Quais foram os impactos sociais das Grandes Navegações?
Grandes navegações: principais consequências Descoberta da América e início do sistema colonial; Estabelecimento do comércio de escravos africanos; Criação de novas rotas comerciais; Expansão política e militar das nações europeias.
O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.
Quais foram os impactos das Grandes Navegações nas sociedades indígenas?
Consequências das Grandes Navegações
Além disso, fortaleceram-se os laços comerciais entre as diversas regiões do mundo, com o compartilhamento de materiais nativos entre as culturas. Um exemplo disso são as especiarias, o Pau-brasil e, posteriormente, o ouro e prata americanos.
Quais foram os impactos das Grandes Navegações na globalização?
PRIMÓRDIOS DA GLOBALIZAÇÃO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Era o início da construção de um comércio global, além do continente europeu, com as trocas comerciais se expandindo internacionalmente, principalmente para as Américas e para a África.
Quais foram as principais consequências das Grandes Navegações Brainly?
Resposta: As navegações tiveram diversas consequências, tais como o enriquecimento das economias europeias, a exploração e o extermínio de povos indígenas e africanos, a formação de colônias, a intensificação do comércio e das trocas culturais, a disseminação de doenças, entre outras.
A globalização cultural, chamada também de globalização social, corresponde à difusão de elementos culturais em escala planetária, da mesma forma como pode ser relacionada ao aumento da circulação de pessoas pelo espaço mundial e nas trocas socioculturais e relações que são estabelecidas nesses deslocamentos.
Quais eram os principais impactos da colonização na vida das sociedades indígenas?
No primeiro século de contato, 90% dos indígenas foram exterminados, principalmente por meio de doenças trazidas pelos colonizadores, como a gripe, o sarampo e a varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram ou foram escravizadas nas plantações de cana-de-açúcar e na extração de minérios e borracha.
Quais foram os principais impactos causados pela chegada dos portugueses?
A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.
O que foram as Grandes Navegações e quais foram as consequências do encontro de diferentes povos promovido pela chegada dos europeus à América?
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Essas navegações foram fundamentais para consolidar os reinos europeus, pois permitiram a expansão do comércio, o acesso a novas rotas comerciais e a exploração de novas fontes de matérias-primas e produtos.
Além de superar os perigos reais (as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do ...
Quais os impactos ambientais das Grandes Navegações?
Os principais impactos ambientais causados pelo transporte marítimo são: esgoto, águas residuais, águas pluviais (as mesmas ao lavar o deck do navio poderá contaminar-se com borras de óleo ou outros tipos de resíduos), resíduos sólidos, gases de efeito estufa (GEE) e gases de escape dos motores (poluentes locais) e ...
Quais foram os impactos da chegada dos portugueses para os povos indígenas?
Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.
Qual foi o impacto da chegada dos portugueses no Brasil?
Após a chegada ao Brasil, os portugueses passaram a colonizar o país e explorar recursos minerais e naturais, para obtenção de lucros. Para isso, exploraram a mão de obra indígena, de imigrantes e de pessoas trazidas do continente africano.
Consequências para populações nativas: a colonização teve impactos significativos nas populações indígenas, incluindo disseminação de doenças, conflitos violentos e imposição de sistemas sociais e econômicos estrangeiros.
Os indígenas já chamavam a terra de Pindorama (que significa “terra livre dos males”). Posteriormente, com a chegada dos portugueses, esse território recebeu vários nomes, como Ilha de Vera Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, entre outros, até ser chamada de “Brasil” em 1527.
Quais impactos ambientais a colonização portuguesa gerou no Brasil?
Pela literatura revisada foi possível perceber que os processos de degradação do meio ambiente começaram ocorrer a partir da colonização do Brasil, onde se iniciou a exploração dos recursos naturais, como por exemplo, do ouro, de terras para extração de madeira, consumo de animais silvestres, construção de estradas, ...
A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da ...
Globalização "é um conjunto de relações sociais que se traduzem na intensificação das interações transnacionais, sendo o processo de globalização um fenômeno multifacetado com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religioso e jurídicas interligadas de modo complexo".