As galinhas híbridas não ficam chocas e produzem uma quantidade maior de ovos. Vamos dar uma olhada em como identificar uma galinha choca e você pode fazer para impedir que ela seja choca.
Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria. Todos os métodos utilizados visam interromper através do medo a secreção dos hormônios responsáveis pela condição do choco.
Aqui no Brasil, a raça de galinha caipira poedeira foi desenvolvida com a finalidade de ser rústica. O que facilita na adaptação de sistemas de criação caseira, como é o caso de uma galinha caipira. A raça carijó, além de ser comum, é adequada para o manejo caipira.
As aves transformam o solo em adubo e proporcionam alimentos saudáveis. Pode não parecer, mas a existência de galinhas no seu quintal pode te proporcionar uma vida mais saudável. Elas, por serem aves onívoras, reciclam restos de comida e resíduos orgânicos do quintal, evitando que os eles vão parar em lixões ou aterros ...
A raça, desenvolvida pela EMBRAPA possui boa adaptabilidade ao território brasileiro e produz ovos em grande quantidade, sendo recomendada, inclusive, para as criações do tipo caipira. Também apresenta como vantagens a boa resistência à criação em piquetes e a doenças.
Cochin - Originária da China, são aves ornamentais por excelência, com grande habilidade para chocar, sendo frequentemente utilizada como chocadeira para outras aves ornamentais.
Quantas vezes por ano a galinha choca? Isso é normal. A Galinha, em média, bota um ovo a cada 25 horas e cerca de 280 ovos por ano. Nem de todos os ovos nascem um pintinho.
Porque a galinha abandona o ninho quando está chocando?
A galinha não consegue manter os ovos quentes (por exemplo, se tiver muitos ovos para chocar e não consegue sentar em cima de todos ou a galinha abandona o ninho porque está a ser atacada por piolhos); 2. O ovo não foi fertilizado.
Após entrar nessa fase ela para a postura de ovos e fica por conta de apenas chocar os que se encontram no ninho. O termo "choca" refere-se ao comportamento da galinha após a postura dos ovos, quando ela se prepara para incubá-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos.
O híbrido é um produto originário de cruzamento entre raças ou linhagens diferentes, mas que pertencem a mesma espécie. As aves híbridas não possuem boa habilidade para retransmitir suas características aos descendentes, ocorrendo perda do potencial genético de produção.
Por exemplo, se o objetivo é a produção de ovos brancos, o produtor deve priorizar as poedeiras leves, e para a produção de ovos vermelhos é melhor escolher aves semipesadas”. As raças de galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas são: New hampshire (vermelho-clara) e a Rhodes Island (vermelho-escura).
As principais linhagens de galinhas poedeiras são a Lohman, Isa, Hy-Line e Hissex. O criador, independente do tipo da linhagem, deve optar pelo tipo de ave a ser criada, para comercializar ovos brancos e vermelhos. As poedeiras leves geram ovos brancos, enquanto as pesadas geram ovos vermelhos.
A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor. Sua plumagem é vermelha escura e sua crista, cor de rosa.
Geralmente, com cerca de 5 ou 6 meses de idade, eles já começam a por ovos. Fazem isso de maneira ideal até 2 anos, quando a produção começa a diminuir gradualmente.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
As galinhas diminuem a produção de ovos no outono e praticamente param de botar ovos no inverno devido, principalmente, ao clima frio. Essas mudanças dizem ao corpo da ave que ela precisa descansar, economizar energia e manter-se aquecida, em vez de continuar a botar ovos.
"Galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos. Portanto, em granjas de galinhas poedeiras, a presença do macho é dispensável", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras: Produção e Comercialização de Ovos.
Qual a raça de galinha que tem a carne mais saborosa?
O destaque do animal está em seu porte e no diferencial do corte. Apesar de reprodutor, a carne se sobressai por ser mais saborosa e com menor teor de colesterol, calorias e gorduras saturadas. A raça de ave Galiema chega a medir cerca de 1 metro quando adulto e pesar 8kg.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.