A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
Na Bíblia, Deus firma três alianças com os humanos. A primeira delas, está logo no início do livro do Gênesis. “Deus disse: Façamos o homem pela nossa imagem segundo a nossa semelhança; e dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais em toda a terra e sobre os répteis que rastejam sobre a terra.
Qual foi a definitiva aliança de Deus com os homens?
73. Deus revelou-Se plenamente enviando o seu próprio Filho, no qual estabeleceu a sua aliança para sempre. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de modo que, depois d'Ele, não haverá outra Revelação.
A aliança da graça é o começo da graça redentora de Deus, à qual Adão respondeu com fé chamando sua esposa de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos (3:20).
o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.
O SENHOR Deus disse a Moisés: — Eu estou fazendo agora uma aliança com o seu povo. Na presença deles farei maravilhas como nunca foram feitas em toda a terra e em nenhuma nação. Todo o povo verá que milagres eu, o SENHOR, posso fazer, pois vou realizar uma coisa terrível em favor de vocês.
Então Deus disse: “Eu lhes dou um sinal da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos, para todas as gerações futuras. Coloquei o arco-íris nas nuvens. Ele é o sinal da minha aliança com toda a terra.
A Bíblia fala de duas alianças: a do Monte Sinai (onde foram entregues os mandamentos do Senhor para Moisés) e a aliança da graça em Cristo Jesus. A primeira era provisória, veio para revelar a vontade de Deus ao seu povo e para evidenciar a nossa culpa, o nosso pecado e as consequências provindas dele.
Entendemos pelo estudo da revelação bíblica que Deus somente fez dois pactos de vida eterna para a humanidade (o que concluiremos mais tarde que trata-se apenas de um). O primeiro pacto é chamado pela teologia de Pacto das Obras, pois nele o homem teria que fazer algo para conquistar a vida eterna.
A Tríplice Aliança foi um acordo militar que reuniu Alemanha, Áustria-Hungria e Itália entre 1882 e 1915. Por meio dessa aliança, os três países asseguravam oferecer cooperação mútua caso qualquer um deles fosse atacado por outro país europeu.
Essas alianças representam cada um dos pactos que, segundo as escrituras sagradas, Deus fez com os homens. Eu identifico cinco alianças. Na primeira, após o Dilúvio, Deus disse a Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e seus descendentes” (Gn 9,8).
Considerado como "o anel da felicidade", possui 7 elos, cada um trazendo um lindo significado: AMOR, SAÚDE, PROSPERIDADE, SORTE, BENÇÃOS, ALEGRIAS E SUCESSO. Portanto, cada fio do anel toma para si um desses significados, fazendo com que a joia como um todo seja símbolo de sorte e de boas virtudes.
Após o Dilúvio, Deus estabelece uma aliança com todos os sobreviventes do Dilúvio, tanto humanos quanto animais. Deus promete que a terra não perecerá pela água novamente. O arco-íris é o sinal desta aliança (Gênesis 9:8-17). O dilúvio não limpou a terra do pecado.
Qual foi a primeira aliança que Deus fez com Israel?
A “Aliança Mosaica” é a aliança que Deus fez com o povo de Israel, representada por Moisés . É também referido como o pacto sinaítico porque foi feito no monte Sinai. A aliança consiste em várias regras e mandamentos que Deus deu ao povo, incluindo os Dez Mandamentos .
A Nova Aliança é a realização espiritual do convênio Abraâmico. Os adeptos acreditam que a Nova Aliança entrou em vigor com o ministério de Jesus, como na Última Ceia , quando Jesus disse em Lucas 22:20 "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós."
Qual o significado da aliança entre Deus e os homens?
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Deus fez uma aliança com Davi que continha uma promessa a ser cumprida por Jesus. Perto do final de sua vida, Davi afirmou que Deus fez essa aliança com ele (2 Samuel 23:5). Isso também é mencionado em 2 Crônicas 21:7, num relato do período de declínio da história da nação de Judá.
Adão e Eva foram preordenados para se tornarem nossos primeiros pais. O Senhor prometeu grandes bênçãos a Adão: “Coloquei-te à cabeça; uma multidão de nações procederá de ti e deles serás por príncipe eternamente” (D&C 107:55). Eva era “a mãe de todos os viventes” (Moisés 4:26).