O Primeiro Reich, ou Primeiro Império Alemão, foi o chamado Sacro Império Romano-Germânico, que foi o mais longo dos três, se estendendo de 962 à 1806. O Império surgiu com o monarca Oto I — também chamado de 'Oto, o Grande'.
Faziam parte do Império todos os estados alemães, com exceção da Áustria, que criou o Império Austro-Húngaro (vide a postagem correspondente). O Império Alemão era uma monarquia constitucional, sendo seu monarca o Rei da Prússia.
Se Hitler formou o Terceiro Reich, qual a história do primeiro e do segundo?
Quais foram os 1 e 2 Reich?
"Reich de mil anos": Uso na Alemanha nazista
Os nazistas tentaram legitimar o seu poder retratando o seu regime como uma continuação do Sacro Império Romano, o Primeiro Reich (800-1806) e do Império Alemão, o Segundo Reich (1871-1918).
A Alemanha derrotou e ocupou a Polônia (atacada em setembro de 1939), a Dinamarca (abril de 1940), a Noruega (abril de 1940), a Bélgica (maio de 1940), a Holanda (maio de 1940), a França (maio de 1940), a Iugoslávia (abril de 1941), a Grécia (abril de 1941) e Luxemburgo (maio de 1940).
Acredita-se que ele tenha sido criado pelo então primeiro-ministro da Prússia, Otto von Bismarck, que liderou os demais Estados alemães para criar uma nação unificada. Bismarck tornou-se chanceler do novo país e seu primeiro imperador foi o rei da Prússia, Guilherme 1°.
Num mesmo dia – 9 de novembro de 1918 – a República Alemã foi proclamada pelo social-democrata Philipp Scheidemann e logo depois, pelo comunista Karl Liebknecht, após o anúncio da renúncia do imperador Guilherme 2º.
Alemanha Nazista ou Alemanha Nazi, também chamada de Terceiro Reich (oficialmente, desde 1943, Grande Reich Alemão), são nomes comuns para a Alemanha durante o período entre os anos de 1933 e 1945, quando o seu governo era controlado por Adolf Hitler e pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), ...
Etimologia. Historicamente, a Renânia refere-se (fisicamente falando) a uma região vagamente definida que abrange as terras nas margens do Rio Reno, na Europa Central, que foram povoadas pelos Francos ripuários e Francos sálios, tornarando-se parte da Austrásia franca.
As dificuldades aumentaram na década de 30, quando Hitler chegou ao governo na Alemanha. Concentrando o poder em suas mãos, o ditador acabou com a autonomia administrativa da Prússia e meteu a Alemanha na Segunda Guerra (1939-1945).
Aos 49 anos, Otto I fundava o Sacro Império Romano Germânico ou simplesmente o 1º Reich Alemão (a palavra alemã “reich” significa reino ou império). O Reich alemão era herdeiro do Sacro Império Romano fundado, em 800, por Carlos Magno, rei dos francos.
Com a nomeação de Adolf Hitler como chanceler, em 30 de janeiro de 1933, a Alemanha (também chamada de Terceiro Reich) rapidamente transformou-se em um regime em que os cidadãos não mais possuíam direitos básicos garantidos pelas leis. A cultura, a economia, a educação e as leis passaram para o controle nazista.
A Gestapo foi a polícia política do Estado Nazista. O nome Gestapo é uma abreviação de seu nome oficial em alemão, "Geheime Staatspolizei". A tradução direta em português seria "polícia secreta estatal". A Gestapo não foi a primeira polícia política da história alemã.
Cáiser (do alemão Kaiser) é um título que significa "Imperador" geralmente usado para designar os imperadores do Império Alemão. Vem do latim cæsar, por empréstimo do cognome do ditador romano Júlio César, da mesma maneira que o título eslavo czar (por vezes grafado tzar) e o húngaro Császár.
Ao mesmo tempo em que classificava os judeus como seu principal "inimigo", o conceito ideológico de raça nazista visava outros grupos para perseguição, aprisionamento e aniquilação, entre eles os ciganos, os deficientes físicos e mentais, os poloneses, os prisioneiros de guerra soviéticos e os afro-germanos.
Em alemão, Führer significa “guia”, “líder”, “chefe”. Deriva do verbo führen, “conduzir”. Embora a palavra permaneça de uso comum em alemão, está tradicionalmente associada a Adolf Hitler, que a usou para se autodesignar líder da Alemanha Nazista.
Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Entre as colônias da Alemanha estavam o Togo, Camarões, a África Alemã do Sudoeste (atualmente a Namíbia), a África Alemã Oriental (atualmente Tanzânia), três territórios que estão atualmente na Papua-Nova Guiné (Kaiser-Wilhelmsland, o Arquipélago de Bismarck, e as Ilhas Salomão alemãs), e vários territórios no ...
As maiores perdas entre os países ocupados sofreu a Polônia ¿ 6 milhões. A França perdeu 600 mil. Inglaterra, que não chegou a ser ocupada pelas tropas hitlerianas, perdeu 370 mil habitantes. Na Segunda Guerra Mundial os EUA perderam 407.316 pessoas, mais de 671 mil ficaram feridas e quase 79 mil desaparecidas.
Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação. A área ao leste, conhecida como Alemanha Oriental, ficou sob influência da União Soviética - posteriormente chamada de República Democrática Alemã (RDA).