O que é endomarketing e seus principais fundamentos?
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.
Quais são as 5 etapas para implantação de um programa de endomarketing?
Como implementar o endomarketing: passo a passo
Crie uma área de endomarketing. O primeiro passo para implementar o endomarketing na empresa é nomear uma equipe e criar uma área dedicada à função. ...
O endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas ao público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir cliente ou, dependendo do caso, o consumidor.
O endomarketing ou marketing interno é um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. Trata-se de uma estratégia de marketing institucional que visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, refletindo em mais engajamento, motivação e menor índice de rotatividade.
é uma estratégia voltada a promover a motivação no ambiente de trabalho, com o intuito de levar os trabalhadores a descobrir seus objetivos pessoais. se caracteriza como um procedimento de utilização do marketing para divulgar determinados setores da organização.
Em resumo, pode-se entender o endomarketing como o marketing aplicado às áreas internas das organizações, trabalhando principalmente questões que potencializam o engajamento do público citado.
O endomarketing é fundamental para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca.
Qual a primeira fase de um programa de Endomarketing?
Para obter sucesso com o um programa Endomarketing é necessário antes fazer uma avaliação minuciosa do ambiente interno da organização. É nessa avaliação que se pode ter uma idéia de como funciona a cultura organizacional e o ambiente interno da organização.
Com o endomarketing, a empresa passa a ter mais atenção com seus funcionários e com esses detalhes. As ações estratégicas buscam demonstrar esse cuidado, reconhecendo o esforço de cada um. Assim, todos se sentem como devem se sentir: uma parte importante do todo.
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
Onboarding: o que é, processos e como implementar. O processo de onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas.
Endomarketing é uma estratégia conjunta entre os setores de marketing e recursos humanos que vê os funcionários como clientes internos. Assim, ele busca promover a empresa junto aos seus colaboradores para que se tornem verdadeiros defensores da marca. Muitas pessoas confundem o endomarketing com a comunicação interna.
O termo endomarketing foi criado pelo brasileiro Saul Faingaus Bekin na década de 70. Sua principal motivação era a dificuldade em nortear as diversas equipes da Johnson & Johnson para o mesmo objetivo.
O conceito de endomarketing envolve ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras. Por isso, deve ser planejado e executado em conjunto por duas áreas de uma empresa: o marketing e o RH.
Em geral, é a equipe do RH a responsável pelo endomarketing, mas você também pode escolher outros colaboradores – até mesmo dentro do próprio setor – para essa finalidade. Na prática, a equipe será a responsável pelo planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos resultados.
Como é trabalhado o endomarketing com seus colaboradores?
Ter uma agenda de eventos que promovam a integração ou tragam temas relevantes para o trabalho dos colaboradores é mais um exemplo de ações de endomarketing nas empresas. Podem ser oferecidas palestras, workshops, mentorias, encontros entre os times, etc.
O Endomarketing surgiu a partir de um estudo para gestão de conflitos internos por Saul Fainsgaus Bekin, na década de 70, mas foi patenteado apenas em 1990, com a publicação de seu livro chamado “Fundamentos do Endomarketing”. Segundo Bekin (2004), a palavra endomarketing surgiu da junção das palavras endo e marketing.
Como o endomarketing se aplica no mundo corporativo?
Como o endomarketing se aplica no mundo corporativo? O endomarketing representa o conjunto de atividades que promovem a missão e os objetivos de uma organização para seus funcionários. Essas práticas são orientadas por metas como aumentar o engajamento e a retenção dos funcionários.