A Igreja adventista consiste de um movimento cristão protestante, tem raízes judaicas, por seguir de maneira ortodoxa o livro sagrado que os judeus também seguem de uma maneira mais rígida, guardando o sábado também como especificado na Bíblia.
A prática de descansar no sábado, o sétimo dia da semana, é um mandamento no Antigo Testamento. Os batistas, junto com muitas outras denominações cristãs, não consideram necessário guardar o sábado. A seguir é apresentado, de forma simples, as razões bíblicas e teológicas para essa posição.
Na criação, Deus fizera o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou exatamente para dizer que nós também precisamos de descanso para estar com Deus e prestar-lhe culto. No Antigo Testamento se prestava a Deus o culto no sábado por meio do repouso e do descanso.
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico.
Os Batistas do Sétimo Dia são batistas cristãos que observam o sábado do sétimo dia, como um dia santo para Deus. Eles entendem que a observância é um sinal de obediência numa relação de aliança com Deus e não uma condição de salvação.
Quem mudou o dia de guarda do sábado para o domingo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Albergados sob a proteção do inciso VIII do artigo 5º da Constituição Federal , os seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não trabalham aos sábados.
Os batistas do sétimo dia são batistas que observam o sábado, o sétimo dia da semana, como dia santo ao Senhor. Adotam uma teologia batista pactual, baseada no conceito de sociedade regenerada, do batismo consciente de crentes por imersão, do governo congregacional e da base escriturística de opinião e prática.
Referindo-se à Igreja Celta do século XI: "Parecia seguirem um costume, conforme, vestígios na primeira igreja monástica da Irlanda, segundo o qual consideravam o sábado como dia de repouso, no qual descansavam de seu trabalho...
De acordo com os adeptos da religião Adventista do Sétimo Dia, o sábado é o centro da adoração e culto a Deus e fundamentam tal entendimento nos livros de Êxodo 20,8-11, Levítico 23,32 e Deuteronômio 16,6, respectivamente.
Por que a Igreja adventista é considerada uma seita?
Doutrinas. Algumas doutrinas adventistas são distintas e exclusivas da denominação, quando comparadas com outras igrejas cristãs. Elas são consideradas heterodoxas pelos críticos, o que faz com que segmentos pentecostais e alguns protestantes fundamentalistas rotulem os adventistas como uma seita.
Nós, Adventistas do Sétimo Dia, temos como princípio a observância do Sábado porque Deus, ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse em Sua companhia. O Sábado é um lembrete no tempo de que Deus é o nosso Criador.
Para manter o sábado como um dia sagrado, os adventistas se abstêm de trabalho secular. Eles também evitam formas puramente seculares de lazer, como esportes competitivos e programas de TV não-religiosos durante este dia.
Por que as Testemunhas de Jeová não guardam o sábado?
A inviolabilidade do sábado havia sido anunciada no relato da criação, antecedendo a vinda do homem à Terra, como é demonstrado pelo fato de que Deus descansou após os seis períodos ou dias de trabalho criativo, e abençoou o sétimo dia e o santificou.
O velho pacto é a antiga aliança de Moisés, com suas ordenanças, que em Cristo foi abolida (Ef 2:14-15). “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl 2:16-17).
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).