Vem ver com a gente as marcas que mandaram bem na criação das suas logos!
Mc Donald's. Ronald McDonald fundou uma das maiores redes de fast food do mundo, o McDonald's, nos anos 40, estando ela, hoje, espalhada por todo o mundo.
Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.
É aquele símbolo, palavra ou figura que instantaneamente lembra às pessoas da marca e da atuação de um empreendimento. Ao longo da história, algumas logos se tornaram marcantes e carregam consigo bilhões de dólares em valor de mercado.
1. Symantec (Marca e Aquisição) – $ 1.280.000.000 (1280 milhões Dólares – 1056 milhões Euros) A Symantec pagou até $ 1.280.000.000 pelo logo e branding que estão a utilizar atualmente!
Quando surgiu o primeiro logotipo? Desde antes de meados do século XIX, a empresa colocava um triângulo vermelho em suas garrafas de Pale Ale e, em 1876, transformou-se na primeira marca em registrar seu logo, graças à aparição da Trade Marks Registration Act, que surgiu precisamente naquele ano.
Embora existam várias marcas que disputam o feito de terem sido as primeiras a registrar um logo, por volta do século XIX, o caso mais paradigmático é o de Bass Brewery, uma popular marca inglesa de cervejas.
Um design de logo moderno sempre adota elementos simbólicos. Este ano, são as formas clássicas que estão em alta na criação de logomarcas. Mentalize emblemas como resultado final ao usar este estilo de design, mas nada muito monárquico ou exagerado.
Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras).
Um logotipo monograma, também conhecido como logotipo de letras para uma marca, é um símbolo baseado nas iniciais do nome de uma pessoa ou de uma empresa.
Como se chama a pessoa que faz logo? O designer gráfico é quem cria toda a parte visual de um material de divulgação. Ele produz logotipo, imagens, textos, diagramações, animações e infográficos que busca transformar uma ideia em algo visual e chamativo.
O designer gráfico é o profissional que cria elementos visuais, como logotipos, layouts, e imagens, para comunicar mensagens de forma atraente e eficaz, seja em mídia impressa ou digital.
O primeiro logótipo esteve em uso de 2005 a 2011 e consistia no nome YouTube escrito no tipo de letra Alternate Gothic, onde a parte “You” estava escrita em preto e a parte “Tube” estava escrita em branco, dentro de uma caixa retangular vermelha, a simular uma televisão (esta caixa tinha um aspeto tridimensional).
O primeiro logotipo da Google surgiu em 1997 e pertencia à versão beta do motor de busca. Era um logotipo muito simples e parecia saído do WordArt do Microsoft Word. Já nesta primeira versão podíamos identificar as principais cores da marca, que se mantêm até hoje.
No dia 8 de maio, era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.
Carolyn Davidson criou o logo da Nike em 1975, por $ 35. Alguns anos depois, a Nike também cedeu 500 opções de ações para Carolyn, que atualmente valem mais de $ 600 mil. Mesmo tendo passado por algumas modificações ao longo dos anos, o conceito original sempre foi mantido.
Pode parecer até piada, mas a verdade é que, o logo da Nike, custou nada mais que 35 dólares. Talvez você já conheça essa história, que a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh.
Afinal quanto custa um logo? O custo de um logo pode variar entre R$ 100 e até mais de R$ 2.000 de acordo com a complexidade do seu projeto, profissional ou plataforma escolhida, vale lembrar que quanto mais alto o valor, maior a experiência e complexidade aplicada no trabalho.
O “Cavallino Rampante”, é o famoso símbolo da Ferrari, um cavalo negro sobre um fundo amarelo, normalmente com as letras S F de Scuderia Ferrari. Originalmente o cavalo era o símbolo do conde Francesco Baracca, um lendário ás da Força Aérea Italiana, que o pintava na parte lateral dos seus aviões.
O cavalo empinando da Ferrari teve origem no símbolo que um piloto da força aérea italiana, Francesco Baracca, usava no seu avião. Este símbolo foi recuperado por Enzo Ferrari, a pedido da mãe do piloto, com o argumento de que traria sorte à marca.