As 16 marcas de café impróprias para consumo são Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha.
Mas são proibidos os chamados elementos estranhos, que são grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão.
As piores avaliações foram dadas às marcas Serrano (PE), Lagobom (PR), Paranaense (PR), Sansão (PR), Castro (PR), Meu Café (TO), Córrego do Ouro (GO), Bule Nobre (GO), Café de Minas (MG), Ouro Minas (MG), Aroma Premium (MT), Casão (MT) e Made in Brazil (MT).
As 16 marcas de café impróprias para consumo são Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha.
Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda dos azeites de oliva extra virgem 0,5% de acidez das marcas Serrano e Cordilheira no Brasil. Todos os lotes das duas marcas tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos no país.
Quais são as marcas de café reprovadas pela Anvisa?
A reportagem não conseguiu contato com as seguintes marcas: Bule Nobre, Córrego do Ouro, Sansão, Café Castro, Meu Café, Ouro de Minas, Aroma Premium, Sultão e Aladdin.
Os grãos produzidos pela Ipanema Agrícola, na Fazenda Rio Verde, em Conceição do Rio Verde (MG), e pelo Grupo Orfeu, na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), foram os vencedores do Cup of Excellence Brazil 2023, principal concurso de qualidade no mundo.
Conclusão. As melhores marcas de café do mercado entre todas as testadas e avaliadas são Orfeu (com muitos prêmios e qualidade excelente); Dutra (pela responsabilidade ambiental e oferta de cafés diferenciados) e Baggio (especialista em cafés aromatizados).
Qual a marca de café que está imprópria para consumo?
Ouro Minas: Lote 05/06/2024 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal, e era vendido em Minas Gerais. Aroma Premium: Lote LOT0185 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal, e era vendido em Mato Grosso.
Quais marcas de café foram reprovadas pelo Ministério da Agricultura?
Não foram encontrados os contatos de Café Dona Filinha, Café Ivaiporã, Café Serra do Brasil, Café Cambeense e Café Góes Tradicional a vácuo. A marca Café do Norte já tinha sido citada entre as que tiveram produtos reprovados em julho, quando o ministério listou 24 lotes de café impróprio.
Com a intenção de manter o monopólio na produção, o governo do Império Otomano proibiu a venda e exportação do café do Iêmen, à época sob o seu controle.
Por ter menor quantidade de cafeína que a versão regular, o café descafeinado é uma boa opção mais segura para mulheres grávidas e para pessoas com ansiedade, estresse ou com insônia, por exemplo.