O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
O batismo foi apenas o ritual de iniciação pelo qual foram admitidos na comunhão, da Igreja visível. Simboliza a fé dos seus país nas promessas de Deus quanto aos seus filhos (cf. Pv 22.6; At 2.38; At 16.31) e expressa os termos da aliança que nós e nossos filhos temos com o Senhor (Dt 6.6,7; Ef 6.4).
“Igreja Metodista estabelece em seus documentos (Cânones) que 'o Batismo é sinal vivível da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual nos tornamos participantes da comunhão com o Espírito Santo e herdeiros da vida eterna”. (COLÉGIO EPISCOPAL.
O Sacramento do santo Batismo é o sacramento pelo qual cada pessoa inicia na fé Cristã. \ Os Luteranos ensinam que tanto o batismo como a Santa Ceia transmitem a promessa do Evangelho em palavra visível e atuante.
Qual idade mínima para se batizar na igreja evangélica?
A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
"Batismo Infantil é Bíblico?" - por Augustus Nicodemus
Quem se batizou com 12 anos?
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).
O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo. Mais tarde, a prática de batizar crianças se tornou geral.
A pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo está colocada sob o âmbito da ação do trino Deus. O Batismo nos integra ao corpo de Cristo e a uma Comunidade. Por isto costumamos dizer que a IECLB é o convívio de pessoas batizadas, todas elas chamadas para viverem o seu Batismo.
A Igreja Presbiteriana pratica a aspersão, mas aceita a imersão como forma também válida da ministração batismal. É sem restrição, e com prazer, que recebemos à comunhão da Ceia do Senhor os irmãos em Cristo, que se tomaram membros da Igreja pela submersão no rio, na piscina ou no batistério. 04- Forma batismal.
Por que a Igreja Presbiteriana batiza por aspersão?
Eis as nossas razões para batizar por aspersão: 1- A imersão não está estabelecida como o único modo de batismo no Novo Testamento: não há qualquer referência categórica afirmando ser o modo do batismo a imersão. 2- Batizar não significa somente submergir, mas também molhar, lavar, derramar e aspergir.
Não existe um texto bíblico que negue o batismo às crianças. Contudo, o conhecido texto de Mc 16,16 é, freqüentemente, citado (fora de seu contexto) para este fim.
Católicos, anglicanos, metodistas, presbiterianos e ortodoxos passam a aceitar, de forma oficial e a partir deste sábado, pessoas baptizadas por qualquer uma destas igrejas.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva.
O que acontece com uma criança que não é batizada?
Aqueles que não são batizados não podem entrar no Reino de Deus. No dia do juízo, aqueles que não entram no Reino (Mt 25,34) serão condenados ao inferno (Mt 25,41).
Com fundamento em nossos padrões confessionais, pode-se dizer que os filhos pequenos de pais crentes são batizados com base em que são filhos da aliança e, como tais, são herdeiros das amplíssimas promessas pactuais de Deus, que incluem também a promessa de perdão dos pecados e da dádiva do Espírito Santo para a ...
Perdão dos Pecados: quando somos batizados, Deus nos perdoa os pecados, tanto o original quanto o atual. Salvação: pelo Batismo, recebemos a fé. E é pela fé que somos salvos. “Quem crer e for batizado, será salvo” (Marcos 16.16).
Qual a diferença entre a Igreja Batista e Presbiteriana?
Elas se resumem nos seguintes pontos: 1) Batistas só aceitam o batismo daqueles que professam fé em Cristo e anelam por uma igreja composta por pessoas regeneradas, ao passo que presbiterianos batizam tanto crentes como os filhos de crentes ainda infantes, os quais são contados como membros da igreja.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38).
O batismo normalmente é ministrado por um sacerdote validamente ordenado, mas em algumas ocasiões, até mesmo um pagão pode batizar. Saiba quais são essas situações extraordinárias e aprenda como batizar uma pessoa em caso de extrema necessidade. Lembre-se, o batismo é a porta de entrada da salvação.