Alguns canhotos famosos: Bill Gates, Napoleão Bonaparte, Leonardo da Vinci, Marie Curie, Jimi Hendrix, Scarlett Johansson, Elizabeth II da Inglaterra, Paul McCartney, Greta Garbo e Ned Flanders.
O que tem de especial em pessoas que são canhotos?
Em pessoas destras, o hemisfério esquerdo, que geralmente controla a linguagem e as habilidades motoras finas da mão direita, é mais dominante. Em canhotos, essa dominância pode ser invertida ou mais distribuída entre os dois hemisférios. Essa distribuição pode influenciar uma variedade de funções cognitivas e motoras.
Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota. O QI considerado normal é entre 90 e 109.
Algumas pesquisas mostram que os canhotos também são habilidosos no pensamento conceitual e têm maior facilidade para resolver problemas. Por isso, profissões que exijam criatividade também compõe o portfólio. Design gráfico, Publicidade e demais carreiras voltadas para arte e música.
Celebridades que você provavelmente não sabia que eram canhotas
Qual é a vantagem de ser canhoto?
VANTAGENS DE SER CANHOTO
Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação. Entre as atividades em que os canhotos se destacam está a condução de automóveis, a prática desportiva ou a destreza nos jogos de vídeo.
De acordo com o especialista, alguns estudos mostram que canhotos tendem a desenvolver melhor suas habilidades verbais, por terem uma comunicação mais eficaz entre os dois hemisférios.
O mito do canhoto ser mais inteligente é, na prática, o resultado de conexões e sinapses que o cérebro de um canhoto tem que fazer para se adaptar a um mundo que não foi feito para facilitar em nada seus movimentos.
Além disso, há crendices que indicam os canhotos como pessoas mais inteligentes e introvertidas que os destros. De acordo com especialistas, até existem alguns estudos que avaliam os aspectos sociais e comportamentais dos canhotos, mas ainda não se chegou a nada conclusivo sobre essas afirmações.
Ser canhoto é uma questão genética? Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento.
Portanto, o cérebro canhoto é mais sensível, criativo e imaginativo. Exemplos de artistas famosos canhotos são o ex-Beatle Paul McCartney e Kurt Cobain, do Nirvana.
Podemos dizer que uma pessoa canhota é aquela que tem a dominância ou preferência corporal esquerda. Portanto, prioriza a utilização do seu pé, olho, mão e ouvido esquerdo para realizar qualquer atividade. Isso é definido pela lateralidade cerebral.
Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.
O que faz com que alguém seja canhoto ou destro? Bem, não sabemos totalmente, mas parece que o fenômeno tem raízes no cérebro. Um estudo inovador em 2021 examinou quase 32 mil cérebros e observou que o lado direito do cérebro era mais proeminente em tamanho em canhotos do que em destros.
O hemisfério do cérebro determina o que se chama de lateralidade, ou seja, a propensão de usar mais um lado do que o outro. No caso dos canhotos, a dominância é do hemisfério direito. A pesquisa traz pistas de como ocorre a assimetria do cérebro, que resulta na lateralidade.
Apenas 10% da população mundial é canhota. A raridade dessa característica pode estar relacionada à maior parte do misticismo histórico ao uso da mão esquerda como dominante.
Uma pesquisa feita na Austrália indica que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.
Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.
Mas pesquisadores descobriram também que os canhotos são mais propensos a se tornarem alcoólatras e disléxicos. Estudos apontam que os canhotos são mais suscetíveis a críticas e por isso mais facilmente intimidáveis. Por outro lado, costumam ficar raivosos com mais facilidade.
Influência ambiental e social. Para além dos fatores genéticos, o ambiente e os aspectos sociais desempenham um papel significativo na preferência manual das pessoas. Uma teoria intrigante sugere que a predominância dos destros pode ser influenciada pela cooperação social ao longo da evolução humana.
A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal. A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica. De acordo com os pesquisadores, fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca.
Em geral, os canhotos apresentam um maior desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, que é especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade para fazer rotações de representações mentais de objetos.
No evangelho de Mateus, Jesus coloca os seguidores de Deus (ovelhas) à sua direita, e os não-seguidores (cabras), no lado esquerdo (Mateus 25:33). A Igreja Católica sustentou por mais de mil anos que todo canhoto havia sido criado pelo diabo, era obra do diabo, e que todo e qualquer canhoto era mau e diabólico.