A página oficial da igreja informa que a mesma possuía, em 2020, 59 distritos, 529 paróquias, 1.937 igrejas congregações, 933 pastores e 245.097 membros.
Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.
Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.
Bíblia, Credos Antigos, Catecismos Menor e Maior e Confissão de Augsburgo, portanto, são os documentos normativos da IECLB, que nos integram na grande família luterana.
AULA | O Declínio do CRISTIANISMO na EUROPA e suas Lições para o BRASIL | Rev. Jônatas Bragatto
Quem é Jesus para os luteranos?
Para Lutero a fé em Cristo Jesus o libertou da morte para a vida, da escravidão do pecado para a vivência na família de Deus. A fé em Cristo o fez renascer. A fé em Cristo o tornou nova criatura. A fé no Cristo crucificado e ressurreto o libertou da culpa, do egoísmo e o levou a servir ao próximo.
Qual é a diferença da Igreja Católica para Igreja Luterana?
Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.
A Igreja Luterana é restrita no número de santos? De acordo com alguns padrões, até parece ser. Há outras denominações cristãs que têm ao menos um santo (ou mais) para cada dia do ano.
Estabeleceu-se por meio das críticas de Lutero à corrupção da Igreja Católica e das discordâncias de doutrina entre os dois lados. O luteranismo se estabeleceu como uma doutrina que defende que a salvação é garantida mediante a justificação pela fé — a ideia de que apenas a fé é necessária para salvar uma pessoa.
Na Região Norte, o luteranismo é mais forte no estado de Rondônia, onde foi apresentado em 23 de julho de 1970 pelo Pastor Joachim Maruhn. Atualmente, estima-se que exista entre 1 e 1,5 milhões de luteranos no Brasil, conforme aponta distribuição na tabela ao lado.
- Os luteranos ensinam que Deus é triúno, isto é, um Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; - que estas três pessoas são iguais; que ignorar ou negar um, é rejeitar a todos; - que ele é Criador, Redentor e Santificador. Veja: Dt 6.4; Mt 28.19; Jo 5.23; 1 Jo 2.23; Gn 1.1; Jó 12.13; Jo 1.3; Rm 15.13.
Lutero afirma que o fiel deve orar para Maria de forma que Deus possa conceder e realizar, através da vontade dela, o que pedimos. Mas, afirma ele, a graça é obra unicamente de Deus. Alguns interpretam sua obra sobre o Magnificat como uma súplica pessoal a Maria, mas não como um pedido de mediação na forma de oração.
A primeira congregação luterana fundada oficialmente no Brasil foi estabilizada apenas no dia 3 de maio de 1824, na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tendo o reverendo Friedrich Osvald Sauerbronn sido o primeiro pastor luterano em terras brasileiras.
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
Com base nessa posição de Martinho Lutero, os luteranos desenvolveram uma fórmula litúrgica para o ritual de confissão privada e absolvição, mencionada na Confissão de Augsburgo no artigo XI e posteriormente acrescentada ao Catecismo Menor em 1531.
A Eucaristia no Luteranismo (também chamado de Missa, o Sacramento do Altar, a Ceia do Senhor, a Mesa do Senhor, a Sagrada Comunhão, o partir do Pão e o Santíssimo Sacramento) refere-se a memória litúrgica da última ceia.
Seguindo este pressuposto, a Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo (= mandamento divino), oferecem perdão e salvação (= promessa da graça) e são perceptíveis na forma de água, pão e fruto da videira (= elemento visível).
Líder do luteranismo, Martinho Lutero, foi um monge que questionava a corrupção do clero e algumas práticas da Igreja Católica, em especial as indulgências.
Por esta razão evangélica, Lutero podia também destacar que Deus fez Jesus "o pior pecador de todo mundo", mesmo que ele também reconhecesse que o irrepreensível, justo Cristo não cometeu nenhum pecado por si mesmo.
A Bíblia Luther Foi publicada em setembro de 1522, seis meses após ele ter retornado a Wittenberg. Na opinião do teólogo do século XIX, Philip Schaff: Os mais ricos frutos do trabalho de Lutero em Wartburg, e também o mais importante e útil trabalho de toda sua vida, é a tradução do Novo Testamento.
Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.