De acordo com o artigo 5º da RDC nº 390/2020, todos os laboratórios analíticos prestadores de serviço que realizam ensaios de controle de qualidade em lotes de produtos acabados devem estar habilitados na Reblas nos escopos correspondentes às respectivas categorias de produtos analisados.
A Reblas foi criada pela Agência em 1999 para prestar serviços laboratoriais referentes a produtos sob vigilância sanitária, conforme os princípios de gestão da qualidade de análise e de boas práticas de laboratório. A rede é composta por laboratórios analíticos públicos ou privados.
Siga na leitura deste texto para conhecer oito diferentes tipos de laboratório e entender sobre as principais características e funções de cada um deles.
A nova norma é a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 786/2023, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quarta-feira (10/5). A resolução entrará em vigor em 1º de agosto deste ano, mas os estabelecimentos terão até 180 dias para se adequarem às regras atualizadas.
A NR-32 aplica-se aos ambulatórios médicos e odontológicos, clínicas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, etc, não sendo aplicável a serviços de saúde animal.
São 8 os setores do laboratórios de análises clínicas da área técnica: bioquímica, endocrinologia, hematologia, imunologia, micologia, microbiologia, parasitologia e uroanálise.
O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais.
Quais são os laboratórios de genéricos mais confiáveis?
Campeã do Top of Mind pelo sétimo ano consecutivo, Medley é a maior vencedora da categoria Medicamento Genérico, seguida por EMS (quatro vitórias), Neo Química (três) e Cimed, que agora tem uma.
RDC 512/2021 - Boas Práticas para Laboratórios de Controle de Qualidade. Portaria de Consolidação 04/2017 (Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde) – Anexo II: Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).
Certificações e acreditações são sinais de que o laboratório segue padrões de qualidade e segurança rigorosos. Verifique se o laboratório é acreditado por órgãos reguladores reconhecidos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou outras entidades de certificação.
A sigla RBC significa Rede Brasileira de Calibração, cujo selo garante que a calibração aconteceu em um dos laboratórios acreditados que integram esta cadeia.
O piso de um laboratório deve ser, obrigatoriamente, impermeável! Aqui é importante ter em mente que, por se tratar de um laboratório, inevitavelmente irão escorrer líquidos no piso. Ou seja, torna-se importante aqui que o piso seja impermeável.
Com mais de 55 anos de história, a EMS, o maior laboratório farmacêutico no Brasil, está preparada para continuar cuidando das pessoas que querem viver cada vez mais e melhor. Com posts semanais, o Blog Mais Saúde traz dicas e informações sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis.
Por fim, o exame de RM de próstata , apresenta o valor mais alto do país, de R$566,25, enquanto a média nacional é de R$504,34. Outro dado constatado pelo mesmo levantamento é a diminuição entre os anos de 2022 e 2023 de 15,7% no número de exames de PSA realizados em todo o país.
O Laboratório de Análises Químicas, Microbiológicas e Controle Industrial (LACI) tem o orgulho de anunciar que foi reconhecido como melhor laboratório do ano de 2023-2024.
A NR 32 prevê a proibição do uso de adornos pelos trabalhadores, principalmente aqueles que mantêm contato com agentes biológicos e considera como adornos alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
O que é a NR 32? A NR32, isto é, a norma regulamentadora NR 32 é um conjunto de medidas protetivas voltadas para a segurança de todas as pessoas que se encontram em um ambiente clínico ou hospitalar. Ou seja, ela serve tanto para colaboradores como para pacientes e acompanhantes em um consultório.
a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas.