade de esforço adicional da sua parte, como no caso dos aerossóis.
De acordo com o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, a prática da “descarga livre” (quando a motocicleta funciona apenas por um cano e não tem nenhum abafador ou silenciador), saiu da esfera do trânsito e se tornou uma questão de segurança, saúde pública e respeito ao próximo.
Qual escapamento esportivo é permitido por lei moto 160?
Isso quer dizer que todo escapamento esportivo é permitido, desde que não ultrapasse 99 decibéis a uma distância de sete metros, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Projeto aumenta pena aplicada ao condutor de carro ou moto com escapamento barulhento. O Projeto de Lei 4250/20 altera o Código de Trânsito Brasileiro para aumentar a punição aplicada a quem conduzir carro ou moto com escapamento adulterado.