O cardã é o sistema de transmissão secundária utilizado nas Honda GL 1800 Gold Wing e, no passado, nas Shadow 750, VFR 1200C e Crosstourer. É um sistema campeão em confiabilidade e robustez, que exige manutenção mínima, porém acarreta a maior perda de energia entre os três sistemas.
A BMW Motorrad utiliza regularmente a transmissão por cardã para os motores “boxer” bicilíndricos e os modelos da série K. O cardã é uma transmissão secundária, entre a caixa de velocidades e a roda traseira e caracteriza-se por uma longa vida útil e por um excelente desempenho.
O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
Assim como a transmissão por corrente, ou por correia, o eixo cardã é responsável por transmitir o movimento do giro do motor para a roda traseira da motocicleta. Um processo semelhante ao de um automóvel com tração no eixo traseiro, como o Chevrolet Opala.
Mesmo com toda essa preferência, a Honda tem como política o constante aperfeiçoamento de seus produtos, e assim a PCX em 2022 ganhou não apenas um motor mais potente como um importante aperfeiçoamento: o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, mais conhecido como controle de tração.
CORRENTE vs CARDÃ: QUAL A MELHOR? (FUNCIONAMENTO EIXO CARDÃ PARA MOTO)
Como é o câmbio da Biz 125?
Outro tipo de câmbio oferecido pela Honda é o que equipa as popularíssimas Biz 110i e 125: trata-se de um câmbio semiautomático, de fato um câmbio convencional dotado de embreagem centrífuga automática, solução genial e ao mesmo tempo simples, que dispensa a alavanca de embreagem e simplifica a pilotagem sem elevar a ...
A correia de transmissão nas scooters que utilizam câmbio do tipo CVT, como o Honda PCX, é fundamental. Esse componente leva o movimento do motor para o sistema de embreagem que impulsiona a roda traseira. Ou seja, se a correia se romper sua scooter não consegue andar.
O cardã é o sistema de transmissão secundária utilizado nas Honda GL 1800 Gold Wing e, no passado, nas Shadow 750, VFR 1200C e Crosstourer. É um sistema campeão em confiabilidade e robustez, que exige manutenção mínima, porém acarreta a maior perda de energia entre os três sistemas.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
A transmissão final por eixo cardan utilizada nas motocicletas proporciona um certo conforto, quando comparado ao sistema de corrente, coroa e pinhão. É mais robusto, mas também tem possibilidade de quebrar.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
A nova BMW R 1250 GS foi eleita a melhor motocicleta aventureira do Brasil na premiação "Moto do Ano 2020", da revista Duas Rodas, em cerimônia no dia 13/11, em São Paulo.
BMW Motorrad é uma subsidiária do Grupo BMW que se dedica a produção de motos. No início do século 20, era uma fabricante de motores de aeronaves e foi por meio da 1° Guerra Mundial que surgiu a primeira motocicleta BMW, denominada R32, em 1923.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Quando trabalham em ângulos muito acentuados ou há torque em excesso aplicado ao cardan, pode ocorrer a torção do tubo, resultando em ruído e vibração ou, até mesmo, a ruptura do eixo cardan.
Que tipo de moto não precisa de carteira de habilitação? Os veículos ciclomotores, também chamados de “cinquentinha”, requerem a obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
O motor está atrelado a um sistema de transmissão CVT do tipo V-MATIC. Outra novidade importante da última geração da Honda PCX lançada no Brasil é o controle de tração.
O PCX, por exemplo, atinge 120 km/h, porém com o desgaste do conjunto, sua velocidade máxima diminui para 110 km/h e depois se limita a 100 km/h. Segundo o mecânico esse é um típico sintoma do desgaste das polias dianteiras que já estão “marcadas”.
Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.