O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
Eclipse solar e chuva de meteoros: veja os principais eventos astronômicos em 2024. Entre os principais eventos astronômicos que iluminarão os céus em 2024 estão dois eclipses lunares penumbrais, chuvas de meteoros e a passagem de dois cometas.
A aguardada chuva de meteoros Perseidas atingirá sua máxima atividade em torno das noites entre 11 e 13 de agosto de 2024, oferecendo condições de visualização razoáveis para quem está principalmente na Região Norte no Brasil.
URGENTE! NOVA ONDA DE FRIO CONGELANTE CHEGANDO! VAI CONGELAR O BRASIL!
O que vai acontecer em 21 de abril de 2024?
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
Em 2024, o pico de atividade das Geminídeas ocorre logo antes da Lua Cheia. Observadores de locais ao sul de 30°N terão cerca de uma hora após o ocaso da lua para observar os meteoros no céu escuro e o radiante posicionado a uma altura razoável.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
O eclipse solar de 2024, que ocorrerá no dia 8 de abril, fará com que partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá experimentem breves momentos de escuridão semelhantes aos do amanhecer ou do anoitecer em plena luz do dia.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
De acordo com o Observatório Nacional, ele é classificado como um cometa do tipo Halley, conhecidos pelo curto de período de tempo que precisam para da uma volta em torno do Sol. Trata-se de um intervalo de tempo que vai de 20 a 200 anos. O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
Qual o motivo e como irão afetar a vida na Terra? O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes.
No dia 2 de junho, de acordo com o órgão, o cometa fará sua máxima aproximação do planeta Terra. No entanto, justamente nessa data, ele estará menos visível, com a visibilidade mais fraca.
Fazemos planos de ano novo: emagrecer, “se cuidar”, ter uma alimentação saudável, mudar de emprego, ganhar mais, reduzir dívidas. Fazemos essas previsões a esmo, sem muita reflexão, sem muita autocobrança. Os meses seguem e, quando vemos, lá está mais um fim de ano.
Êxodo 10:21-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) O SENHOR disse a Moisés: “Estenda a mão em direção ao céu, e a terra do Egito ficará coberta de escuridão tão densa que poderá ser apalpada”. Moisés estendeu a mão em direção ao céu, e uma escuridão profunda cobriu toda a terra do Egito por três dias.
O eclipse solar de 8 de abril de 2024 foi um eclipse solar total, que foi visto em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
Possível colapso da internet após tempestade solar em 2024 poderá durar semanas ou até meses. Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. O acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar ...
De acordo com o site da NASA, explosões solares são erupções massivas de energia que podem afetar seriamente as comunicações de rádio, redes elétricas, sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas.
O asteroide estará abaixo da super gigante vermelha Antares e à direita da brilhante Sargas. Às 4h da madrugada de sábado, tanto a constelação quanto o 2024 MK estarão pousando a Sudoeste, mas o asteroide estará posicionado muito perto da estrela Shaula. Antes do amanhecer, ele já estará na constelação de Sagitário.
O Dia Mundial da Terra de 2024 pede mais esforços para reduzir o consumo de plástico. O 54º Dia Mundial da Terra 2024, celebrado no dia 22 de abril, será marcado pelo tema "Planeta versus Plástico".