Deus não tirou a vida de Davi. Ele foi perdoado, mas ainda tinha que sofrer muitas consequências graves. Ele foi humilhado quando um dos próprios filhos tomou algumas de suas mulheres. E, como Davi falou que o ladrão do cordeirinho deve pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
De manhã, o profeta Gade deu a Davi três castigos para escolher por causa do seu pecado: 1) sete anos de fome, 2) ser perseguido por seus inimigos; 3) três dias de pestilência. Davi escolheu o último e 70 000 pessoas morreram.
Gade foi a Davi e disse: “Estas são as três opções que o SENHOR lhe deu: três anos de fome, três meses de destruição pela espada de seus inimigos, ou três dias de praga intensa, durante os quais o anjo do SENHOR trará devastação sobre toda a terra de Israel.
O registro declara que o Senhor ficou descontente com ele por fazer isso. Aparentemente Davi estava contando o povo para ver seu sucesso como rei. O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel.
"FILIPE NA MOSCA QUANDO..."! LINHA DE PASSE FLAMENGO NA FINAL! CORINTHIANS FORA DA COPA DO BRASIL
Qual foi o castigo que Davi teve?
Deus não tirou a vida de Davi. Ele foi perdoado, mas ainda tinha que sofrer muitas consequências graves. Ele foi humilhado quando um dos próprios filhos tomou algumas de suas mulheres. E, como Davi falou que o ladrão do cordeirinho deve pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes.
Uma nova rebelião entre as tribos de Israel foi rapidamente derrotada por Joabe, que liderava o exército de Davi. Israel sofreu com um período de fome que durou três anos. De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.
Davi então tentou por duas vezes, sem sucesso, fazer com que Urias fosse para casa e tivesse relações com Bate-Seba para que quando a criança nascesse, parecesse ser de Urias. Como estas duas tentativas falharam, Davi parte para o seu próximo plano maligno.
Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo. Davi deu a Joabe e aos outros oficiais a seguinte ordem: — Vão por toda a terra de Israel, desde o Norte até o Sul, e façam a contagem do povo. Eu quero saber quantos somos.
Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.
Satanás levantou‑se contra Israel e incitou Davi a fazer um recenseamento do povo. Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: ― Vão e contem os israelitas, desde Berseba até Dã, e tragam‑me um relatório para que eu saiba quantos são. Joabe, porém, respondeu: ― Que o SENHOR multiplique o povo dele por cem.
Porém, depois dos reinados de Davi e de Salomão, os israelitas não foram fiéis à aliança. Por isso, Deus foi obrigado a discipliná-los, o que resultou na sua expulsão da terra, via exílio assírio (722 a.C.) e exílio babilônico (586 a.C.).
O segredo do sucesso de Davi em seu reinado começou quando ele decidiu colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, O honrando e se submetendo à Sua Vontade acima, até mesmo, dos seus “direitos e privilégios de rei”.
Davi quebrou o sexto, o sétimo e o décimo mandamentos da lei de Deus. Ele matou, adulterou e cobiçou a mulher do próximo. O pecado é sempre mau aos olhos de Deus. Fujamos do pecado e corramos para os braços de Deus!
Quando Davi e seus homens passavam por Baurim, um homem saiu ao encontro de Davi, amaldiçoando-o. Ele era Simei, filho de Gera, membro da família de Saul. Ele não só amaldiçoava como atirava pedras contra o rei, seus auxiliares e todos os seus guerreiros que o acompanhavam à sua direita e à sua esquerda.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Como castigo, ele pode escolher entre três opções, cada uma das quais prejudicaria muitos no reino: (1) três anos de fome, ou (2) três meses de devastação pela espada de seus inimigos, ou (3) três dias de praga sobre a terra.
Essa injustiça foi ilustrada pela parábola do profeta Natã (2 Samuel 12:1-4). Davi se enfureceu com o rico da parábola, dizendo que era digno de morte por ter matado a única cordeira de estimação do pobre (notem o objeto - uma ovelha - o que mais tocaria o coração de um pastor).
De várias formas graves. Ele cometeu adultério, fez com que o marido de sua amante fosse morto ao enviá-lo para a batalha, abusou de seu poder, recusou-se a se arrepender e tentou encobrir seus crimes.
Quanto tempo Davi demorou para confessar seu pecado?
3 enquanto calei. Davi se recusou a confessar seu pecado até para si mesmo. Ele viveu em aparente segurança (PP, 723) por um ano inteiro após ter se envolvido com Bate-Seba e ordenado a morte de Urias.
Foi o que aconteceu. Deus enviou Natã à presença do rei para confrontá-lo e expor o seu pecado. O profeta contou-lhe uma história e Davi ficou tão enfurecido com a atitude do homem rico que disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!