O mês mais chuvoso em Santa Catarina é setembro, com média de 89 milímetros de precipitação de chuva. O período sem chuva do ano dura 3,8 meses, de 20 de novembro a 15 de março. O mês menos chuvoso em Santa Catarina é dezembro, com média de 9 milímetros de precipitação de chuva.
Para os meses de abril e maio, os indicativos são chuva mais significativa, com valores acima da média especialmente no último mês. O fenômeno El Niño deve causar mais nebulosidade durante o trimestre em SC.
As regiões onde geralmente há maior volume de chuvas em Santa Catarina estão localizadas principalmente na faixa litorânea e nas áreas de serra próximas ao litoral. Assim, cidades como Joinville, Itajaí, Blumenau, Palhoça e Florianópolis são conhecidas por registrarem altos índices pluviométricos ao longo do ano.
Por ser um período tão popular, é normal encontrar preços mais elevados e atrações mais cheias! Ainda assim, se o intuito da sua viagem é aproveitar as praias da capital catarinense, não restam dúvidas de quando ir a Florianópolis: os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são os melhores para sua viagem!
Neste ano de 2024, a previsão para a primavera é de temperatura acima da média climatológica em SC. No início da estação ainda podem ocorrer episódios de frio, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada, principalmente nas áreas altas do Planalto Sul.
Mais de 20 cidades são afetadas pelas chuvas em Santa Catarina
Como será o verão 2024 no SC?
O verão foi marcado por chuva mal distribuída em boa parte de SC, concentrada em alguns dias no período da estação. Considerando os meses de janeiro-fevereiro-março, os totais de precipitação ficaram entre próximos e acima da média nas áreas do oeste aos planaltos.
A previsão do tempo indica que todas as regiões vão apresentar temperaturas elevadas durante a primavera, o que pode originar ondas de calor intensas e prolongadas. Para o Norte e Nordeste, por exemplo, o número pode ficar entre 1ºC e 3ºC acima da média.
O período chuvoso do ano dura 8,2 meses, de 15 de março a 20 de novembro, com precipitação de chuva de 31 dias contínuos mínima de 13 milímetros. O mês mais chuvoso em Santa Catarina é setembro, com média de 89 milímetros de precipitação de chuva.
Eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e os episódios de neve devem ficar para o inverno, que começa no dia 20 de junho.
"A posição geográfica distante da encosta da Serra Geral é que faz a diferença", explica. Laguna e o Cabo de Santa Marta estão localizados em uma região de Santa Catarina com menor índice pluviométrico anual.
Também localizada na Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é uma cidade onde as temperaturas frequentemente ficam abaixo de 0ºC no inverno. A combinação do frio intenso e de suas belas paisagens faz da cidade um destino muito procurado para quem curte o frio.
Um dos principais motivos é a onda de calor sobre o Centro-Oeste e o Sudeste. Esse sistema está bloqueando o avanço das frentes frias que surgem no Sul e no leste da Argentina na atmosfera, mantendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina suscetíveis às áreas de instabilidade responsáveis por tanta chuva.
Pergunte a qualquer morador do litoral de Santa Catarina, e a resposta será unânime: o momento ideal para curtir as praias catarinenses é no comecinho do outono — entre meados de março e abril (eu também arriscaria maio).
Janeiro é o mês mais chuvoso em Florianópolis, com média de 150mm, seguido de perto de Fevereiro. Quando começa o calor em Florianópolis? Entre outubro e novembro, as temperaturas já começam a se elevar em Florianópolis, sendo uma época perfeita para conhecer as praias da região.
Já consolidada em Santa Catarina, a temporada de verão é responsável não só pelo aumento de visitantes no estado, mas também por um maior giro na economia local e pela popularização das belezas catarinenses.
A expectativa é que as chuvas fiquem acima da média em alguns pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia e Rio Grande do Sul. Também espera-se o retorno gradual das chuvas nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O município de São Joaquim registrou a primeira neve de 2024 em Santa Catarina. O fenômeno mais aguardado pelos turistas e moradores da Serra ocorreu na noite dessa sexta-feira (9/8).
O calor vai predominar, mas ainda poderemos ter episódios de frio esporádicos, principalmente na Serra, onde as temperaturas podem cair bastante, com risco de geada. Após um inverno marcado pelo tempo mais seco, principalmente entre agosto e setembro, a chuva retorna na Primavera.
O outono é considerado como a melhor época para viajar às cidades catarinense, em especial em março ou abril, pois as temperaturas estão muito agradáveis.
Qual a cidade mais quente do estado de Santa Catarina?
As localidades mais quentes do estado estão localizadas nas regiões do litoral sul, Vale do Itajaí e extremo oeste. Isso porque nesta está a cidade tida como a mais quente de Santa Catarina, Itapiranga.
As temperaturas máximas passam dos 35 º C no Oeste, litoral, e áreas próximas. No Extremo Oeste e em áreas entre o Vale do Itajaí e a região Norte, as máximas se aproximam dos 38°C.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
Quantos graus vai fazer no inverno de 2024 no Brasil?
Anomalias positivas mais intensas deverão ocorrer entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Norte, mas principalmente sobre o Centro-Oeste, onde o modelo prevê uma ampla região de temperaturas 2 a 3°C acima da média, com algumas áreas podendo registrar temperaturas 3 a 4°C acima da média, especialmente nos ...