Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita?
Uma das principais consequências dos ensinamentos trazidos pela obra de Emília Ferreiro na alfabetização é a recusa ao uso das cartilhas. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas.
Qual a principal contribuição da chegada dos estudos da psicogênese da língua escrita?
A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.
Emilia Ferreira descobriu e descreveu a psicogênese da Língua Escrita e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Uma pedagogia onde a compreensão do papel de cada um dos envolvidos no processo educativo muda radicalmente.
Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.
O que é a psicogênese da língua escrita segundo Emilia Ferreiro?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Psicogênese da Língua Escrita- Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Quais são as contribuições que a teoria da psicogênese da escrita representa para o processo de alfabetização?
Nesse sentido, a Psicogênese da Língua Escrita comprovou que a criança reconstrói o sistema de escrita. Assim, pode-se dizer que alfabetizar letrando significa efetivar práticas de leitura e de escrita socialmente.
Qual foi o principal foco dos estudos de Ferreiro 1987 na psicogênese da língua escrita?
A mais importante, Psicogênese da Língua Escrita, não apresenta nenhum método pedagógico, mas revela os processos de aprendizagem da criança, levando a entender que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
Nesse sentido, Emília Ferreiro define que: Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes.
A psicogênese da língua escrita é uma teoria que estuda como se organiza o pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e da escrita, concebendo-as como protagonistas desse processo.
Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.
Qual é o método de alfabetização de Emilia Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.
Quais são as fases da escrita segundo Emilia Ferreiro?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Qual é a importância da Psicogênese da Língua Escrita?
A psicogênese da língua escrita surgiu com objetivo de enxergar a alfabetização de uma maneira além do convencional. As autoras dessa teoria, a psicóloga Emília Ferreiro e a psicopedagoga Ana Teberosky, ambas argentinas, perceberam um rendimento falho em relação aos alunos na fase da alfabetização.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1985a.
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.
Quais foram as principais contribuições que a Psicogênese da Língua Escrita trouxe para se compreender a alfabetização?
Crítica do uso de métodos fechados para ensinar a ler e escrever, a Psicogênese da língua escrita contribuiu (e ainda contribui!) enormemente para a construção de uma nova maneira de pensar o processo de alfabetização.
O que é a Psicogênese da Língua Escrita segundo Emilia Ferreiro?
Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silá- bico, silábico-alfabético, alfabético.
Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.
Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.
O que Emilia Ferreiro fala sobre a educação infantil?
Foi Emilia Ferreiro quem, pela primeira vez, percebeu que as crianças eram melhor alfabetizadas e com mais sentido quando participavam de práticas sociais reais de leitura e escrita de forma ativa, ao contrário das tradicionais atividades mecânicas e repetitivas.
Segundo Emília Ferreiro, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, na escola ou fora dela. No processo de aprendizagem, toda criança passa por etapas com avanços e recuos, até dominar o código linguístico nativo.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.