Quais obstáculos as pessoas surdas ainda enfrentam em nossa sociedade?
O preconceito e a inacessibilidade pública são dois pontos centrais e responsáveis por dificultar o dia a dia das pessoas surdas. Ainda existem pessoas que discriminam o surdo, que enxergam a deficiência como exceção, condição a ser superada ou corrigida, e não como diversidade e valorização do respeito às diferenças.
A comunidade surda é minoria linguística e cultural que sofre marginalização em grande parte dos serviços públicos. Na área da saúde, por exemplo, enfrentam grandes obstáculos referentes à acessibilidade ao SUS, principalmente pela barreira comunicativa e a difícil inclusão destes na sociedade ouvinte.
Quais as maiores dificuldades que as pessoas surdas enfrentam?
A principal dificuldade dos surdos é a comunicação, sendo ela crucial para o desenvolvimento humano como ser social e intelectual, a pessoa com surdez sofre devido a problemas na comunicação, não conseguindo ao menos acesso à uma boa educação.
Quais os desafios enfrentados pela comunidade surda?
Além da limitação comunicacional, os surdos também apresentam dificuldades ao aprender a língua portuguesa, acarretando privações educacionais, cognitivas e socioculturais, o que pode levar, consequentemente, ao isolamento do indivíduo 11.
Dentre eles, estão: a falta de preparo dos profissionais da saúde para atender um paciente surdo e suas consequências; a falta de intérpretes de LS e os problemas relacionados a este serviço; a falta de acesso aos serviços e informações relativas à prevenção de doenças; e as preferências comunicacionais das pessoas ...
LIBRAS PARA TODOS - DIFICULDADES DAS PESSOAS SURDAS NO DIA A DIA
Quais as dificuldades enfrentadas ainda hoje para a educação de surdos?
Hoje, uma das maiores demandas que a escola recebe são alunos surdos ou com deficiência auditiva (Michels, 2011). A comunidade surda sofre com o preconceito e com desafios de inclusão há um perdurável tempo, passando por inconstantes nuances governamentais e educacionais para se ter exíguo reconhecimento e aceitação.
Os surdos, por ser estigmatizados como deficientes usuários de uma língua de categoria inferior, uma linguagem, por sua vez também deficiente, são tratados no espaço institucional como tal. O problema não está nos alunos, mas na carência de qualidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Como ele é visto pela sociedade? O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
Quais as principais limitações de pessoas com deficiência auditiva?
Leve: existe dificuldade em compreender a fala humana. Moderada e Severa: há a necessidade do uso de aparelho ou prótese auditiva e, em alguns casos, torna-se necessário o uso da língua de sinais. Profunda: torna-se necessário o uso de técnicas de leitura labial e de língua de sinais para a comunicação.
Quais os grandes desafios da educação de surdos na atualidade?
Na perspectiva dos sujeitos entrevistados, os principais desafios para a formação educacional de pessoas surdas no Brasil são: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica; a formação docente; a inclusão social e laboral dos surdos e o despreparo ...
Qual seria o principal problema que os surdos enfrentam na escola?
Um dos principais desafios da inclusão dos alunos surdos no contexto escolar é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas disciplinas escolar desde a alfabetização até a formação do docente.
Algumas das principais dificuldades encontradas para o uso da língua de sinais são: Resistência no hábito dos pais não surdos da criança surda em utilizar linguagem oral e a natural dificuldade no aprendizado, em idade adulta, de uma língua, especificamente, da língua de sinais.
Por que os surdos geralmente apresentam dificuldades de falar?
Segundo Valentini e Bisol, para aprender, as pessoas surdas constroem um sistema que não mais representa a primeira língua, ou seja, a língua de sinais, mas também não representa a língua alvo, ou seja, o português escrito; por esse motivo, muitas vezes encontramos os textos das pessoas surdas com uma estrutura de ...
– a surdez de cóclea ou nervo auditivo é desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores.
O que falta para que realmente aconteça a inclusão do surdo?
A inclusão consiste em comunicação e interação, mas para surdos e deficientes auditivos a inclusão pode ser percebida como um problema devido à falta de comunicação relevante. A comunicação é um processo bidirecional com o objetivo de incluir todos os participantes de uma sociedade, comunidade ou classe.
O preconceito e a inacessibilidade pública são dois pontos centrais e responsáveis por dificultar o dia a dia das pessoas surdas. Ainda existem pessoas que discriminam o surdo, que enxergam a deficiência como exceção, condição a ser superada ou corrigida, e não como diversidade e valorização do respeito às diferenças.
Quais as dificuldades que um deficiente auditivo enfrenta na escola?
Como exemplo podemos citar grandes problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva no meio escolar, como a dificuldade do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas e a falta de metodologias de ensino adequadas para realidade destes alunos.
Que modo a sociedade atual deve tratar uma pessoa com surdez?
Diante da situação exposta no vídeo, a resposta para a pergunta de Renato sobre como a sociedade atual deve tratar uma pessoa com surdez seria que a sociedade deverá agir com respeito e igualdade, oferecendo-lhes as mesmas oportunidades e direitos que as pessoas ouvintes.
O processo de inclusão de surdos na sociedade ainda está longe de se tornar o ideal, o engajamento com a causa, seja de familiares, colegas de trabalho e sociedade em geral ainda são muito limitados, principalmente porque é visto como uma deficiência limitadora.
Visualidade: a vivência surda é muito visual. A visão é possivelmente o principal sentido de contato com o mundo, de apreensão e significação das informações. Na visualidade se centram, certamente, a maior parte das alternativas planejadas para a pessoa surda, como se observará mais adiante.
As pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais. Porém, entre elas, há diferenças quanto à visão da surdez e delas mesmas nesse contexto. Dito de outro modo, sujeitos inseridos na realidade da surdez apresentam identidades heterogêneas.
De acordo com a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos do mundo todo têm problemas de alfabetização e baixa escolaridade, pois dependem da língua de sinais para se comunicar e obter informação. A baixa escolaridade da comunidade surda também dificulta seu ingresso no mercado de trabalho.
Existem, em todo o mundo, alguns movimentos sociais pela valorização da surdez… Agora entendida como diferença e não somente uma deficiência, uma condição patológica, um déficit sensorial, uma falta, uma incompletude.