Quais medicamentos Posso declarar no Imposto de Renda?
Medicamentos não são considerados despesas dedutíveis no Imposto de Renda. Exceto caso façam parte de um tratamento hospitalar comprovado por notas fiscais e laudos médicos. Se precisar, consulte um contador ou profissional especializado para obter orientações específicas com base na sua situação pessoal.
Pode declarar compra de medicamentos no Imposto de Renda?
Pelas regras atuais, os medicamentos comprados na farmácia não podem ser deduzidos do IR, a dedução pode ser feita apenas para remédios incluídos na conta de uma internação hospitalar.
Próteses e aparelhos dentários; Próteses e aparelhos ortopédicos; Exames laboratoriais e radiológicos; Procedimentos estéticos realizados por médicos em ambientes médicos.
✅ IRPF 2022 | DESPESAS COM MEDICAMENTOS | POSSO DECLARAR?
O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2024?
Alguns gastos relacionados à educação, saúde e doações, por exemplo, podem ser deduzidos no Imposto de Renda, ajudando a diminuir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição.
Também podem ser declarados sob o código 99 (Outros) as despesas registradas no livro-caixa em decorrência do exercício da atividade não assalariada (autônoma), desde que essenciais para a realização do trabalho, como aluguel, conta de água, luz, telefone e outros.
É importante frisar que gastos com medicamentos e farmácias não são dedutíveis". A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser feita até o dia 31 de maio. Até lá, a Rádio Nacional e a Radioagência Nacional respondem às suas questões no Tira-Dúvidas do IR 2024.
Quem paga aluguel pode deduzir no Imposto de Renda 2024?
Como declarar aluguel pago
O inquilino não pode deduzir o gasto com aluguel do Imposto de Renda, mas é obrigada a informar que pagou, sob pena de ter que pagar multa. O objetivo é poder cruzar os dados com o locador do imóvel, que deve recolher o imposto se estiver acima do limite de dedução.
Gastos com óculos e lentes de contato não são dedutíveis. Já a despesa com colocação de lente intraocular em cirurgia de catarata pode ser considerada despesa médica. Porém, para ser deduzido, o valor referente à lente deverá integrar a conta emitida pelo médico ou hospital.
Quais medicamentos precisam de retenção de receita?
No Brasil, existem centenas de medicamentos que só podem ser vendidos mediante retenção de receita. Entre os que têm tarja preta, os mais comuns são os ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos. Já no grupo de medicamentos de tarja vermelha com retenção de receita estão, principalmente, os antibióticos.
Para quem tem imposto de renda a pagar, uma boa opção é utilizar a previdência privada para reduzir o valor a ser pago. De acordo com as regras da Receita Federal, é possível ter um desconto de até 12% do imposto devido. Porém, é preciso atenção na hora da contratação do fundo e na hora da declaração.
Como declarar gastos com saúde no Imposto de Renda? As despesas médicas dedutíveis podem ser incluídas na ficha “Pagamentos e doações efetuados”, no campo “Despesas com saúde”.
Como declarar gastos com medicamentos no Imposto de Renda?
As despesas médicas devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados”, disponível em “Fichas da Declaração” no menu à esquerda no programa do Imposto de Renda para computador.
Sim. São passíveis de dedução os gastos com despesas médicas que o contribuinte faz em benefício de seus alimentandos e dependentes. Basta informar de maneira correta e ter os comprovantes das despesas. Importante ressaltar que apenas os dependentes legais podem ter suas despesas declaradas e são abatidas do IR.
A resposta é não, a menos que você seja locador de uma casa ou apartamento e pague o imposto sobre o imóvel. No caso do tributo sobre veículos, a regra diz que não é possível inserir esse gastos no IR 2024.
Segundo Bianca Xavier, advogada tributarista e professora na FGV-Rio, quando um locador recebe aluguel, o valor do IPTU pago pelo imóvel alugado pode ser abatido do montante a ser declarado.
A Receita Federal permite dedução de despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Legalmente, uma despesa dedutível é aquela em que o valor pode ser reduzido dos rendimentos, diminuindo a base de cálculo e o imposto devido.
É permitida a distribuição de medicamentos que contenham substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a CONTROLE ESPECIAL) e "C4" (anti-retrovirais) em suas embalagens originais, exclusivamente aos profissionais médicos, que assinarão o comprovante de distribuição emitido pelo fabricante.
É possível retirar medicamentos com o xerox da receita? Cópias de receitas não têm validade para retirar medicamentos. A lei determina que a dispensação é única. Por isso, a compra de todo medicamento de controle especial deve ser feita com receita original, que será retida pela farmácia.
Se a receita estiver acompanhada de justificativa assinada e datada pelo prescritor, em duas vias, com diagnóstico ou CID da doença, poderão ser dispensadas as duas caixas; caso não esteja acompanhada desta justificativa, somente uma caixa com 3 ampolas poderá ser dispensada.