O uso de árbitro de vídeo no esporte começou a se popularizar em 2006, quando as competições internacionais de tênis passaram a adotar o Desafio Eletrônico. Atualmente, ela pode ser vista em mais de 20 eventos esportivos, como futebol, vôlei, futebol americano, hóquei, golfe e atletismo.
Assim, o árbitro assistente pode ser utilizado para verificar se houve algum impedimento na jogada em que saiu o gol ou, por exemplo, se o autor do gol tocou com a mão na bola para a finalização. Também é possível verificar se a bola realmente ultrapassou totalmente a linha.
Habitualmente, numa das instalações da sede da NBA, cada jogo dos seus campeonatos é acompanhado à distância por um comitê especializado que se aloja numa sofisticadíssima cabine de TV, bem melhor que as do VAR implantado pela FIFA e ainda mal utilizado aqui no Brasil.
Ele usa 12 câmeras específicas montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 parâmetros relacionados a cada jogador (como partes do corpo que são relevantes para determinar se há ou não impedimento).
GRAVÍSSIMO !!! É MANIPULAÇÃO!!! " O VAR OCULTA IMAGENS DOS ÁRBITROS !!!!
O que é o VAR no futebol de campo?
Entretanto, erros podem ser cometidos dependendo do ângulo de visão e de muitos outros fatores. É aí que a tecnologia do VAR (Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo) entra em ação, pois é um sistema que usa replays de vídeo para auxiliar na tomada de decisões em campo.
O Básico. VAR significa árbitro assistente de vídeo. Em vez de apenas uma pessoa, uma equipe de três pessoas trabalha em conjunto para revisar as decisões tomadas pelo árbitro principal. Eles fazem isso assistindo a imagens de vídeo das ocorrências relevantes.
Segundo o jornal Marca, o espanhol Francisco López afirma que criou o sistema de arbitragem em vídeo em 1999. López diz que ele apresentou a ideia no Ministério da Educação e Cultura com o seguinte título: "O futebol no século XXI (Tecnologia de futuro para as equipas de arbitragem)".
Entretanto, o que é certo, segundo anúncio do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, é que o VAR não será utilizado nesta temporada do certame europeu – ainda que exista um rumor de que a entidade esteja estudando o uso do VAR a partir das quartas-de-final.
Em um mundo ideal, todos os campeonatos contariam com esta tecnologia. Mas além de competições entre seleções, como Eurocopa e Copa do Mundo, e a Liga dos Campeões, apenas o Campeonato Inglês, na Inglaterra, passará a adotar a tecnologia a partir desta temporada.
É permitido acionar o VAR em qualquer acontecimento que possa ter influenciado um gol, seja para validar ou para anular. Dessa maneira, o árbitro assistente pode ser usado para confirmar se ocorreu algum impedimento no lance em que saiu o gol.
O modelo de utilização, de acordo com a Fifa, é mais simples, automatizado e semelhante ao olho de falcão do tênis. Os treinadores terão dois pedidos durante a partida. Caso a decisão do árbitro mude após solicitada, os técnicos mantêm o pedido.
Quantos títulos o Corinthians ganhou depois do VAR?
Depois, triunfou em 1998 (Brasileiro), 1999 (Brasileiro), 2002 (Copa do Brasil no apito), 2005 (Brasileiro no apito), 2009 (Copa do Brasil), 2011 (Brasileiro), 2015 (Brasileiro) e o último, em 2017 (Brasileiro). Ou seja, o Timão "comemorará" em 2023 seis anos sem taças relevantes (o Paulista de 2018 não conta).
Começa nesta terça-feira a "era VAR" na Taça Libertadores da América. A partir do duelo desta terça-feira entre Atlético Tucumán e Grêmio, às 21h45 (de Brasília), na Argentina, o árbitro de vídeo, que fez sucesso na Copa do Mundo, estará presente para ajudar nas decisões da equipe de arbitragem em campo.
A aplicação do VAR no Brasil segue em debate mesmo após seis anos do início de seu uso pelos árbitros no país. Iniciado em 2018, o modelo ainda gera questionamento, mesmo com o uso de tecnologia.
O VAR, assim como os bandeirinhas, fica com uma parcela ligeiramente menor, entre R$ 2,1 mil e R$ 4,1 mil. Os assistentes do vídeo e até mesmo os observadores também são remunerados. As taxas estão inclusas, mas os valores de transporte (tanto terrestre quanto aéreo) são pagos à parte pela CBF.
VAR é uma sigla que significa Video Assistant Referee - árbitro assistente de vídeo - em português. A equipe do VAR conta com um árbitro de vídeo e três assistentes: AVAR (árbitro assistente do árbitro de vídeo), assistente de árbitro de vídeo 2 e observador de VAR.
A Globo informa que o "BBB" passou por uma "adaptação e atualização" tecnológica, que agora permite, de fato, fazer o VAR (árbitro de vídeo usado no futebol).
A expulsão de Arboleda é pelo DOGSO. Sigla em inglês pra Deny an obvious goal score oportunity, ou seja, impedir uma chance clara de gol. Helinho deu um pontapé na sequência, tinha que ser expulso.