Tem o Exu Tranca Rua, que é tipo um segurança bravo, sempre de olho nas portas e nos limites. Ele garante que ninguém se meta onde não deve. O Exu Sete Encruzilhadas é como um mestre das encruzilhadas, o rei dos caminhos. Ele conhece todos os atalhos e segredos escondidos.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Exu das Matas é uma das entidades que compõe a linha dos Exus nos cultos de matriz africana como Umbanda e Candomblé. Com poucos filhos e filhas nas casas de axé, é um Exu que trabalha nas matas, florestas e bosques, possui ligação intensa com a terra e animais, trabalha para quebra de magias, descarregos e cura.
Cada Exu, no seu plano espiritual, comanda sete chefes de legiões; por outro lado, eles se comunicam com as linhas da umbanda, o que torna mais complexa a rede de mensagens divinas. A existência do mundo das trevas, habitado por exus e pombas-giras, é funda- mental para a existência do mundo das luzes.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas? Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.
Exu representa o ponto de encontro entre os caminhos, tanto no plano invisível como no visível – o espiritual e o material –, sendo a encruzilhada seu ponto de força. Tam- bém possui influência sobre os caminhos que levam aos destinos dos espíritos.
As cores de Exu são o preto e o vermelho. Eduardo diz que, dependendo da casa, Exu pode aparecer com todas as cores, mas as principais são o preto e o vermelho.
Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Aqui, não estamos falando de Exu (ou Èṣù) como orixá, como vemos no candomblé. Na quimbanda, cada exu tem um nome e uma função. No caso de Exu Maioral, trata-se do maioral entre os exus, na maioria dos casos. É um ser tão importante e secreto que poucos praticantes falam sobre ele.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
No entanto, devido à inferioridade numérica, logo todos foram cercados e capturados. Próculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Próculo sentiu "não foi a do fogo, mas a do coração", pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.
É considerado o mais humano dos Orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano que é de um modo geral é muito mutante em suas ações e atitudes. Exu é o Orixá da sexualidade e virilidade, por isso, seus protegidos são excelentes amantes, fantasiosos e entusiastas do sexo.
Eles são: Tranca Ruas das Almas, Exu Veludo, Exu Tira-Toco, Exu Porteira, Exu Limpa-Tudo, Exu Tranca-Gira e, por fim, Exu Tira-Teima. Confira a função e personalidade de cada um no plano espiritual e entre os humanos!
É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade. Uma outra característica muito presente em Exú do Lodo, é que sempre que se marca um trabalho para ele, começa uma leve garoa.