Frutas: Maçã sem semente, banana, melancia, melão, laranja, goiaba, pessego, mamão, laranja, tomate. ABACATE NÃO PODE. Ração extrusada específica para o jabuti ( se for filhote pode umedecer os peletes na água) oferecer diariamente.
Não devem ingerir carboidratos como cenoura, abóbora, beterraba e batata doce. Não inclua nenhum alimento diferente dos indicados, pois isso pode causar a morte do seu filhote. Após os 2 anos, o jabuti se torna forte e outros alimentos podem ser incluídos na dieta de modo cuidadoso.
Verduras folhosas, como alface, rúcula e agrião, que são ricas em vitaminas e minerais essenciais. Frutas, como o próprio tomate, manga, morango e maçã, que oferecem variedade de sabores e nutrientes. Proteínas vegetais, como ração específica para jabutis ou legumes cozidos, que fornecem energia e força.
No jabuti filhote, o foco deve ser nas fibras das verduras e vegetais de cor verde-escuros, como por exemplo escarola, almeirão, couve folha, folhas de amora, folhas de hibisco, broto de feijão cultivado em casa e ração própria para jabutis duas ou três vezes por semana.
Isso porque eles precisam de espaços amplos e bem iluminados. Além disso, não esqueça de proporcionar estímulos mentais. Brinquedos simples, obstáculos e interação regular ajudam a manter a mente do jabuti ativa. E claro, também é preciso ter cuidado com a alimentação, temperatura e muito mais.
Para finalizar, não se esqueça que os jabutis precisam de luz artificial e natural. Também não deixe que andem em superfícies lisas a fim de que não force os membros do pet. Na alimentação, uma vez por dia pode ser oferecidas verduras, duas vezes na semana frutas e uma vez na semana carnes.
Diz que seus jabutis a reconhecem e até demonstram certo afeto, principalmente quando correm (maneira de dizer) para comer em sua mão. Uma interatividade de causar espanto, mas que pode minguar um tantinho com a passagem dos anos.
São necessárias maiores investigações sobre a transmissão direta de Salmonella sp. às crianças, tendo os jabutis-piranga em cativeiro como fonte, e a resistência aos antibióticos tradicionalmente utilizados no seu combate.
De fato esses animais possuem capacidade de hibernar no inverno para poder conservar energia, porém o animal hibernar em um cativeiro é um pouco controverso.
O ideal é que seja uma área aberta, porém com um espaço fechado para que o jabuti se esconda do frio. É recomendado que simule uma toca ou caverna, pois ele se recolhe em locais escuros, fechados e quentes para dormir. Prefere chão de terra, pois pode cavar, mas adapta-se bem em outros pisos.
A dica de hoje é para você que tem um jabuti, você sabia que pode ser ofertado carnes e ovos para o seu animal? É isso mesmo, os jabutis assim como os seres humanos, apresentam uma alimentação onívora, ou seja, grande variedade em verduras, legumes, folhas e fontes de proteína animal.
Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas.
Banho. De vez em quando é bom dar um banho em seu jabuti, principalmente se ele estiver visivelmente sujo, sendo esta a maior indicação. Para isso, pegue uma bacia e encha com pouca água (uns três dedos, dependendo do tamanho do animal) com água fria para morna.
“Ele é capaz de reconhecer o dono, pelo cheiro ou aspecto da pessoa, e também pela maneira com que é tratado por ela. Quando o reconhece, não entra mais no casco a cada aproximação”, diz a veterinária.
PARA BRINCAR, OS JOGADORES SENTAM-SE NO CHÃO, ESTICAM OS BARBANTES E COLOCAM OS JABUTIS PERTO DAS MÃOS. ASSIM, QUE FOR DADA A LARGADA, ELES BALANÇAM OS BARBANTES PARA MOVIMENTAR OS JABUTIS. O VENCEDOR SERÁ QUEM FIZER O JABUTI ALCANÇAR A LINHA DE CHEGADA PRIMEIRO.
Para ganhar a confiança da sua tartaruga, é muito importante que, antes de fazê-la sentir-se bem consigo, fazê-la sentir-se bem no ambiente onde está. Ou seja, deve proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível: uma casa confortável e limpa e uma boa alimentação.
O jabuti come carne, legumes e frutas. Já o cágado, por possuir nadadeira, podem comer crustáceos e camarões, alguns também são carnívoros e outros comem apenas legumes e frutas.
“Apesar das situações adversas, eles podem ficar muito tempo sem comer. Mesmo sem ter um dado cientifico comprovando, eles podem ficar de dois a três anos sem comer.
Alimentação. Os jabutis são onívoros, ou seja, alimentam-se de animais e vegetais. No entanto, como observa o biólogo Taicaram, não se deve provê-los com qualquer alimento. Ração de cachorro, arroz, feijão e outras comidas de humanos, por exemplo, podem ser prejudiciais à saúde do animal.
Criar os jabutis em local aberto com gramado é uma ótima opção, pois a exposição ao sol é fundamental para o seu metabolismo e desenvolvimento, mas nunca deve ser deixado ao sol pleno e quente por muito tempo, pois com o excesso de calor poder morrer rapidamente.
Onde o jabuti fica: solto no jardim ou uma espécie de gaiola? Por mais que possa parecer natural, não é indicado deixar o seu jabuti solto no quintal ou jardim. Temos de lembrar que os répteis são animais ectotérmicos, que regulam sua temperatura corporal com a temperatura do ambiente.
Respeito pelo Bem-Estar: Ao treinar jabutis, é fundamental respeitar o seu bem-estar. Evite situações de estresse ou forçar comportamentos que não se alinham com a sua natureza. O treinamento deve ser positivo, baseado em recompensas e empatia pelo ritmo lento e natural desses animais.