Classe A: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo alto; Classe B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário; Classe C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.
Os resíduos do Grupo A, denominados Resí- duos Infectantes, são resíduos sólidos ou líquidos com a possível presença de agentes biológicos, tais como: bactéria, fungo, vírus, micoplasma, príon, parasita, toxina e linha- gens celulares.
Os produtos classificados na curva A, como mencionado, são os que possuem maior valor para empresa. Onde a fórmula 80-20 é utilizada para fazer a seleção, a qual considera 20% do valor final dos produtos que atendem a 80% das vendas no total.
Grupo B: resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia.
Grupo “A”: grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV; Justificativa: A inclusão no texto da Res.
O grupo A (alta tensão) é composto por UCs (unidades consumidoras) que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição. Geralmente se enquadram neste grupo as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.
Em resumo, podemos dizer que no grupo A (alta tensão), nos seus seis subgrupos, estão enquadradas as indústrias e estabelecimentos comerciais de médio e grande porte. Já no grupo B (baixa tensão), estão as residências e pequenos comércios.
A Curva A é responsável por identificar os produtos de maior importância para sua empresa ou comércio, e sua elaboração baseia-se na fórmula 80-20. Como? Seleciona-se 20% do total de produtos que, juntos, representam 80% do total das vendas.
A Curva ABC classifica os produtos em três tipos: Produtos A: representam até 80% do seu faturamento. Produtos B: responsáveis por até 15% do seu faturamento. Produtos C: correspondem por até 5% do faturamento.
Os itens são divididos em: Classe A: cerca de 20% dos itens que correspondem a aproximadamente a 80% do faturamento; Classe B: cerca de 30% dos itens que correspondem a aproximadamente a 15% do faturamento; Classe C: cerca de 50% dos itens que correspondem a aproximadamente a 5% do faturamento.
Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...
Após o tratamento, devem ser acondicionados da seguinte forma: Se não houver descaracterização física das estruturas, devem ser acondicionados em sacos plásticos, brancos leitosos.
Os clientes do grupo A recebem energia da concessionária com uma potência maior, em tensão igual ou superior a 2,3 quilovolts (kV), tendo maior complexidade técnica e algumas diferenças no faturamento.
O que é consumidor do Grupo B? O consumidor do Grupo B é aquele atendido em baixa tensão (inferior a 2,3 kV) e, geralmente, com tarifa monômia. Na tarifa monômia, a cobrança é baseada exclusivamente no consumo de energia elétrica ativa, sem considerar a demanda de potência separadamente.
O “Fio B” está relacionado a todos os custos da utilização da infraestrutura da rede de distribuição da concessionária local até às nossas residências, comércios e etc. Este é calculado pela ANEEL com base nos custos da concessionária.
Grupo B. Agora que já falamos do Grupo A, o Grupo tarifário B fica muito mais simples: são os consumidores de baixa tensão (até 2300 V), ou seja, residências, comércios, pequenas propriedades rurais e indústrias pequenas.
Subgrupos. No grupo A, existem outras classificações: os subgrupos A1, A2 e A3, que formam os consumidores de alta tensão. E, os subgrupos A3a e A4, sendo os consumidores de média tensão. Por fim, existe o subgrupo AS, formado pelos consumidores com sistema subterrâneo de distribuição.
Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.